SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOMETRIA, FIGURAS
TRIDIMENSIONAIS, PRIMEIROS CONCEITOS E
CLASSIFICAÇÃO
1.
Público Alvo: 3º Ano
2. Professora: Priscila Danielle da Rocha Lira
Carneiro
3.
Duração: 2
aulas de 60 min
4.
Habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos:
- Reconhecer, nomear e
comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide,
cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.
5.
Área de conhecimentos: Matemática, Língua Portuguesa e Arte
6. Conteúdos: Sólidos Geométricos – figuras tridimensionais (cubo, bloco, retangular, pirâmide, cone, cilíndrico e esfera).
7.
Materiais Didáticos:
- Embalagens
como caixa de fosforo, remédios, caixa de leite, lata de leite vazia, tampas de
garrafa pet, rolo de papel higiênico, bolas ou petecas.
8.
Procedimentos Metodológicos:
- 1º Momento: Para iniciar esse tema apresentar objetos
reais ou imagens com formas diferentes e instiga-os a levantar as
características de cada objeto, questionando-os por exemplo: Quais destes
objetos podem rolar? Por que alguns não rolam? Com que sólidos geométricos se
parecem? Por que são chamados de tridimensionais?
- 2º Momento: Apresentar principais caracteristicas e
conceitos, relacionando as informações e conhecimentos com base nos relatados
pelos estudantes (se presencial, e, caso não apresentar diretamente)
direcionados pelos questionamentos iniciais. (usar objetos reais ou imagens).
-
3º Momento: Expor para os alunos embalagens e objetos de diferentes formas e
solicitar que os discentes observem as formas e faça comparações e identifiquem
os sólidos com expostos nas imagens apresentadas pela professora, relacionando
com formas encontradas no cotidiano retomando conceitos abordados.
9. Observação:
Indicação
de leitura para deleite do livro “O pequeno Paraquedista” de Cesar Alberto Sinnecker e Mayli
Colla,exploração dos elementos pré-textuais. Propor aos alunos que façam
previsões sobre a história, a partir do título, buscando explorar a oralidade e a imaginação deles, com foco nas formas
geométricas que aparecem na história, nomeando cada uma.
10. Avaliação:
Solicitar aos alunos que respondam as páginas 34, 35,
36 e 37, do livro didático de Matemática Ápis referente ao assunto trabalhado
com ajuda dos pais ou responsáveis. (Indicar atividades online se possível)
Referências
DANTE, Luiz Roberto. Projeto
Ápis – Matemática. São Paulo: Ática, 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário