segunda-feira, 6 de abril de 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOMETRIA, FIGURAS TRIDIMENSIONAIS, PRIMEIROS CONCEITOS E CLASSIFICAÇÃO
1. Público Alvo: 3º Ano
2. Professora: Priscila Danielle da Rocha Lira Carneiro
3. Duração: 2 aulas de 60 min
4. Habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos: 
- Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.
5. Área de conhecimentos: Matemática, Língua Portuguesa e Arte
6. Conteúdos: Sólidos Geométricos – figuras tridimensionais (cubo, bloco, retangular, pirâmide, cone, cilíndrico e esfera).
7. Materiais Didáticos:
- Embalagens como caixa de fosforo, remédios, caixa de leite, lata de leite vazia, tampas de garrafa pet, rolo de papel higiênico, bolas ou petecas.
8. Procedimentos Metodológicos:
- 1º Momento: Para iniciar esse tema apresentar objetos reais ou imagens com formas diferentes e instiga-os a levantar as características de cada objeto, questionando-os por exemplo: Quais destes objetos podem rolar? Por que alguns não rolam? Com que sólidos geométricos se parecem? Por que são chamados de tridimensionais?
- 2º Momento: Apresentar principais caracteristicas e conceitos, relacionando as informações e conhecimentos com base nos relatados pelos estudantes (se presencial, e, caso não apresentar diretamente) direcionados pelos questionamentos iniciais. (usar objetos reais ou imagens).
- 3º Momento: Expor para os alunos embalagens e objetos de diferentes formas e solicitar que os discentes observem as formas e faça comparações e identifiquem os sólidos com expostos nas imagens apresentadas pela professora, relacionando com formas encontradas no cotidiano retomando conceitos abordados.
9. Observação:
Indicação de leitura para deleite do livro “O pequeno Paraquedista” de Cesar Alberto Sinnecker e Mayli Colla,exploração dos elementos pré-textuais. Propor aos alunos que façam previsões sobre a história, a partir do título, buscando explorar a oralidade e a imaginação deles, com foco nas formas geométricas que aparecem na história, nomeando cada uma.  
10. Avaliação:
Solicitar aos alunos que respondam as páginas 34, 35, 36 e 37, do livro didático de Matemática Ápis referente ao assunto trabalhado com ajuda dos pais ou responsáveis. (Indicar atividades online se possível)
Referências
DANTE, Luiz Roberto. Projeto Ápis – Matemática. São Paulo: Ática, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário