SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GÊNERO
NOTÍCIA, SEPARAÇÃO DE SILBAS E SUA CLASSIFICAÇÃO
1. Público Alvo: 3º Ano
2. Professora: Priscila Danielle da Rocha Lira
Carneiro
3. Tempo de Duração: 2 aulas de 60 min
- Identificar
gênero notícia, o discurso oral e textual e suas características
linguístico-expressivas e composicionais;
- Identificar
o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas,
trissílabas e polissílabas.
5. Área de conhecimento: Linguagem
6. CONTEÚDOS: Gênero textual noticia,
separação silabica e número de sílabas.
7. Materiais didáticos:
Revistas, jornais, fichas de palavras e silabas, livro didático,celular e
outros que se julgar necessário.
8. Procedimentos
Metodológicos:
- 1º Momento: Realização da leitura
da notícia sobre o coronavirus aos alunos,para sondagem dos conhecimentos
previos a cerc a do gênero textual que será trabalhado. Após, a apresentação do
gênero e os questionamentos aos alunos,explicar o que vem a ser notícia, sua
estrutura,suas caracteristicas, sua finalidade e etc. Em seguida, informar aos
alunos, que existem os veiculos de comunicação, os quais, são os meios que
divulgam as noticias, portanto, esses veiculos, estão espalhados em diversos meios
de comunicação.
- 2º Momento: Utilizando a noticia,
sobre o coronavirus, retirar algumas palavras do texto, trabalhando a separação
silábica e sua classificação. Demonstrando, como se separa as sílabas das
palavras, quantas vezes abrimos a boca ao pronunciarmos cada palavra.
Explicando que, conforme a divisão silabica, elas são classificadas em
monossiliba, dissiliba, trissilaba e polissilaba.
- 3º Momento: Solicitação aos
alunos, que pesquisem em outros meios de comunicação, o gênero textual notícia,
identificando todos os elementos que a constituem.
- 4º Momento:
Como atividade complementar, solicitar, aos alunos que respondam as paginas 45,
46, 47, 48, 49, 50 e 51 do livro didático de português, com a ajuda, dos pais
e/ou responsavel.
9. Observação:
Ao retornarmos
as aulas, faremos uma retomada dos conteúdos trabalhados nessa aula. Lembrando
que, receberemos e faremos a correção da atividade proposta.
10. Avaliação:
Será
feita através de sondagem dos conhecimentos adquiridos pelos alunos em uma roda
de conversa, como também, pela correção da atividade no Livro Didático feita em
casa, com a ajuda dos pais. Além disso, observar-se-à, se
compreenderam o conceito do gênero textual notícia, sua funcionalidade e etc.,
se conseguem identificar este gênero em meio há tantos outros existentes.
Referências
GIESEN, Maria Regina Centeno; VENANTTE, LENITA; MONFERINO,
Lidiane; LIMA, Alexandre
Ribeiro de. Projeto
Akpalô - Língua Portuguesa. São Paulo: Editora do
Brasil. 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário