segunda-feira, 6 de abril de 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GÊNERO NOTÍCIA, SEPARAÇÃO DE SILBAS E SUA CLASSIFICAÇÃO
1. Público Alvo: 3º Ano
2. Professora: Priscila Danielle da Rocha Lira Carneiro
3. Tempo de Duração: 2 aulas de 60 min
4. HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS: 
- Identificar gênero notícia, o discurso oral e textual e suas características linguístico-expressivas e composicionais;
- Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
5. Área de conhecimento: Linguagem
6. CONTEÚDOS: Gênero textual noticia, separação silabica e número de sílabas.
7. Materiais didáticos: Revistas, jornais, fichas de palavras e silabas, livro didático,celular e outros que se julgar necessário.
8. Procedimentos Metodológicos:
- 1º Momento: Realização da leitura da notícia sobre o coronavirus aos alunos,para sondagem dos conhecimentos previos a cerc a do gênero textual que será trabalhado. Após, a apresentação do gênero e os questionamentos aos alunos,explicar o que vem a ser notícia, sua estrutura,suas caracteristicas, sua finalidade e etc. Em seguida, informar aos alunos, que existem os veiculos de comunicação, os quais, são os meios que divulgam as noticias, portanto, esses veiculos, estão espalhados em diversos meios de comunicação.
- 2º Momento: Utilizando a noticia, sobre o coronavirus, retirar algumas palavras do texto, trabalhando a separação silábica e sua classificação. Demonstrando, como se separa as sílabas das palavras, quantas vezes abrimos a boca ao pronunciarmos cada palavra. Explicando que, conforme a divisão silabica, elas são classificadas em monossiliba, dissiliba, trissilaba e polissilaba.
- 3º Momento: Solicitação aos alunos, que pesquisem em outros meios de comunicação, o gênero textual notícia, identificando todos os elementos que a constituem.
- 4º Momento: Como atividade complementar, solicitar, aos alunos que respondam as paginas 45, 46, 47, 48, 49, 50 e 51 do livro didático de português, com a ajuda, dos pais e/ou responsavel.
9. Observação:
Ao retornarmos as aulas, faremos uma retomada dos conteúdos trabalhados nessa aula. Lembrando que, receberemos e faremos a correção da atividade proposta.
10. Avaliação:
Será feita através de sondagem dos conhecimentos adquiridos pelos alunos em uma roda de conversa, como também, pela correção da atividade no Livro Didático feita em casa, com a ajuda dos pais. Além disso, observar-se-à, se compreenderam o conceito do gênero textual notícia, sua funcionalidade e etc., se conseguem identificar este gênero em meio há tantos outros existentes.
Referências
GIESEN, Maria Regina Centeno; VENANTTE, LENITA; MONFERINO, Lidiane; LIMA, Alexandre Ribeiro de. Projeto Akpalô - Língua Portuguesa. São Paulo: Editora do Brasil. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário