SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CANTIGAS
DE RODA, SEGMENTAÇÃO
DE PALAVRAS, RIMAS E PRODUÇÃO TEXTUAL
Prof. Esp.
Joselma C. Lima
1. Área de conhecimento: Linguagem
2. Gênero textual: Cantigas de roda
3. Público-alvo: Alunos do 2º ano (anos iniciais)
4. Tempo de duração: 2 aulas de 60 min
5. Habilidades a serem desenvolvidas pelos
alunos:
- Constituição da identidade psicossocial, em
sala de aula, por meio da oralidade: (EF01LP01) expressar-se em
situações de intercâmbio oral, com autoconfiança (sem medo de falar em
público), para explorar e apresentar informações, esclarecer dúvidas, trocar
ideias, propor, criar ou engajar-se em jogo ou brincadeira.
- Reflexão
sobre conteúdo temático do texto: (EF01LP14)
associar os temas lidos pelo professor ao seu conhecimento prévio ou
conhecimento de mundo.
- Elementos constitutivos do discurso
poético em versos: estratos fônico e semântico: (EF01LP38) Reconhecer, em textos
versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões,
comparações, relacionando-as com sensações e associações.
- Processos de criação: (EF01LP41) Recitar parlendas, quadras,
quadrinhas e poemas, com entonação e emotividade.
- Apreciação
do texto literário: (EF01LP43) Ouvir, com atenção e interesse, a
leitura de textos literários de gêneros e autores variados, feita pelo
professor, e conversar com os colegas sobre o que acharam do texto.
6. Conteúdos: cantigas
de roda, segmentação de palavras, rimas e produção textual.
7. Materiais didáticos:
Revistas, jornais, fichas de palavras e silabas, livro didático,celular e
outros que se julgar necessário.
8. Procedimentos
metodológicos:
- 1º
Momento: Apresentação do gênero
cantigas de roda com leitura e inferências. Vocês gostam de
música? Gostam de cantar? Gostam de dançar? Que músicas conhecem? Gostam de
brincar de roda? Com quais músicas gostam de brincar de roda? Se sabem o que
são cantigas de roda e quais cantigas de roda conhecem?. Em seguida, explanação sobre o gênero, destacando
definição, características e finalidade. Apresentar a proposta de trabalho
para as crianças. Trabalhar com a música: O cravo e a
rosa. Colocar a letra da cantiga no cartaz; Escrita na lousa de algumas cantigas de roda conhecidas.
- 2º
Momento: Interpretação oral da música: fala do que? Quem
são os personagens que aparecem na música? O que aconteceu entre eles? É
correto brigarmos uns com os outros? Como foi que o cravo e a rosa saíram da
briga? (trabalhar com as crianças a questão da violência e suas consequências
na vida das pessoas); Retirar da cantiga palavras que rimam. Trabalhar com a palavra: CRAVO – refletindo: quantas
letras tem na palavra? Quantas sílabas? Quantas vogais? Quais as vogais? Qual a
letra final? Qual a letra inicial?
- 3º Momento: Explicar
os tópicos de uma produção textual (título, inicia com letra maiúscula, margem,
parágrafo e etc.). Solicitação aos alunos, que pesquisem outras cantigas de
roda e escreva no caderno.
- 4º Momento:
Como atividade complementar, solicitar, aos alunos que respondam as páginas do
livro didático de português. Com a ajuda, dos pais e/ou responsável.
9. Avaliação:
- Será
feita através de sondagem dos conhecimentos adquiridos pelos alunos em uma roda
de conversa, como também, pela correção da atividade no Livro Didático feita em
casa, com a ajuda dos pais. Além
disso, observar-se-à, se compreenderam o conceito do gênero textual notícia,
sua funcionalidade e etc., se conseguem identificar este gênero em meio há
tantos outros existentes.
- Como? Analisar se eles conseguiram
identificar as características das cantigas populares e se conseguiram
desenvolver a habilidade da escrita;
-
Transcrever a cantiga abaixo em um cartaz: Fazer a recitação do texto para os
alunos ouvirem. A seguir realizar a recitação coletiva. Pedir que falem sobre o
que entenderam da letra da cantiga. Levá-los a observar a estrutura e as
características desse gênero textual, como: o título; as semelhanças sonoras
entre algumas palavras (ou seja, as rimas) como cirandar e dar,
quebrou e acabou; o formato de versos e estrofes.
Referências
GIESEN, Maria Regina Centeno; VENANTTE,
LENITA; MONFERINO, Lidiane; LIMA, Alexandre Ribeiro de. Projeto Akpalô -
Língua Portuguesa. São Paulo: Editora do Brasil. 2019.
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