segunda-feira, 6 de abril de 2020


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CANTIGAS DE RODA, SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS, RIMAS E PRODUÇÃO TEXTUAL
Prof. Esp. Joselma C. Lima
1. Área de conhecimento: Linguagem
2. Gênero textual: Cantigas de roda
3. Público-alvo: Alunos do 2º ano (anos iniciais)
4. Tempo de duração: 2 aulas de 60 min
5. Habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos:
- Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade: (EF01LP01) expressar-se em situações de intercâmbio oral, com autoconfiança (sem medo de falar em público), para explorar e apresentar informações, esclarecer dúvidas, trocar ideias, propor, criar ou engajar-se em jogo ou brincadeira.
- Reflexão sobre conteúdo temático do texto: (EF01LP14) associar os temas lidos pelo professor ao seu conhecimento prévio ou conhecimento de mundo.
- Elementos constitutivos do discurso poético em versos: estratos fônico e semântico: (EF01LP38) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
- Processos de criação: (EF01LP41) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas e poemas, com entonação e emotividade.
- Apreciação do texto literário: (EF01LP43) Ouvir, com atenção e interesse, a leitura de textos literários de gêneros e autores variados, feita pelo professor, e conversar com os colegas sobre o que acharam do texto.
6. Conteúdos: cantigas de roda, segmentação de palavras, rimas e produção textual.
7. Materiais didáticos: Revistas, jornais, fichas de palavras e silabas, livro didático,celular e outros que se julgar necessário.
8. Procedimentos metodológicos:
- 1º Momento: Apresentação do gênero cantigas de roda com leitura e inferências. Vocês gostam de música? Gostam de cantar? Gostam de dançar? Que músicas conhecem? Gostam de brincar de roda? Com quais músicas gostam de brincar de roda? Se sabem o que são cantigas de roda e quais cantigas de roda conhecem?. Em seguida, explanação sobre o gênero, destacando definição, características e finalidade. Apresentar a proposta de trabalho para as crianças. Trabalhar com a música: O cravo e a rosa. Colocar a letra da cantiga no cartaz; Escrita na lousa  de algumas cantigas de roda conhecidas.
- 2º Momento: Interpretação oral da música: fala do que? Quem são os personagens que aparecem na música? O que aconteceu entre eles? É correto brigarmos uns com os outros? Como foi que o cravo e a rosa saíram da briga? (trabalhar com as crianças a questão da violência e suas consequências na vida das pessoas); Retirar da cantiga palavras que rimam. Trabalhar com a palavra: CRAVO – refletindo: quantas letras tem na palavra? Quantas sílabas? Quantas vogais? Quais as vogais? Qual a letra final? Qual a letra inicial?
- 3º Momento: Explicar os tópicos de uma produção textual (título, inicia com letra maiúscula, margem, parágrafo e etc.). Solicitação aos alunos, que pesquisem outras cantigas de roda e escreva no caderno.
- 4º Momento: Como atividade complementar, solicitar, aos alunos que respondam as páginas do livro didático de português. Com a ajuda, dos pais e/ou responsável.
9. Avaliação:           
- Será feita através de sondagem dos conhecimentos adquiridos pelos alunos em uma roda de conversa, como também, pela correção da atividade no Livro Didático feita em casa, com a ajuda dos pais. Além dis­so, observar-se-à, se compreenderam o conceito do gênero textual notícia, sua funcionalidade e etc., se conseguem identificar este gênero em meio há tantos outros existentes.
- Como? Analisar se eles conseguiram identificar as características das cantigas populares e se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita;
- Transcrever a cantiga abaixo em um cartaz: Fazer a recitação do texto para os alunos ouvirem. A seguir realizar a recitação coletiva. Pedir que falem sobre o que entenderam da letra da cantiga. Levá-los a observar a estrutura e as características desse gênero textual, como: o título; as semelhanças sonoras entre algumas palavras (ou seja, as rimas) como cirandar e dar, quebrou e acabou; o formato de versos e estrofes.
Referências
GIESEN, Maria Regina Centeno; VENANTTE, LENITA; MONFERINO, Lidiane; LIMA, Alexandre Ribeiro de. Projeto Akpalô - Língua Portuguesa. São Paulo: Editora do Brasil. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário