segunda-feira, 6 de julho de 2020

Mensagem Aos Professores de Caxias MA
Quero parabenizar todos os educadores, que não tem medido esforços para realizar um trabalho que não tem sido fácil. Tenho observado, através das postagens no grupo a dedicação de tantos colegas se reinventando e se adequando ao processo de ensino-aprendizagem. O que temos presenciado e também vivenciado, é uma mudança na postura da escola que precisou em questão de dias se reinventar e de sua equipe pedagógica que passou a desenvolver funções talvez antes nunca imaginadas.
É gratificante, neste momento delicado e atípico, as escolas desenvolveram uma rotina de estudos focada no bem-estar físico e emocional dos alunos e das famílias; pois além de incentivar que estes permaneçam em casa para sua segurança, oferecem diferentes atividades produtivas e atraentes para que mantenham a rotina de estudos durante esse período. Mesmo, vez por outra, buscando por meio de alguns equívocos cometidos, acertar. Sempre em busca da excelência para manter o ritmo de aprendizagem de seus alunos e garantir que o processo de aprendizagem seja efetivo e produtivo.
Acredito que a palavra de ordem seja “Reinvenção”. Estamos nos reinventando a cada dia, por meio das tecnologias digitais, dos diálogos, das atividades elaboradas e outras formas remotas, para que nosso aluno que se encontra do outro lado da tela do computador ou do celular, através do livro didático, atividades xerocopiadas, possa entender o que está proposto, dos vídeos gravados com explicações da resolução de exercícios, das transmissões online e tantas outras propostas que passaram a fazer parte do processo de educar.
Ressaltando, que toda esta tecnologia que há muito vinha distanciando as pessoas, agora, mais do que nunca, tem aproximado e facilitado os processos, pois conta com um “ingrediente” a mais nesta receita deliciosa que é o ato de educar: O amor. Não este amor fantasioso que encontramos nos finais felizes das histórias que contamos, mas o amor verdadeiro destes gigantes que buscam ultrapassar seus limites e suas dificuldades para oportunizar a educação de qualidade aos nossos alunos.
Embora, sem abraços, beijos e carinhos afetuosos, o amor pela profissão e pelos alunos está claramente demonstrado na emoção da voz embargada da professora no vídeo gravado para dizer que está com saudades e que espera que este período seja logo superado, na atividade preparada com muito empenho e pensada em qual estratégia seria utilizada para minimizar o impacto da distância.
O amor está nos detalhes da entrega e do fazer a diferença na vida dos alunos, mesmo que por detrás da tela de um computador ou do celular, como também, de uma folha de papel com atividades.
O mais interessante de todo este processo é que a partir desta experiência, dar aulas será algo diferente e estas inovações que se tornaram rotina e necessárias para estes professores, com certeza, serão implementadas numa nova proposta dentro da sala de aula; E os professores estão dando um show de demonstração de motivação e engajamento.
Meus parabéns, mais uma vez, aos meus colegas professores, coordenadores, diretores e todos aqueles que direta ou indiretamente estão se empenhando para que a engrenagem desta grande máquina que é a educação, continue funcionando; ora precisando ser lubrificada, ora consertada, mas que nunca pára, mesmo diante de grandes desafios. Como afirma Mário Sergio Cortella: “A motivação é uma porta que se abre por dentro”.
Quero reiterar meu respeito, carinho e admiração pela bravura, coragem e dedicação. E, encerro com uma frase do livro extraído do filme Alice no país das maravilhas: “Só podemos alcançar o impossível se acreditarmos que é possível ”. A vocês professores que são mestres na arte de acreditar e se reinventar, os meus sinceros agradecimentos.
Abraço Professora Joselma Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário