segunda-feira, 6 de julho de 2020

AS ATIVIDADES INTERLOCUTORAS NA PRÁTICA DOCENTE: A FORMAÇÃO CULTURAL E A EFETIVAÇÃO DE AÇÕES EDUCACIONAIS (Recortes de Textos)
1. Humildade: É com essa minha visão de mundo, com a formação que tive e tenho, que está embasada minha prática docente, ou seja, nessa prática você reflete o que é, de onde veio e como você percebe a realidade na qual se insere.
2. Justiça: Nossas ações constituem nossa formação pessoal, refletindo nas decisões que tomamos em sala de aula, mostrando quem somos. [...], considero necessário refletirmos sobre cada atitude tomada.
3. Paz: Somos seres humanos, temos sentimentos, afetos, emoções, isso não se separa, então essa visão de mundo implica na minha prática docente.
4. Respeito: Existe uma relação entre a minha formação pessoal com a forma como exerço minha prática de sala de aula. Procuro fazer o meu trabalho com muita segurança para que consiga alcançar melhores resultados.
5. Serenidade: Não conseguimos separar a formação pessoal da formação profissional, então tudo que vivemos na nossa trajetória formativa vai refletir no trabalho em sala de aula, principalmente na relação que estabelecemos com o aluno.
6. Tranquilidade: Essa relação da vida pessoal com a profissional é interessante, porque temos necessidade de superar desafios e realizar os objetivos, pois através da prática de sala de aula, me sinto realizada e percebo meu crescimento profissional.
ALGUMAS REFERÊNCIAS PARA CONSULTA
ARAÚJO, M. A. L. de. Os sentidos da sensibilidade: sua fruição no fenômeno do educar. Salvador: EDUFBA, 2008.
BARBIER, R. Palavra educativa e sujeito existencial. In: BORBA, S.; ROCHA, J. (Org). Educação e pluralidade.    Brasília: Plano, 2003.
CERTEAU, M. de. A cultura no plural. 7. ed. São Paulo: Papirus, 2011.CORAZZA, S. M. Uma vida de professora. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2002.
FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecim. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
GUIMARÃES, V. S. Formação de professores, saberes, identidade e profissão. Campinas, SP: Papirus, 2004.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
OSTROWER, F. A sensibilidade do intelecto. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário