AS
ATIVIDADES INTERLOCUTORAS NA PRÁTICA DOCENTE: A FORMAÇÃO CULTURAL E A EFETIVAÇÃO
DE AÇÕES EDUCACIONAIS (Recortes de Textos)
1.
Humildade: É com essa minha visão de mundo, com a formação que tive e
tenho, que está embasada minha prática docente, ou seja, nessa prática você
reflete o que é, de onde veio e como você percebe a realidade na qual se
insere.
2.
Justiça: Nossas ações constituem nossa formação pessoal, refletindo
nas decisões que tomamos em sala de aula, mostrando quem somos. [...],
considero necessário refletirmos sobre cada atitude tomada.
3.
Paz:
Somos seres humanos, temos sentimentos, afetos, emoções, isso não se separa,
então essa visão de mundo implica na minha prática docente.
4.
Respeito: Existe uma relação entre a minha formação pessoal com a
forma como exerço minha prática de sala de aula. Procuro fazer o meu trabalho
com muita segurança para que consiga alcançar melhores resultados.
5.
Serenidade: Não conseguimos separar a formação pessoal da
formação profissional, então tudo que vivemos na nossa trajetória formativa vai
refletir no trabalho em sala de aula, principalmente na relação que
estabelecemos com o aluno.
6.
Tranquilidade: Essa relação da vida pessoal com a
profissional é interessante, porque temos necessidade de superar desafios e
realizar os objetivos, pois através da prática de sala de aula, me sinto
realizada e percebo meu crescimento profissional.
ALGUMAS REFERÊNCIAS PARA
CONSULTA
ARAÚJO,
M. A. L. de. Os sentidos da sensibilidade: sua fruição no fenômeno do
educar. Salvador: EDUFBA, 2008.
BARBIER,
R. Palavra educativa e sujeito existencial. In: BORBA, S.; ROCHA, J. (Org). Educação
e pluralidade.
Brasília: Plano, 2003.
CERTEAU,
M. de. A cultura no plural. 7. ed. São Paulo: Papirus, 2011.CORAZZA, S.
M. Uma vida de professora. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2002.
FORQUIN,
J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecim.
Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
GUIMARÃES,
V. S. Formação de professores, saberes, identidade e profissão.
Campinas, SP: Papirus, 2004.
MATURANA,
H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG,
2001.
OSTROWER,
F. A sensibilidade do intelecto. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
TARDIF,
M. Saberes docentes e formação profissional. 5.ed. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2002.
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