AS
ATIVIDADES INTERLOCUTORAS NA PRÁTICA DOCENTE: A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS (Recortes
de Textos)
1.
Humildade: Na prática docente utilizo os saberes teóricos e práticos
como estratégias de ensino e aprendizagem, procuro sempre refletir sobre as
minhas ações da sala de aula, pois me dá a oportunidade de melhorar como pessoa
e profissional. Num mundo em constantes mudanças é necessário refletir
diariamente sobre as mesmas porque não estamos prontos e acabados.
2.
Justiça: Na minha prática docente busco trabalhar a integridade dos
alunos e fazê-los refletir sobre suas concepções de mundo, assim como a cultura
organizacional da escola, dessa forma busco compreender as especificidades de
cada aluno, é sempre um grande desafio, por isso sinto dificuldade em
relacionar a teoria às reais necessidades que me deparo na cotidianidade da
prática docente.
3.
Paz:
Na prática de sala de aula desenvolvo atividades de acordo com os conhecimentos
que adquiro nos cursos de formação de professores e na troca de experiências
com os colegas de profissão.
4.
Tranquilidade: A prática docente é um espaço de construção de
aprendizagens, pois no meu itinerário docente procuro refletir sobre minha
postura de professora e reorientar minha prática, construindo estratégias
significativas para um exercício profissional de qualidade.
5.
Respeito: É através da prática docente que adquiro maturidade para
resolver as situações complexas de sala de aula que, às vezes, acontece algo na
sala de aula que não tinha planejado, agi de forma rápida para não sair do
ritmo.
6.
Serenidade: A prática docente me ajuda a desenvolver um
trabalho mais significativo, no momento em que tenho segurança para solucionar
as situações complexas. É uma ação que propicia a construção de saberes
necessários ao desenvolvimento de um trabalho de qualidade.
ALGUMAS REFERÊNCIAS PARA
CONSULTA
ARAÚJO,
M. A. L. de. Os sentidos da sensibilidade: sua fruição no fenômeno do
educar. Salvador: EDUFBA, 2008.
BARBIER,
R. Palavra educativa e sujeito existencial. In: BORBA, S.; ROCHA, J. (Org). Educação
e pluralidade.
Brasília: Plano, 2003.
CERTEAU,
M. de. A cultura no plural. 7. ed. São Paulo: Papirus, 2011.CORAZZA, S.
M. Uma vida de professora. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2002.
FORQUIN,
J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecim.
Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
GUIMARÃES,
V. S. Formação de professores, saberes, identidade e profissão.
Campinas, SP: Papirus, 2004.
MATURANA,
H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG,
2001.
OSTROWER,
F. A sensibilidade do intelecto. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
TARDIF,
M. Saberes docentes e formação profissional. 5.ed. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2002.
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