segunda-feira, 6 de julho de 2020

AS ATIVIDADES INTERLOCUTORAS NA PRÁTICA DOCENTE: A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS (Recortes de Textos)
1. Humildade: Na prática docente utilizo os saberes teóricos e práticos como estratégias de ensino e aprendizagem, procuro sempre refletir sobre as minhas ações da sala de aula, pois me dá a oportunidade de melhorar como pessoa e profissional. Num mundo em constantes mudanças é necessário refletir diariamente sobre as mesmas porque não estamos prontos e acabados.
2. Justiça: Na minha prática docente busco trabalhar a integridade dos alunos e fazê-los refletir sobre suas concepções de mundo, assim como a cultura organizacional da escola, dessa forma busco compreender as especificidades de cada aluno, é sempre um grande desafio, por isso sinto dificuldade em relacionar a teoria às reais necessidades que me deparo na cotidianidade da prática docente.
3. Paz: Na prática de sala de aula desenvolvo atividades de acordo com os conhecimentos que adquiro nos cursos de formação de professores e na troca de experiências com os colegas de profissão.
4. Tranquilidade: A prática docente é um espaço de construção de aprendizagens, pois no meu itinerário docente procuro refletir sobre minha postura de professora e reorientar minha prática, construindo estratégias significativas para um exercício profissional de qualidade.
5. Respeito: É através da prática docente que adquiro maturidade para resolver as situações complexas de sala de aula que, às vezes, acontece algo na sala de aula que não tinha planejado, agi de forma rápida para não sair do ritmo.
6. Serenidade: A prática docente me ajuda a desenvolver um trabalho mais significativo, no momento em que tenho segurança para solucionar as situações complexas. É uma ação que propicia a construção de saberes necessários ao desenvolvimento de um trabalho de qualidade.
ALGUMAS REFERÊNCIAS PARA CONSULTA
ARAÚJO, M. A. L. de. Os sentidos da sensibilidade: sua fruição no fenômeno do educar. Salvador: EDUFBA, 2008.
BARBIER, R. Palavra educativa e sujeito existencial. In: BORBA, S.; ROCHA, J. (Org). Educação e pluralidade.    Brasília: Plano, 2003.
CERTEAU, M. de. A cultura no plural. 7. ed. São Paulo: Papirus, 2011.CORAZZA, S. M. Uma vida de professora. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2002.
FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecim. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
GUIMARÃES, V. S. Formação de professores, saberes, identidade e profissão. Campinas, SP: Papirus, 2004.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
OSTROWER, F. A sensibilidade do intelecto. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário