CLASSIFICANDO
GÊNEROS TEXTUAIS (Recortes de Textos)
1) Textos literários
ficcionais: Narrativa de fatos e episódios do mundo
imaginário. Entre estes: contos, lendas, fábulas, crônicas, obras, teatrais,
novelas e causos.
2) Textos do patrimônio oral,
poemas e letras de músicas: Os textos do patrimônio oral,
logo que são produzidos têm autoria, mas, depois, sem um registro escrito,
tornam-se anônimos, passando a ser patrimônio das comunidades. São exemplos: as
travalínguas, parlendas, quadrinhas, adivinhas, provérbios, poemas e as letras
de músicas.
3) Textos com a finalidade de registrar e
analisar as ações humanas individuais e coletivas e contribuir para que as
experiências sejam guardadas na memória das pessoas: Tais textos
analisam e narram situações vivenciadas pelas sociedades, tais como as biografias,
testemunhos orais e escritos, obras historiográficas e noticiários.
4) Textos com a finalidade de
construir e fazer circular entre as pessoas o conhecimento escolar/científico: São
textos mais expositivos, que socializam informações, por exemplo, as notas de
enciclopédia, os verbetes de dicionário, os seminários orais, os textos
didáticos, os textos de divulgação científica, etc.
5) Textos com a finalidade de
debater temas que suscitam pontos de vista diferentes, buscando o convencimento
do outro: Os sujeitos exercitam suas capacidades argumentativas. Cartas
de reclamação, cartas de leitores, artigos de opinião, editoriais, debates
regrados, reportagens, etc.
6) Textos com a finalidade de
divulgar produtos e/ou serviços - e promover campanhas educativas no setor da
publicidade: A persuasão está presente, mas com a
finalidade de fazer o outro adquirir produtos e/ou serviços ou mudar determinados
comportamentos. São exemplos: cartazes educativos, anúncios publicitários,
placas e faixas.
7) Textos com a finalidade de
orientar e prescrever formas de realizar atividades diversas ou formas de agir
em determinados eventos: São os textos instrucionais, tais como as receitas,
os manuais de uso de eletrodomésticos, as instruções de jogos, de montagem e os
regulamentos.
8) Textos com a finalidade de
orientar a organização do tempo e do espaço nas atividades individuais e
coletivas necessárias à vida em sociedade: São eles: as agendas,
os cronogramas, os calendários, os quadros de horários, as folhinhas e os mapas.
9) Textos com a finalidade de
mediar as ações institucionais: São textos que fazem parte,
principalmente, dos espaços de trabalho: os requerimentos, os formulários, os
ofícios, os currículos e os avisos.
10) Textos epistolares
utilizados para as mais diversas finalidades: As
cartas pessoais, os bilhetes, os e-mails, os telegramas medeiam as relações entre
as pessoas, em diferentes tipos de situações de interação.
11) Textos não verbais: Os
textos que não veiculam a linguagem verbal, escrita, tendo, portanto, foco na
linguagem não verbal, tais como as histórias em quadrinhos só com imagens, as
charges, pinturas, esculturas e algumas placas de trânsito compõem tal
agrupamento.
ALGUMAS REFERÊNCIAS PARA
CONSULTA
DOLZ,
J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita:
apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard e DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas,
São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
DOLZ,
J; SCHNEUWLY, B. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos
de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado
das Letras, 2004.
MARCUSCHI,
L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva;
MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
MARCUSCHI,
L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva;
MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
SCHNEUWLY,
B.; DOLZ, J e colaboradores. Gêneros
orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras,
2004.
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