sábado, 6 de junho de 2020

DICAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL ESTUDAR SOZINHO*
1. Organização
Estudar em casa e sozinho não faz parte do paradigma da maioria dos alunos. Nossa casa é cheia de distrações: sofá, cachorro, celular, TV… Sem falar que não há um professor orientando o tempo todo sobre o que se deve fazer. É preciso que o estudante se organize para conseguir estudar remotamente. Criar uma agenda é essencial.  
2. Tenha paciência
A experiência em EAD, na forma como está sendo imposta ao cenário brasileiro devido à crise do coronavírus e sua doença associada, a Covid-19, exigirá de paciência dos alunos com os imprevistos. Afinal de contas, há instituições que não estavam preparadas para uma crise como essa, sem precedentes.  
Muitas escolas e universidades estão fazendo o possível para garantir ferramentas, mas sem ao menos terem tempo hábil de testá-las ou capacitar as pessoas para seu uso. Sem falar que muitas vezes a tecnologia nos deixa na mão. Então seja resiliente nesta hora.   
3. Não fique sozinho 
Você pode sentir falta dos seus amigos. A recomendação é evitar aglomerações, mas isto não significa que você não possa conversar, estudar virtualmente com eles. As redes sociais e até mesmo as ferramentas de videoconferência podem ser uma ótima oportunidade de “rever“ amigos e estudar com eles.  
4. Peça ajuda
Você precisará se adaptar e nem sempre é fácil para quem passou a vida inteira frequentando o ensino presencial, não é mesmo? Se você sentir dificuldade com a nova metodologia, sentir que não está entendendo ou não está conseguindo utilizar os recursos adequadamente, peça ajuda ao seu professor, coordenador ou instituição. Muitas delas estão se organizando com um time de apoio aos estudantes.  
5. Aproveite a oportunidade da crise
A crise do coronavírus permite uma chance de experimentar novas maneiras de fazer as coisas - e questionar a sabedoria dos velhos hábitos. Aproveite a oportunidade e procure soluções para estudar melhor, aprender mais, conhecer outros recursos. Logo tudo isto vai passar e teremos aprendido muitas coisas.
* Fonte: Como estudar a distância em tempos de Covid-19? Aqui estão 5 dicas para os alunos. Autora: Karina Nones Tomelin (mestre em Educação e head de formação docente e apoio ao discente da Unicesumar). Disponível no site Desafios da Educação: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/alunos-dicas-ead-covid/.  Publicado em: 17 de março 2020.  Acessado em: 23 março 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário