sábado, 6 de junho de 2020

A NECESSIDADE DE ENSINAR MATEMÁTICA DE FORMA CONTEXTUALIZADA: INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA (RECORTE DO PROJETO A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TURMAS DA PRIMEIRA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL)*
Introdução
A necessidade de ensinar Matemática de forma contextualizada é bastante discutida pelos professores e demais especialistas da área. Ao considerarmos esta metodologia de ensino devemos refletir sobre algumas questões pertinentes a ela: os tipos de contextualizações; em quais conceitos matemáticos podemos utilizar a contextualização; como contextualizar esses conteúdos na educação de jovens e adultos de acordo com sua realidade, principalmente nas turmas da primeira etapa, sem correr o risco de infantilizar o ensino.
Neste ponto temos nosso problema de pesquisa, como são contextualizados os conteúdos de Matemática na educação de jovens e adultos? Para responder este questionamento, iremos investigar o processo de contextualização do ensino de Matemática; analisar as metodologias adotadas para o ensino de Matemática em turmas de educação de jovens e adultos e desenvolver sequências didáticas contextualizada em turmas da primeira etapa da EJA, no Ensino Fundamental. Isso será desenvolvido na perspectiva de avaliar a contextualização do ensino de Matemática em turmas da educação de jovens e adultos.
As estratégias acima citadas serão aplicadas para desenvolver o tema: Educação de jovens e adultos que tem como título: A contextualização no ensino da Matemática na educação de jovens e adultos na primeira etapa do Ensino Fundamental.
Justificativa do Projeto
Aprender Matemática pode ser uma tarefa muito fácil, dependendo de quem quer aprender ou da forma como ela é ensinada. Muitos alunos apresentam grandes dificuldade de compreender os conteúdos da disciplina trabalhada em sala de aula ao longo do tempo. Isso acontece por vários fatores que vão desde não possuírem uma base sólida dos conceitos iniciais dos objetos de aprendizagem ensinados até as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores.
Na infância, obedecendo as etapas do desenvolvimento cognitivo aprender algo novo, é sem dúvida, mais fácil, pois este aluno vem construindo seu conhecimento gradualmente, sem interrupções. O aluno da educação de jovens e adultos ´e um educando diferenciado, que vem de uma série de recomeços na escola e muitas vezes não possuem tempo exclusivamente para se dedicarem exclusivamente aos estudos. Eles retornam ao espaço escolar em busca de sanar o tempo que estiveram fora da escola e a falta que isso representa na sua vida e principalmente melhorar sua qualidade profissional.
Para o discente da educação de jovens e adultos o ensino de matemática precisa ser feito de forma diferenciada e para isso neste trabalho procuraremos mostrar quanto o ensino de Matemática de forma contextualizada pode ser um grande diferencial no ensino dos conteúdos a disciplina na educação de jovens e adultos da primeira etapa do Ensino Fundamental.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CERVO, A. L; BERVIAN, P. A. SILVA, R. Metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson. 2009
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, Papirus, 2001 (Coleção Perspectiva em Educação Matemática).
______. Ministério da Educação. Legislação da educação de jovens e adultos. Disponível em: <http:www.mec.gov.br/sef/Jovem/legiseja.shtm>. Acessado em: 10/05/2020.
MACIEL, A. M. Ensino de Matemática: uma proposta metodológica para jovens e adultos do período noturno. 2002. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2002.
OLIVEIRA, S. L Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses: Pioneira, 2007.
PASSOS, C. L. B. As representações matemáticas dos alunos do curso de Magistério e suas possíveis transformações: uma dimensão axiológica. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, 1995.
SANTO, A. O. E. SILVA, F. H. S. A Contextualização uma questão de contexto. In: VIII SANTOS, Maria Auxiliadora dos. A Educação Matemática na alfabetização de Jovens e Adultos: formação de alfabetizadores Universidade Católica de Brasília.
Projeto: “A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TURMAS DA PRIMEIRA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL” apresentado à disciplina de Educação de Jovens e Adultos ministrada pelo Prof. Dr. João da Paixão Soares. Cursistas: Cleide Coelho do Nascimento, Ivanylde Pinto dos Santos, Marlene Cardoso da Silva. Curso de Licenciatura em Pedagogia EPT. IFMA, Março 2020.

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