A NECESSIDADE
DE ENSINAR MATEMÁTICA DE FORMA CONTEXTUALIZADA: INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
(RECORTE DO PROJETO A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS EM TURMAS DA PRIMEIRA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL)*
Introdução
A necessidade de ensinar Matemática de forma
contextualizada é bastante discutida pelos professores e demais especialistas
da área. Ao considerarmos esta metodologia de ensino devemos refletir sobre
algumas questões pertinentes a ela: os tipos de contextualizações; em quais
conceitos matemáticos podemos utilizar a contextualização; como contextualizar
esses conteúdos na educação de jovens e adultos de acordo com sua realidade,
principalmente nas turmas da primeira etapa, sem correr o risco de infantilizar
o ensino.
Neste ponto temos nosso problema de pesquisa,
como são contextualizados os conteúdos de Matemática na educação de jovens e
adultos? Para responder este questionamento, iremos investigar o processo de
contextualização do ensino de Matemática; analisar as metodologias adotadas
para o ensino de Matemática em turmas de educação de jovens e adultos e
desenvolver sequências didáticas contextualizada em turmas da primeira etapa da
EJA, no Ensino Fundamental. Isso será desenvolvido na perspectiva de avaliar a
contextualização do ensino de Matemática em turmas da educação de jovens e
adultos.
As estratégias acima citadas serão aplicadas
para desenvolver o tema: Educação de jovens e adultos que tem como título: A
contextualização no ensino da Matemática na educação de jovens e adultos na
primeira etapa do Ensino Fundamental.
Justificativa do Projeto
Aprender Matemática pode ser uma tarefa muito
fácil, dependendo de quem quer aprender ou da forma como ela é ensinada. Muitos
alunos apresentam grandes dificuldade de compreender os conteúdos da disciplina
trabalhada em sala de aula ao longo do tempo. Isso acontece por vários fatores
que vão desde não possuírem uma base sólida dos conceitos iniciais dos objetos
de aprendizagem ensinados até as estratégias metodológicas utilizadas pelos
professores.
Na infância, obedecendo as etapas do
desenvolvimento cognitivo aprender algo novo, é sem dúvida, mais fácil, pois
este aluno vem construindo seu conhecimento gradualmente, sem interrupções. O
aluno da educação de jovens e adultos ´e um educando diferenciado, que vem de
uma série de recomeços na escola e muitas vezes não possuem tempo
exclusivamente para se dedicarem exclusivamente aos estudos. Eles retornam ao
espaço escolar em busca de sanar o tempo que estiveram fora da escola e a falta
que isso representa na sua vida e principalmente melhorar sua qualidade profissional.
Para o discente da educação de jovens e adultos
o ensino de matemática precisa ser feito de forma diferenciada e para isso
neste trabalho procuraremos mostrar quanto o ensino de Matemática de forma
contextualizada pode ser um grande diferencial no ensino dos conteúdos a
disciplina na educação de jovens e adultos da primeira etapa do Ensino
Fundamental.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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A. L; BERVIAN, P. A. SILVA, R. Metodologia
científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson. 2009
D’AMBROSIO,
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Disponível em: <http:www.mec.gov.br/sef/Jovem/legiseja.shtm>. Acessado
em: 10/05/2020.
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A. M. Ensino de Matemática: uma proposta metodológica para jovens e adultos
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Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2002.
OLIVEIRA,
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projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses:
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C. L. B. As representações matemáticas dos alunos do curso de Magistério e
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Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, 1995.
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A. O. E. SILVA, F. H. S. A Contextualização uma questão de contexto. In: VIII
SANTOS, Maria Auxiliadora dos. A Educação Matemática na alfabetização de
Jovens e Adultos: formação de alfabetizadores Universidade Católica de Brasília.
Projeto:
“A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TURMAS DA PRIMEIRA ETAPA DO
ENSINO FUNDAMENTAL” apresentado à disciplina de Educação de Jovens e
Adultos ministrada pelo Prof. Dr. João da Paixão Soares. Cursistas: Cleide Coelho
do Nascimento, Ivanylde Pinto dos Santos, Marlene Cardoso da Silva. Curso de
Licenciatura em Pedagogia EPT. IFMA, Março 2020.
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