sábado, 6 de junho de 2020

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE BULLYING (RECORTE DO PROJETO BULLYING NO ESPAÇO ESCOLAR)*
Alguns Conceitos sobre Bullying
O Bullying é um conjunto de atitudes que podem envolver violência física ou psicológica, de modo intencional ou não, exercido por um agressor contra uma ou mais vítimas que não conseguem se defender. Não se trata de um problema apenas relacionado ao ambiente escolar, sua extensão se torna um problema de saúde pública. Atualmente o Bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, com consequências sérias, tanto para vítimas, quanto para os agressores.
O tipo de violência mais comumente encontrado nas escolas é o Bullying e de acordo com a Art.º 1º § 1º da Lei 13.185/2015 considera-se intimidação sistemática ou Bullying todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
Por isso, o professor e a escola precisam estar atentos a todos esses tipos de ações e se atentar a forma como os alunos se comportam no ambiente escolar. Os professores assumem um papel importante na prevenção e combate desse fenômeno, já que suas ações podem ou não gerar situações propícias a essa prática, visto que a maioria dos casos ocorre até mesmo na presença do mesmo.
Nesse contexto, torna-se importante o desenvolvimento de Projeto que trabalhe a temática Bulying no espaço escolar, no intuito de refletir sobre as causas e consequências do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis, não somente nas escolas públicas de ensino, mas em todas instituições escolares, desde as escolas de educação infantil, até chegar às instituições de nível superior.
 A Importância da temática Bullying
A prática do Bullying, infelizmente, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vítimas. Discutir as questões ligadas a prática do bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tonto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.
A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. O fato de ter consequências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria a temática, e neste contexto as instituições de educação básica e superiores se torna o melhor espaço para essas discussões.
Algumas Referências para consulta
ALMEIDA, A., LISBOA, C., & CAURCEL, M. J. ¿Porqué ocurren los malos tratos entre iguales? Explicaciones causales de adolescentes portugueses y brasileñosRevista Interamericana de Psicologia, 41(2), 2007, p. 107-118.
BERGER, K. S. Update on bullying at school: Science forgoten? Developmental Review, 2007, p. 27, 90-126.
CANTINI, N. Problematizando o bullying para a realidade brasileira. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Centro de Ciências da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, São Paulo, 2004
HAWLEY, P. H. The ontogenesis of social dominance: A strategy-based evolutionary perspective. Developmental Review, 1999, p. 19, 97-132.         
KENNY, M. C., MCEACHERN, A. G., & ALUEDE, O. Female bullying: Prevention and counseling interventions. Journal of Social Sciences, 2005, p. 8, 13-19.
LISBOA, C. S. M. Comportamento agressivo, vitimização e relações de amizade em crianças em idade escolar: fatores de risco e proteção. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.         
LISBOA, C., & Koller, S. H. Interações na escola e processos de aprendizagem: fatores de risco e proteção. Em E. Boruchovitch & J. A. Bzuneck (Eds.), Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003, p. 201 – 224.       
LOPES, A. A. N. Programa de reducción del comportamiento agresivo entre estudiantes. Em C. B. Silva & C. M. Lisboa (Eds.), Violencia escolar. Santiago de Chile: Universitária, 2005, p. 297-335.
OLWEUS, D. Bullying at school. What we know and what we can do. Oxford, UK: Blackwell, 1993.       
RIGBY, K. The relationship between reported health and involvement in bully/victim problems among male and female secondary school students. Journal of Health Psychology, 1998, p. 465-476.         
ROLIM, M. Bullying: o pesadelo da escola, um estudo de caso e notas sobre o que fazer. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
*Compilação do Projeto: “BULLYING NO ESPAÇO ESCOLAR” apresentado à disciplina Organização do Trabalho Pedagógico, ministrada pelo Prof. Thiago Coelho Silveira. Cursistas: Cleide Coelho do Nascimento, Francisco Darlan Dantas Oliveira, Ivanylde Pinto dos Santos, Luciana Sá dos Reis, Marciele Sousa da Silva, Marlene Cardoso da Silva. Curso de Licenciatura em Pedagogia EPT. IFMA, Março 2020.

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