ALGUMAS
REFLEXÕES SOBRE BULLYING (RECORTE DO PROJETO BULLYING NO ESPAÇO ESCOLAR)*
Alguns Conceitos sobre Bullying
O Bullying é um conjunto de atitudes que podem
envolver violência física ou psicológica, de modo intencional ou não, exercido
por um agressor contra uma ou mais vítimas que não conseguem se defender. Não
se trata de um problema apenas relacionado ao ambiente escolar, sua extensão se
torna um problema de saúde pública. Atualmente o Bullying é reconhecido como
problema crônico nas escolas, com consequências sérias, tanto para vítimas,
quanto para os agressores.
O tipo de violência mais comumente encontrado
nas escolas é o Bullying e de acordo com a Art.º 1º § 1º da Lei 13.185/2015
considera-se intimidação sistemática ou Bullying todo ato de violência física
ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente
praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de
intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em relação de
desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
Por isso, o professor e a escola precisam estar
atentos a todos esses tipos de ações e se atentar a forma como os alunos se
comportam no ambiente escolar. Os professores assumem um papel importante na
prevenção e combate desse fenômeno, já que suas ações podem ou não gerar
situações propícias a essa prática, visto que a maioria dos casos ocorre até
mesmo na presença do mesmo.
Nesse contexto, torna-se importante o desenvolvimento
de Projeto que trabalhe a temática Bulying no espaço escolar, no intuito de
refletir sobre as causas e consequências do bullying, tomando como partida as
narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis, não somente nas escolas
públicas de ensino, mas em todas instituições escolares, desde as escolas de
educação infantil, até chegar às instituições de nível superior.
A Importância da temática Bullying
A prática do Bullying, infelizmente, tornou-se
algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes
violentas, tantos dos agressores, como das vítimas. Discutir as questões
ligadas a prática do bullying com toda a comunidade escolar, é importante,
pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorra nas
unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tonto com os alunos, como pais
e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência
na escola.
A popularidade do fenômeno cresceu com a
influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na
televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram
tomando proporções maiores. O fato de ter consequências trágicas - como mortes
e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de
forma mais séria a temática, e neste contexto as instituições de educação
básica e superiores se torna o melhor espaço para essas discussões.
Algumas Referências para
consulta
ALMEIDA, A., LISBOA, C., & CAURCEL, M. J. ¿Porqué
ocurren los malos tratos entre iguales? Explicaciones causales de adolescentes
portugueses y brasileños. Revista Interamericana de Psicologia, 41(2), 2007,
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BERGER,
K. S. Update on bullying at school:
Science forgoten? Developmental Review, 2007, p. 27, 90-126.
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brasileira. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em
Psicologia do Centro de Ciências da Vida, Pontifícia Universidade Católica de
Campinas, Campinas, São Paulo, 2004
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strategy-based evolutionary perspective. Developmental Review, 1999, p. 19,
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Prevention and counseling interventions. Journal of Social Sciences, 2005,
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relações de amizade em crianças em idade escolar: fatores de risco e
proteção. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do
Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre, 2005.
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Koller, S. H. Interações na escola e
processos de aprendizagem: fatores de risco e proteção. Em E. Boruchovitch
& J. A. Bzuneck (Eds.), Aprendizagem: processos psicológicos e o
contexto social na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003, p. 201 – 224.
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M. Bullying: o pesadelo da
escola, um estudo de caso e notas sobre o que fazer. Dissertação de Mestrado,
Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Sociologia, Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
*Compilação
do Projeto: “BULLYING NO ESPAÇO ESCOLAR”
apresentado à disciplina Organização do Trabalho Pedagógico, ministrada pelo Prof.
Thiago Coelho Silveira. Cursistas: Cleide Coelho do Nascimento, Francisco Darlan
Dantas Oliveira, Ivanylde Pinto dos Santos, Luciana Sá dos Reis, Marciele Sousa
da Silva, Marlene Cardoso da Silva. Curso de Licenciatura em Pedagogia EPT.
IFMA, Março 2020.
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