quinta-feira, 6 de agosto de 2020

FERRAMENTAS DA WEB 2.0 E AS POSSIBILIDADES DE SEU USO NA EDUCAÇÃO (*Recorte de texto)

Visando uma interação maior do que aquela com que se estava acostumado a ter na web 1.0, a Web 2.0 apresenta um grande número de serviços, muitos deles ofertados por sítios que possibilitam altos níveis de interação, compartilhamento, troca de opiniões não possíveis antes dela. Entre eles, destacam-se as redes sociais Facebook e Orkut, o Skipe3; o Twitter4; a Wikipedia5; e o You Tube6.

Outras formas de compartilhamento presentes na Web 2.0 são: a) os blogs ou blogues – sites em forma de diário onde os textos são apresentados em ordem cronológica inversa e que permitem uma atualização rápida por meio de acréscimos de “posts” ou arquivos; b) as Wikis - sites cujo conteúdo é adicionado e mantido por quem os visita, em uma escrita colaborativa; c) agregação de conteúdo - disponibilização em um site conteúdo publicado em outros, buscando facilitar o acesso ou enriquecê-lo com a opinião de outros utilizadores.

Verifica-se, assim, que a Web 2.0 caracteriza-se pela simplicidade e pela troca rápida de informações; pela facilidade de publicação e de disponibilização rápida; pela atuação do usuário, agora autor, produtor de conteúdo na Web 2.0, que participa, socializa, interage; pela utilização da inteligência coletiva para organizar de modo mais eficaz a rede.

Releva-se nesse contexto o Google, buscador desenvolvido em 1996, que hoje vem a ser o serviço de busca mais rápido do mundo. Porém, não é somente como uma imensa fonte de pesquisa mundial, seja de textos ou imagens, que ele pode ser usado. Ele possui outros serviços, como conta de e-mail (gmail), rede social (Orkut), o Google Maps – permite a visualização de mapas e rotas de tráfego; o Google Docs – série de aplicativos online, com editor de textos, criador de formulários, apresentações, planilha e compartilhamento, permitindo, também, a construção de textos colaborativos; o Google Answer – onde é possível fazer uma pergunta sobre um assunto e ter repostas dos outros usuários; o Google Groups, aplicativo que possibilita a postagem, leitura e compartilhamento de arquivos, a partir de grupos e o Google Earth – programa que apresenta de forma tridimensional um modelo globo terrestre, feito a partir de fotografias de satélites. Assim, tem-se tanto a geração de mapas bidimensionais como simulações das regiões do planeta.

3permite a comunicação de voz e vídeo grátis entre usuários ou software, sendo disponibilizado em mais de 20 idiomas e usado na maioria dos países, permitindo comunicação de e para telefones, sejam fixos ou celulares.

4usado por pessoas em todo o mundo para informarem outras, amigas ou não, sobre o que estão a fazer em cada momento.

5uma enciclopédia escrita em colaboração pelos seus leitores.

6permite aos utilizadores ver e partilhar vídeos.

*Texto compilado de: VANDRESEN, Ana Sueli Ribeiro. Web 2.0 E Educação – Usos e Possibilidades. X Congresso Nacional de Educação – Educere. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5752_3325.pdf>. Acesso em: 06 Agos. 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário