quinta-feira, 6 de agosto de 2020

A MÍDIA IMPRESSA NO EAD (*Recorte de texto)

É importante lembrar que a educação a distância teve sua origem com o uso da mídia impressa e seguiu com a evolução das tecnologias.

Segundo Gutierrez e Prieto (1994), o material didático impresso para o EAD se caracteriza: “pela informação selecionada, pelo modo de apresentá-la, pela beleza das palavras e das imagens, pela abertura da obra e pela busca de envolvimento do interlocutor”.

No material deve-se ter cautela para não confundir o leitor com uma miscelânea de dados e informações. Deve-se ter cuidado com a clareza do texto apresentado. Para tanto, o material deve seguir uma organização padrão de acordo com a proposta pedagógica d o curso, programa ou projeto.

A mídia impressa deve conter estruturas que objetivem:

• orientar os estudantes relação à informação;

• deixar claro os objetivos do estudo;

• explicar como está estruturado o material;

• propor atividades;

• propor indicações de estudo complementar, etc;

É importante ressaltar que a escrita do material didático deve obedecer ao que dispõe a Lei de Direitos Autorais e seguir técnicas pedagógicas, tais como:

• Multivocabilidade - usar imagens e outros textos com diversos pontos de vista sobre determinado assunto para provocar reflexão. É uma maneira de escrita polifônica que contemple a pluralidade de pontos de vista à respeito de algum tema, questão, assunto, onde se procura deixar a decisão por conta do leitor.

• Intratextualidade - apresentar conexões de textos localizados em um mesmo espaço impresso, site, arquivo digital que guardem relação temática entre si.

• Intertextualidade - buscar abrir o texto ao exterior, apresentando uma ideia de fronteiras temporárias, móveis, por isso, se deve escrever de forma que se busque conectar outros textos (filmes, sites, livros) distintos a partir da mesma temática. Isso pode ser feito com a indicação de filmes, consulta a sites específicos, livros paradidáticos, etc.

• Hipertextualidade - construir o texto distribuindo os conteúdos de forma que eles se interconectem e conectem com o exterior. Isso pode ser desenvolvido com a abertura de caixas de diálogo, notas de esclarecimentos e indicação, links diretos com outros textos ao longo dele, e até links diretos com o próprio texto, remetendo o leitor para o glossário, para as sessões você sabia? Indicações de leitura, saiba mais e etc.

*Texto compilado de: SALES, Mary Valda Souza. Design e elaboração de material didático. Especialização em Educação a Distância. Salvador: UNEB/ EAD, 2009. (Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação).

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