É importante lembrar que a
educação a distância teve sua origem com o uso da mídia impressa e seguiu com a
evolução das tecnologias.
Segundo Gutierrez e Prieto
(1994), o material didático impresso para o EAD se caracteriza: “pela
informação selecionada, pelo modo de apresentá-la, pela beleza das palavras e
das imagens, pela abertura da obra e pela busca de envolvimento do
interlocutor”.
No material deve-se ter cautela para não
confundir o leitor com uma miscelânea de dados e informações. Deve-se ter
cuidado com a clareza do texto apresentado. Para tanto, o material deve seguir
uma organização padrão de acordo com a proposta pedagógica d o curso, programa
ou projeto.
A mídia impressa deve conter estruturas que
objetivem:
• orientar os estudantes relação à informação;
• deixar claro os objetivos do estudo;
• explicar como está estruturado o material;
• propor atividades;
•
propor indicações de estudo complementar, etc;
É importante ressaltar que a escrita do
material didático deve obedecer ao que dispõe a Lei de Direitos Autorais e
seguir técnicas pedagógicas, tais como:
• Multivocabilidade - usar imagens e outros
textos com diversos pontos de vista sobre determinado assunto para provocar
reflexão. É uma maneira de escrita polifônica que contemple a pluralidade de
pontos de vista à respeito de algum tema, questão, assunto, onde se procura
deixar a decisão por conta do leitor.
• Intratextualidade - apresentar conexões de
textos localizados em um mesmo espaço impresso, site, arquivo digital que
guardem relação temática entre si.
• Intertextualidade - buscar abrir o texto ao
exterior, apresentando uma ideia de fronteiras temporárias, móveis, por isso,
se deve escrever de forma que se busque conectar outros textos (filmes, sites,
livros) distintos a partir da mesma temática. Isso pode ser feito com a
indicação de filmes, consulta a sites específicos, livros paradidáticos, etc.
• Hipertextualidade
- construir o texto distribuindo os conteúdos de forma que eles se
interconectem e conectem com o exterior. Isso pode ser desenvolvido com a
abertura de caixas de diálogo, notas de esclarecimentos e indicação, links
diretos com outros textos ao longo dele, e até links diretos com o próprio
texto, remetendo o leitor para o glossário, para as sessões você sabia?
Indicações de leitura, saiba mais e etc.
*Texto
compilado de: SALES, Mary Valda Souza. Design e elaboração de material didático. Especialização em
Educação a Distância. Salvador: UNEB/ EAD, 2009. (Educação e Tecnologias da Informação
e Comunicação).
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