quinta-feira, 6 de agosto de 2020

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: Definição (*Recorte de texto)

A EaD é o tipo de aprendizagem em que o aluno e o professor estão separados fisicamente, o que a distingue do ensino presencial. Em EaD, ocorre uma separação geográfica e espacial entre o aluno e o professor, e mesmo entre os próprios alunos, ou seja, eles não estão presentes no mesmo lugar. (VALENTE e MATTAR, 2008).

Em muitos casos, a EaD é mesclada com encontros presenciais, e quando esses encontros são constantes, esse modelo é chamado de semipresencial.

Além da separação física, costuma-se também associar a EaD à separação temporal entre alunos e professores. Há atividades síncronas em EaD, em que professores e alunos precisam estar conectados na mesma hora, como chats e videoconferências. Entretanto, as atividades em EaD são principalmente assíncronas, nas quais professores e alunos estão separados no tempo.

O estudo à distância implica, portanto, não apenas a possibilidade de aprendizado sem que os personagens envolvidos estejam participando, no mesmo instante das atividades, ao contrário do que ocorre normalmente no ensino tradicional e presencial. No entanto, esse distanciamento físico não implica um distanciamento humano.

A EaD, portanto, possibilita a manipulação do espaço e do tempo em favor da educação. O aluno estuda onde e quando quer, onde e quando pode. Ele pode, por exemplo, passar algumas semanas sem se dedicar muito aos estudos, por diversos motivos, e durante uma ou duas semanas, então, dedicar-se com mais energia. Ou seja, o aluno se autoprograma para estudar, de acordo com o seu tempo e a sua disponibilidade.

Ao contrário do auto-estudo espontâneo e individual, e de aulas particulares, a EaD é uma modalidade de ensino e aprendizagem planejada e apoiada por uma instituição de ensino. No caso do ensino superior, no Brasil, é preciso que uma instituição presencial seja credenciada pelo MEC.

Recentemente, a EaD passou a utilizar, com maior intensidade, tecnologias de telecomunicação e transmissão de dados, som e imagens que convergem cada vez mais para o computador.

*Texto compilado de: DE PAULA, Deiri Adelino; PAIVA, Edimar Eugênio de. Ferramentas da Web 2.0 na Educação à Distância. Disponível em: <https://www.fsd.edu.br/wp-content/uploads/2019/12/artigo16.pdf>. Acesso em: 06 Agos. 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário