terça-feira, 6 de outubro de 2020

ÉTICA NA PESQUISA – PARTE 1 (Recorte de textos*)

Direito Autoral

A pesquisa científica, assim como qualquer outra produção intelectual, é protegida pela Lei de Direitos Autorais (BRASIL, 1998).

Isso se faz necessário para que se valorize a produção intelectual de quem se dispôs a fazê-la, além de incentivar a produção científica de qualquer pessoa, grupo ou instituição.

De acordo com a Lei de Direitos Autorais no Art. 33, “ninguém pode reproduzir obra que não pertença ao domínio público, a pretexto de anotá-la, comentá-la ou melhorá-la, sem permissão do autor” (BRASIL, 1998).

Tipos de Plágio

Segundo o Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq (BRASIL, 2011), existem 3 tipos de plágio:

1 - Plágio integral ou conceitual: consiste na apresentação integral, como se fosse de sua autoria, de resultados ou conclusões anteriormente obtidos por outro autor.

2 - Plágio parcial: consiste na apresentação de partes, trechos, termos, como se fosse de sua autoria, de resultados ou conclusões anteriormente obtidos por outro autor.

3 - Autoplágio: consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados por você mesmo, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores.

Texto original: “A linguagem não serve como expressão de um pensamento pronto. Ao transformar-se em linguagem, o pensamento se reestrutura e se modifica. O pensamento não se expressa, mas se realiza na palavra” (Vygotsky, 2001, p. 412).

Plágio integral: Compreendemos, diante deste debate que, a linguagem não serve como expressão de um pensamento pronto. O pensamento se estrutura e se modifica quando é transformado em linguagem e se realiza na palavra.

Plágio parcial: Segundo Vygotsky (2011, p. 412). “A linguagem não serve como expressão de um pensamento pronto”, ou seja, ao transformar-se em linguagem, o pensamento se reestrutura e se modifica.

*Compilação realizada do material de slide: Orientações TCC. Especialização em Informática na Educação. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA. CENTRO DE REFERÊNCIA TECNOLÓGICA – CERTEC. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário