terça-feira, 6 de outubro de 2020

ESTRATÉGIAS DE ESTUDO Parte 1 (Recorte de textos*)

Dentro do contexto da pesquisa é interessante seguir alguns alinhamentos para subsidiar na pesquisa, apresentaremos inicialmente duas Técnicas de estudo que poderá facilitar a compreensão da temática no desenvolvimento da pesquisa que podem ajudar na realização do Trabalho de Conclusão de Curso: Resumo e Resenha.

Resumo: Você faz sua leitura grifando os pontos mais interessantes. Quando conclui, escreve estes pontos pertinentes, de forma que você relembre o conteúdo lido.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os significados atribuídos por professores recém-ingressados na profissão sobre suas experiências de formação inicial e continuada. Tem como referência alguns dados construídos na pesquisa “O trabalho docente e a aprendizagem da profissão nos primeiros anos da carreira”, que investigou como professores que ingressaram na rede pública de ensino do Rio de Janeiro entre os anos de 2010 e 2012 vivem o trabalho docente e o processo de socialização profissional. Teve como principais interlocutores autores que têm estudado o trabalho docente e a formação de professores (Gatti e Nunes, André, Nóvoa, Zeichner, Tardif, Tedesco e Fanfani). Os sujeitos da pesquisa foram professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Os instrumentos para a coleta de dados foram uma entrevista com representante do nível central, questionários e grupos de discussão com os professores. A análise dos dados evidenciou uma avaliação positiva da formação inicial no que se refere às oportunidades de reflexão sobre diferentes aspectos da realidade educacional e de participação em atividades de pesquisa / extensão e nos estágios supervisionados. Contudo, os professores evidenciaram também a desconexão entre os conhecimentos acadêmicos e a dimensão prática da formação docente. Constatou-se ainda a ausência de uma política pública voltada para acolher os professores que começam na profissão, bem como de iniciativas de formação em serviço que possam oferecer a esses professores condições propícias, favoráveis e adequadas às suas necessidades no início de carreira.

Palavras-chave: Professores iniciantes — Formação de professores — Trabalho docente.

Fonte: https://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517-9702-ep-43-1-0049.pdf

Resenha: É um resumo, porém, com aprofundamento crítico. Você descreve o conteúdo apresentado, mas dialoga com o texto, a fim de responder estes questionamentos: De que trata o texto? Qual sua característica principal? Exige algum conhecimento prévio para entendê-lo? Qual o modelo teórico utilizado? Qual a contribuição da obra? As ideias são originais? Como é o estilo do autor: conciso, objetivo ou simples? Idealista ou realista? A quem é dirigida a obra?

Resenha

Reflexões e pesquisas sobre a formação do professor

Desimary Ferreira Lima de Miranda

desimaryflm@hotmail.com

Eluza Silveira

FRANCO, M.A.S. (org.). 2005. O lugar do professor na pesquisa educacional. Santos, Editora Universitária Leopoldianum, 168 p.

O livro O lugar do professor na pesquisa educacional é organizado por Maria Amélia Santoro Franco, pedagoga pela PUC de Campinas, especialista em Administração Escolar e Psicologia da Educação, mestra em Educação pela PUC-SP e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Maria Amélia coordena o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos onde é pesquisadora junto ao GEPEFEUSP (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação do Educador).

A obra é um dos produtos do trabalho que aquela universidade vem desenvolvendo há várias décadas mediante o diálogo crítico entre pesquisadores da UNISANTOS e de outras instituições na perspectiva de socializar reflexões e pesquisas sobre a formação do professor.

[...]

Fonte: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/6068/3242

*Compilação realizada do material de slide: Orientações TCC. Especialização em Informática na Educação. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA. CENTRO DE REFERÊNCIA TECNOLÓGICA – CERTEC. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário