ESTRATÉGIAS
DE ESTUDO Parte 1 (Recorte de textos*)
Dentro do contexto da pesquisa é interessante
seguir alguns alinhamentos para subsidiar na pesquisa, apresentaremos
inicialmente duas Técnicas de estudo que poderá facilitar a compreensão da
temática no desenvolvimento da pesquisa que podem ajudar na realização do
Trabalho de Conclusão de Curso: Resumo
e Resenha.
Resumo: Você
faz sua leitura grifando os pontos mais interessantes. Quando conclui, escreve
estes pontos pertinentes, de forma que você relembre o conteúdo lido.
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir os
significados atribuídos por professores recém-ingressados na profissão sobre
suas experiências de formação inicial e continuada. Tem como referência alguns
dados construídos na pesquisa “O trabalho docente e a aprendizagem da profissão
nos primeiros anos da carreira”, que investigou como professores que
ingressaram na rede pública de ensino do Rio de Janeiro entre os anos de 2010 e
2012 vivem o trabalho docente e o processo de socialização profissional. Teve
como principais interlocutores autores que têm estudado o trabalho docente e a
formação de professores (Gatti e Nunes, André, Nóvoa, Zeichner, Tardif, Tedesco
e Fanfani). Os sujeitos da pesquisa foram professores dos anos iniciais do
ensino fundamental. Os instrumentos para a coleta de dados foram uma entrevista
com representante do nível central, questionários e grupos de discussão com os
professores. A análise dos dados evidenciou uma avaliação positiva da formação
inicial no que se refere às oportunidades de reflexão sobre diferentes aspectos
da realidade educacional e de participação em atividades de pesquisa / extensão
e nos estágios supervisionados. Contudo, os professores evidenciaram também a
desconexão entre os conhecimentos acadêmicos e a dimensão prática da formação
docente. Constatou-se ainda a ausência de uma política pública voltada para
acolher os professores que começam na profissão, bem como de iniciativas de
formação em serviço que possam oferecer a esses professores condições
propícias, favoráveis e adequadas às suas necessidades no início de carreira.
Palavras-chave: Professores iniciantes —
Formação de professores — Trabalho docente.
Fonte:
https://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517-9702-ep-43-1-0049.pdf
Resenha: É um
resumo, porém, com aprofundamento crítico. Você descreve o conteúdo
apresentado, mas dialoga com o texto, a fim de responder estes questionamentos:
De que trata o texto? Qual sua característica principal? Exige algum
conhecimento prévio para entendê-lo? Qual o modelo teórico utilizado? Qual a
contribuição da obra? As ideias são originais? Como é o estilo do autor:
conciso, objetivo ou simples? Idealista ou realista? A quem é dirigida a obra?
Resenha
Reflexões e pesquisas sobre a formação do
professor
Desimary Ferreira Lima de Miranda
desimaryflm@hotmail.com
Eluza Silveira
FRANCO, M.A.S. (org.). 2005. O lugar do
professor na pesquisa educacional. Santos, Editora Universitária Leopoldianum,
168 p.
O livro O lugar do professor
na pesquisa educacional é organizado por Maria Amélia Santoro Franco, pedagoga
pela PUC de Campinas, especialista em Administração Escolar e Psicologia da
Educação, mestra em Educação pela PUC-SP e doutora em Educação pela Universidade
de São Paulo. Maria Amélia coordena o Programa de Pós-Graduação stricto sensu
em Educação da Universidade Católica de Santos onde é pesquisadora junto ao
GEPEFEUSP (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação do Educador).
A obra é um dos produtos do
trabalho que aquela universidade vem desenvolvendo há várias décadas mediante o
diálogo crítico entre pesquisadores da UNISANTOS e de outras instituições na
perspectiva de socializar reflexões e pesquisas sobre a formação do professor.
[...]
Fonte: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/6068/3242
*Compilação realizada do material de slide: Orientações TCC. Especialização em Informática na Educação. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA. CENTRO DE REFERÊNCIA TECNOLÓGICA – CERTEC. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário