terça-feira, 6 de outubro de 2020

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC E A PESQUISA EXPLORATÓRIA: ALGUMAS DICAS.

Importância do Projeto de Pesquisa

A elaboração do Projeto de Pesquisa é uma etapa fundamental, pois é um plano de estudos e investigação. Tudo que você irá planejar a partir de agora, será relatado em seu TCC.

É importante que o Projeto de Pesquisa seja elaborado de acordo com os estudos nos componentes curriculares do curso, orientados pela Metodologia de pesquisa e a partir da escolha de um dos eixos de pesquisa.

O que é pesquisa exploratória?

Segundo Gil (2002, p. 41), entende-se por pesquisa exploratória, aquela que objetiva uma aproximação e familiaridade com o problema, a partir de levantamento de dados diversos (bibliográficos, documentais e empíricos). É, portanto, um momento de leitura que exige compreensão, análise e sintetização.

Para Freire (1992), a compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura implica a percepção das relações entre o texto e o contexto, ou seja, se entende que a partir do que se conhece, a compreensão do documento é mais importante do que simplesmente decodificar as palavras, a compreensão faz com que a leitura seja um momento crítico.

Normas técnicas ABNT

O trabalho científico precisa segui as normas da instituição, bem como, as normas brasileiras para trabalhos científicos, elaboradas, analisadas em consulta pública e publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

As principais Normas que precisamos ter conhecimento são: Citação NBR 10520:2002; Referências NBR 6023:2002; Resumo NBR 6028:2003; e Apresentação de trabalhos acadêmicos NBR 14724:2011.

Importância do TCC

Trabalho de Conclusão de Curso tem papel importante, não apenas em concluir este estágio de aprendizagem mas, sobretudo, refletir e experienciar os conhecimentos construídos a partir dos fóruns de discussão, dos grupos de estudo, das produções textuais e de sua própria vivência enquanto educando(a) e pesquisador(a) de sua área de formação.

*Compilação realizada do material de slide: Orientações TCC. Especialização em Informática na Educação. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA. CENTRO DE REFERÊNCIA TECNOLÓGICA – CERTEC. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário