sexta-feira, 6 de novembro de 2020

 SURGIMENTO DO HIPERTEXTO E DA HIPERMÍDIA – PARTE 2

Como vocês devem saber, a internet é a grande responsável pela proliferação dos hipertextos. Estando o mundo inteiro conectado, é possível ligar textos de forma geograficamente ilimitada e com um dinamismo muito acentuado. Novos textos são disponibilizados na rede a cada instante, assim como suas modificações. Pode-se afirmar que uma consulta realizada, ontem, provavelmente não terá os mesmos resultados que uma consulta realizada, hoje.

Quase imediatamente após a criação dos hipertextos, surgiu o conceito de hipermídia, reunindo não somente textos, como também imagens, sons, vídeos e quaisquer outras informações que venham possuir sua representação no formato digital. Vejamos na próxima seção.

Segundo Paula Filho (2000), os títulos hipermídia derivam do conceito de hipertextos, em que o encadeamento de referências permite a consulta não-sequencial de uma base de informação de texto. Ao hipertexto, a hipermídia acrescenta gráficos, imagens, som e animações (PAULA FILHO, 2000, p. 9).

O que impossibilitou que a hipermídia fosse amplamente utilizada, logo que seu conceito surgiu, foi não haver recursos computacionais de hardware suficientes na época. Além disso, os equipamentos que possuíam alto poder de processamento, necessário para não perder o realismo de uma animação ou vídeo, tinham alto custo, não sendo acessíveis à maioria da população.

Para Bertomeu (2010, p. 41) “A hipermídia é a linguagem resultante da integração destas mídias – internet e multimídia – com algumas características muito bem definidas”. Conforme os equipamentos eram melhorados e barateados, e novas ferramentas criadas especificamente para se trabalhar com imagens, vídeos e animações (2D e 3D), os mesmos foram sendo introduzidos na hipermídia permitindo que os ambientes se tornassem cada vez mais realistas.

Na hipermídia, cada ambiente pode ser navegado e explorado a fim de buscar informações que estejam de acordo com os interesses dos usuários. Muitas são as ferramentas para a elaboração de produtos hipermídia, como veremos na Unidade 3. Geralmente esse tipo de produto é disponibilizado nos diversos modelos de cd-rom (cdrom, cd-card e mini CD) e sites. Todos fornecem recursos de navegação e a combinação de diferentes tipos de mídia: texto, imagem, som, vídeo e animação.

São exemplos de títulos hipermídia (PAULA FILHO, 2000):

a)  Títulos de referência, como dicionários, enciclopédias e manuais;

b) Ajuda on-line para a utilização de programas e sistemas;

c) Quiosques informativos (veja Figura 3), tais como os usados em aeroportos, estações e shopping centers;

d) Catálogos interativos de produtos e de serviços.

As enciclopédias interativas tiveram seu início, em 1983, com Bem Scheiderman da Universidade de Maryland. Suas primeiras versões aceitavam apenas texto e usavam o cursor para navegação. As versões posteriores passaram a aceitar vídeos, sons, links, mapas de navegação e touch-screen, ideal para quiosques de informação (BERTOMEU, 2010).

Referência

Textos compilados integralmente de: Souza, Patrícia Cristiane. Sistemas Multimídia. Cuiabá: UAB/ UFMT, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário