SURGIMENTO DO HIPERTEXTO E DA HIPERMÍDIA – PARTE 2
Como vocês devem saber, a
internet é a grande responsável pela proliferação dos hipertextos. Estando o
mundo inteiro conectado, é possível ligar textos de forma geograficamente
ilimitada e com um dinamismo muito acentuado. Novos textos são disponibilizados
na rede a cada instante, assim como suas modificações. Pode-se afirmar que uma
consulta realizada, ontem, provavelmente não terá os mesmos resultados que uma
consulta realizada, hoje.
Quase imediatamente após a
criação dos hipertextos, surgiu o conceito de hipermídia, reunindo não somente
textos, como também imagens, sons, vídeos e quaisquer outras informações que venham
possuir sua representação no formato digital. Vejamos na próxima seção.
Segundo Paula Filho (2000), os
títulos hipermídia derivam do conceito de hipertextos, em que o encadeamento de
referências permite a consulta não-sequencial de uma base de informação de
texto. Ao hipertexto, a hipermídia acrescenta gráficos, imagens, som e animações
(PAULA FILHO, 2000, p. 9).
O que impossibilitou que a
hipermídia fosse amplamente utilizada, logo que seu conceito surgiu, foi não
haver recursos computacionais de hardware suficientes na época. Além disso, os equipamentos
que possuíam alto poder de processamento, necessário para não perder o realismo
de uma animação ou vídeo, tinham alto custo, não sendo acessíveis à maioria da
população.
Para Bertomeu (2010, p. 41) “A
hipermídia é a linguagem resultante da integração destas mídias – internet e
multimídia – com algumas características muito bem definidas”. Conforme os
equipamentos eram melhorados e barateados, e novas ferramentas criadas especificamente
para se trabalhar com imagens, vídeos e animações (2D e 3D), os mesmos foram
sendo introduzidos na hipermídia permitindo que os ambientes se tornassem cada
vez mais realistas.
Na hipermídia, cada ambiente
pode ser navegado e explorado a fim de buscar informações que estejam de acordo
com os interesses dos usuários. Muitas são as ferramentas para a elaboração de
produtos hipermídia, como veremos na Unidade 3. Geralmente esse tipo de produto
é disponibilizado nos diversos modelos de cd-rom (cdrom, cd-card e mini CD) e sites.
Todos fornecem recursos de navegação e a combinação de diferentes tipos de mídia:
texto, imagem, som, vídeo e animação.
São exemplos de títulos hipermídia (PAULA
FILHO, 2000):
a) Títulos de referência, como dicionários,
enciclopédias e manuais;
b) Ajuda
on-line para a utilização de programas e sistemas;
c) Quiosques
informativos (veja Figura 3), tais como os usados em aeroportos, estações e shopping
centers;
d) Catálogos
interativos de produtos e de serviços.
As enciclopédias interativas tiveram seu início,
em 1983, com Bem Scheiderman da Universidade de Maryland. Suas primeiras versões
aceitavam apenas texto e usavam o cursor para navegação. As versões posteriores
passaram a aceitar vídeos, sons, links, mapas de navegação e touch-screen,
ideal para quiosques de informação (BERTOMEU, 2010).
Referência
Nenhum comentário:
Postar um comentário