sexta-feira, 6 de novembro de 2020

 SURGIMENTO DO HIPERTEXTO E DA HIPERMÍDIA – PARTE 1

O surgimento do hipertexto e da hipermídia é muito próximo. Por hipertexto entende-se uma estrutura de textos organizada e interrelacionada, por meio de links (também denominados de nós), por meio dos quais o leitor, por sua livre escolha e interesse, e a sequência na qual quer ler os textos. Com o termo hipertexto explora-se o conceito de leitura não linear.

Em 1965, Ted Nelson criou o termo hipertexto, em um ensaio elaborado para a Conferência Anual da Association of Computing Machinery (ACM), após cinco anos, testando o programa Xanadu, um editor de texto que possibilita revisão, comparação e a reescrita de forma rápida, desenvolvido por ele como projeto de conclusão de mestrado (BERTOMEU, 2010).

Segundo Pontuschka (2007), o hipertexto surgiu para romper a linearidade dos textos, propondo uma nova forma de leitura em rede. Nenhum outro tipo de mídia permitia a interatividade do leitor com o conteúdo de forma tão intuitiva.

Acredita-se que a ideia do hipertexto nasceu a partir das enciclopédias que já apresentavam o conceito de não linearidade, pois permitia o acesso não linear aos verbetes contidos em diferentes volumes. Um outro exemplo de hipertexto tradicional é o livro mais antigo - a Bíblia.

A Bíblia, além de ter sido o primeiro livro impresso, provavelmente foi o primeiro livro a ser transportado para a versão digital. Não se sabe quem digitou sua primeira versão, mas, no início da década de 90, algumas versões foram lançadas, como a da Franklin Products, contendo dicionário, localizador de conteúdo e guia de pronúncia, tornando-se um hipertexto digital’ criando novas possibilidades de leituras (BERTOMEU, 2010).

O hipertexto, por sua natureza, já conta com recursos computacionais, agiliza o processo de busca e de redirecionamento na sequência de leitura dos documentos, a partir dos hyperlinks. Os hyperlinks são palavras marcadas em um documento que redirecionam a leitura para outro ponto do texto ou para outro texto.

Referência

Textos compilados integralmente de: Souza, Patrícia Cristiane. Sistemas Multimídia. Cuiabá: UAB/ UFMT, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário