sexta-feira, 6 de novembro de 2020

 O QUE É MULTIMÍDIA?

Para Paula Filho (2000), multimídia são todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos meios de representação de informação, como texto, som, imagem estática e/ou animada. A multimídia necessita do computador como meio de apresentação, devido às suas particularidades:

a) O acesso não linear: a informação é rapidamente acessível de forma não linear, ou seja, o usuário não fica preso a uma sequência de tempo, como o leitor de um livro, o ouvinte de uma palestra ou o espectador de um filme;

b) A interatividade: a situação do usuário diante do computador pode não ser a de espectador passivo, mas de participante de uma atividade;

c) A integração com programas aplicativos: dependendo do caso, o computador pode executar cálculos, pesquisas em bases de dados e outras tarefas normais de qualquer programa aplicativo.

Segundo o Guia do Estudante (2009), multimídia é “a aplicação de conhecimentos e técnicas de comunicação para a criação e produção na mídia eletrônica e digital”.

Já, para Barros (2004), é uma maneira de se criar documentos, usando um computador, onde pode-se combinar texto, gráfico, animação, vídeo, som e qualquer outra mídia que venha a ser desenvolvida. Diferente de Hipermídia os documentos (ou sistemas) criados em multimídia podem ser sequenciais. (BARROS, 2004).

Em 1994, Douglas E. Wolfgram (1994) afirmou: “a multimídia será a mais poderosa ferramenta de apresentação porque será capaz de explorar todos os sentidos”!

Aqui poderíamos relatar várias outras definições para o termo, mas de certo, sempre teremos as expressões: várias/diversas mídias, interação, liberdade de navegação... e por aí vai.

Apenas com o intuito de evitar confusão, temos que ter em mente que esta disciplina trata de sistemas multimídia e não de equipamentos multimídia. Portanto, estamos nos referindo a softwares.

Referência

Textos compilados integralmente de: Souza, Patrícia Cristiane. Sistemas Multimídia. Cuiabá: UAB/ UFMT, 2010.

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