TIPOS DE PRODUTOS MULTIMÍDIA
Paula Filho (2000) apresenta uma interessante
classificação para os produtos multimídia, através da análise do grau de interatividade,
distinguindo-os em: 1. Título; 2.
Aplicativo; e, 3. Sites.
1. Título
A palavra título é usada para
indicar um grau de comportamento mais rígido, engessado. Costumava-se, no caso
de títulos com enfoque educacional, chamá-los de livros eletrônicos. A flexibilidade
está embutida nos seus programas visualizadores ou navegadores, que são os
meios de consulta de pesquisa desses documentos digitais.
Nos títulos lineares, a
apresentação segue uma ordem predeterminada e sequencial, tendo o usuário
controles básicos como próxima tela, tela anterior etc. Os títulos lineares
podem ser comparados com as apresentações elaboradas em software de apresentação.
Como exemplos de títulos lineares, temos: apresentações para palestras, no
lugar de transparências e slides impressos ou feitos a mão; demonstrações de
produtos e conceitos; tutoriais não interativos; e apresentações de cunho educacional
em que o papel do aluno é de espectador passivo, como nas apresentações em vídeo.
Nos títulos hipermídia, a ordem de visualização
é determinada pelo usuário final, que disporá não somente de controles lineares
normais (como nos títulos lineares), como também de controles para navegação não
sequencial. Esses controles são indicações visuais, geralmente representadas
por sinais gráficos, como texto sublinhado, botões, ícones que permitem seguir
referências, pesquisar assuntos e utilizar índices.
2. Aplicativo
Os aplicativos com interface
multimídia são desenvolvidos em ambientes normais de programação de aplicativos
gráficos, como Visual Basic, Delphi e Java. Além dos recursos gráficos estáticos,
eles utilizam recursos de animação e som para enriquecer a comunicação com seus
usuários.
São exemplos de aplicativos
com interfaces multimídia: jogos que não exijam processamento complexo, ou síntese
de imagens, ou som em tempo real; muitos aplicativos educacionais, material de EaD;
aplicativos de produtividade pessoal (agendas, relatórios etc.).
Nos aplicativos multimídia, a multimídia não é
tratada apenas como um recurso de interface, mas como objetivo central do
aplicativo. Como exemplo de aplicativos multimídia, temos:
a) Ferramentas
de autoria multimídia, utilizadas para a produção dos diversos tipos de
material de multimídia;
b) Sistemas
de visualização técnica e científica, usados em aplicações como visualização
arquitetônica e de engenharia (maquetes eletrônicas), imagens médicas e
representação visual de fenômenos complexos;
c) Simuladores
de tempo real, como, por exemplo, simuladores de automóveis, aviões, processos
industriais etc.;
d) Sistemas
de informação geográfica (SIG), capazes de armazenar mapas e aerofotos em um
banco de dados com informação tanto convencional como espacial;
e) Sistemas
avançados de entretenimento, principalmente os sistemas de realidade virtual,
baseados na síntese gráfica tridimensional, em tempo real.
3. Sites
Por site, entendemos um título de hipermídia
colocado em um servidor da www e visualizado remotamente, em uma máquina cliente,
através de um programa navegador (browser), como o Internet Explorer ou Mozilla
Firefox. Os sites são compostos de páginas escritas nas linguagens HTML, XHTML,
XML e outras. Em geral, existe uma página inicial conhecida por home. A navegação
é feita, seguindo-se de página para página, através de ligações (links),
podendo levar a uma página do mesmo site ou de outros sites. Além de texto com
formatação e de links, as páginas de um site contêm material multimídia
(imagens, sons, animações, vídeo, modelos tridimensionais etc.).
Referência
Textos compilados integralmente de: Souza, Patrícia
Cristiane. Sistemas Multimídia. Cuiabá:
UAB/ UFMT, 2010.
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