sexta-feira, 6 de novembro de 2020

 TIPOS DE PRODUTOS MULTIMÍDIA

Paula Filho (2000) apresenta uma interessante classificação para os produtos multimídia, através da análise do grau de interatividade, distinguindo-os em: 1. Título; 2. Aplicativo; e, 3. Sites.

1. Título

A palavra título é usada para indicar um grau de comportamento mais rígido, engessado. Costumava-se, no caso de títulos com enfoque educacional, chamá-los de livros eletrônicos. A flexibilidade está embutida nos seus programas visualizadores ou navegadores, que são os meios de consulta de pesquisa desses documentos digitais.

Nos títulos lineares, a apresentação segue uma ordem predeterminada e sequencial, tendo o usuário controles básicos como próxima tela, tela anterior etc. Os títulos lineares podem ser comparados com as apresentações elaboradas em software de apresentação. Como exemplos de títulos lineares, temos: apresentações para palestras, no lugar de transparências e slides impressos ou feitos a mão; demonstrações de produtos e conceitos; tutoriais não interativos; e apresentações de cunho educacional em que o papel do aluno é de espectador passivo, como nas apresentações em vídeo.

Nos títulos hipermídia, a ordem de visualização é determinada pelo usuário final, que disporá não somente de controles lineares normais (como nos títulos lineares), como também de controles para navegação não sequencial. Esses controles são indicações visuais, geralmente representadas por sinais gráficos, como texto sublinhado, botões, ícones que permitem seguir referências, pesquisar assuntos e utilizar índices.

2. Aplicativo

Os aplicativos com interface multimídia são desenvolvidos em ambientes normais de programação de aplicativos gráficos, como Visual Basic, Delphi e Java. Além dos recursos gráficos estáticos, eles utilizam recursos de animação e som para enriquecer a comunicação com seus usuários.

São exemplos de aplicativos com interfaces multimídia: jogos que não exijam processamento complexo, ou síntese de imagens, ou som em tempo real; muitos aplicativos educacionais, material de EaD; aplicativos de produtividade pessoal (agendas, relatórios etc.).

Nos aplicativos multimídia, a multimídia não é tratada apenas como um recurso de interface, mas como objetivo central do aplicativo. Como exemplo de aplicativos multimídia, temos:

a) Ferramentas de autoria multimídia, utilizadas para a produção dos diversos tipos de material de multimídia;

b) Sistemas de visualização técnica e científica, usados em aplicações como visualização arquitetônica e de engenharia (maquetes eletrônicas), imagens médicas e representação visual de fenômenos complexos;

c) Simuladores de tempo real, como, por exemplo, simuladores de automóveis, aviões, processos industriais etc.;

d) Sistemas de informação geográfica (SIG), capazes de armazenar mapas e aerofotos em um banco de dados com informação tanto convencional como espacial;

e) Sistemas avançados de entretenimento, principalmente os sistemas de realidade virtual, baseados na síntese gráfica tridimensional, em tempo real.

3. Sites

Por site, entendemos um título de hipermídia colocado em um servidor da www e visualizado remotamente, em uma máquina cliente, através de um programa navegador (browser), como o Internet Explorer ou Mozilla Firefox. Os sites são compostos de páginas escritas nas linguagens HTML, XHTML, XML e outras. Em geral, existe uma página inicial conhecida por home. A navegação é feita, seguindo-se de página para página, através de ligações (links), podendo levar a uma página do mesmo site ou de outros sites. Além de texto com formatação e de links, as páginas de um site contêm material multimídia (imagens, sons, animações, vídeo, modelos tridimensionais etc.).

Referência

Textos compilados integralmente de: Souza, Patrícia Cristiane. Sistemas Multimídia. Cuiabá: UAB/ UFMT, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário