AS LINGUAGENS NO ENSINO DE ARTE
1. Artes Visuais
São os processos e produtos artísticos e
culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a
expressão visual como elemento de comunicação.
2. Dança
Se constitui como prática artística pelo
pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos
cognitivos e das experiências sensíveis implicados no movimento dançado,
discutindo e significando relações entre corporeidade e produção estética. Ao
articular os aspectos sensíveis, epistemológicos e formais do movimento dançado
ao seu próprio contexto, os alunos problematizam e transformam percepções que
permitem novas visões de si e do mundo. Eles têm, assim, a oportunidade de
repensar dualidades e binômios (corpo versus mente, popular versus erudito,
teoria versus prática), em favor de um conjunto híbrido e dinâmico de práticas.
3. Música
É a expressão artística que se materializa por
meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da
sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de
saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura. A
ampliação e a produção dos conhecimentos musicais passam pela percepção,
experimentação, reprodução, manipulação e criação de materiais sonoros diversos,
dos mais próximos aos mais distantes da cultura musical dos alunos. Esse
processo lhes possibilita vivenciar a música inter-relacionada à diversidade e
desenvolver saberes musicais fundamentais para sua inserção e participação
crítica e ativa na sociedade.
4. Teatro
Instaura a experiência artística
multissensorial de encontro com o outro em performance. Nessa experiência, o
corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de
si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física. Os processos de
criação teatral passam por situações de criação coletiva e colaborativa, por
intermédio de jogos, improvisações, atuações e encenações, caracterizados pela
interação entre atuantes e espectadores. O fazer teatral possibilita a intensa
troca de experiências entre os alunos e aprimora a percepção estética, a
imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a
emoção.
5. Arte
Leva em conta o diálogo entre essas linguagens,
o diálogo com a literatura, além de possibilitar o contato e a reflexão acerca
das formas estéticas híbridas, tais como as artes circenses, o cinema e a
performance.
Referências
FISCHER,
Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
KOHL,
Maryann F. O Livro dos Arteiros: arte grande e suja. Porto Alegre: Artmed,
2002.
______.
Iniciação a arte para crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2005.
PEREIRA,
Katia Helena. Como usar artes visuais na sala de aula. 1 ed. São Paulo – SP:
Editora Contexto, 2008.
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