A DISTINÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO E PLANO
É notório o fato de o
planejamento ser uma necessidade constante em todas as áreas da atividade
humana. Cada vez mais, a atitude de planejar ganha importância e torna-se mais
necessária, principalmente nas sociedades complexas do ponto de vista
organizacional. Hoje em dia, fala-se muito do ato de planejar e de sua
importância. Mas, afinal, o que é
planejamento?
Planejar é analisar uma dada
realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas
alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos
desejados.
Portanto, o planejamento é um processo
mental que envolve análise, reflexão e previsão. Nesse sentido, planejar é
uma atividade tipicamente humana, e está presente na vida de todos os
indivíduos, nos mais variados momentos.
Compreendendo o Planejamento
escolar como importante momento de elaboração teórica das tarefas docentes nas
quais a reflexão e a avaliação sobre o processo de ensino-aprendizagem possuem
como marco referencial a intenção política de intervir na realidade escolar dos
alunos, busquei neste, para ser mais preciso em uma de suas modalidades - o
plano de ensino - a forma de compreender o referencial filosófico-epistemológico,
teórico-metodológico e político da prática pedagógica dos professores.
O plano de ensino configura-se
como um roteiro organizado de unidades didático para um ano ou semestre composto
pelos seguintes elementos: justificativa da disciplina; conteúdos; objetivos
gerais e específicos; metodologia e avaliação, todos estes ligados à concepção
que a escola e o professor carrega sobre a função da educação, da escola, de
cada especificidade de determinada disciplina e sobre seus objetivos sociais e
pedagógicos.
Tais elementos visam assegurar
a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a
previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino
de qualidade e evite a improvisação e a rotina. Sobre esses elementos
materializam-se os referenciais políticopedagógicos da prática pedagógica dos
professores.
Libâneo (1994) observa o
planejamento escolar como processo responsável por racionalizar, organizar e
coordenar a ação docente, que deve articular as atividades escolares ao
contexto social, pois a escola, os professores e os alunos são integrantes da
dinâmica das relações sociais e tudo o que acontece no meio escolar é abarcado
porinfluências econômicas, políticas e culturais características da sociedade
de classes.
Essas funções delegadas ao
planejamento escolar são determinadas por uma intencionalidade educativa que
envolve objetivos, valores, atitudes, conhecimentos e formas de agir e
interagir dos professores que atuam na formação humana no contexto escolar, nos
quais amplos setores deste espaço envolver-se-ão na ação de projetar os rumos,
de forma democrática, que esta formação deve tomar compreendendo o planejamento
escolar como prática de elaboração conjunta dos planos, que parta de discussões
públicas.
De acordo com o professor Nélio Parra, planejar
consiste em prever e decidir sobre: a) que
pretendemos realizar; b) o que
vamos fazer; c) como vamos
fazer; d) o que e como devemos
analisar a situação, a fim de verificar se o que pretendemos foi atingido.
Referências
DALMÁS,
Ângelo. Planejamento Participativo na
Escola: elaboração, acompanhamento e avaliação. 12 ed. Petrópolis: Vozes,
1994.
LIBÂNEO,
J.C. Didática. São Paulo: Cortéz,
1994.
LIBÂNEO,
José Carlos. Didática. São Paulo:
Cortez, 1992.
LUCKESI,
Cipriano C. Avaliação educacional
escolar: para além do autoritarismo. ANDE, Revista da Associação Nacional
de Educação, n. 10, São Paulo, 1986.
OLIVEIRA,
Alaíde. Nova Didática. Belo
Horizonte: EDDAL, 1973.
PARRA,
Nelio. Planejamento de Curículo. Revista Escola, nº 5, São Paulo, Abril,
1972.
MASETTO,
Marcos. Didática a Aula como Centro.
São Paulo: F.T.D, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário