domingo, 6 de junho de 2021

 AS EXPERIÊNCIAS DO VER E SER VISTO NA CONTEMPORANEIDADE: POR QUE A ESCOLA DEVE LIDAR COM ISSO? – FICHAMENTO COMENTADO

TOURINO, Irene. As experiências do ver e ser visto na Contemporaneidade: por que a escola deve lidar com isso? Disponível em https://docente.ifrn.edu.br/isabeldantas/festa-e-ludicidade/arte-educacao/imagem-identidade-e-escola.-martins-raimundo (nas páginas 9-14). 2011

Citação direta: “Compreender a experiência do ver e ser visto não significa, apenas, restringir-se a um olhar, a uma visão ou a uma perspectiva” (p. 10).

Comentário: Essa compreensão perpassa pelos significados construídos e (re)construídas das mais diversificadas maneiras de como essas imagens podem ser representadas e transformadas quando são recebidas quando entram em circulação.

Citação direta: “As experiências do ‘ver e ser visto’ guardam outra peculiaridade que aprofunda suas marcas culturais” (p. 10).

Comentário: O sentido que damos às imagens que vemos no mundo traz sempre um traço da cultura em que estamos inseridos.

Citação direta: “As experiências de ‘ver e ser visto’ na contemporaneidade consideram a condição de hipervisualização da existência” (p. 11).

Comentário: Essa exposição a hipervisualização da existência pode gerar além de dependência, sintomas da fragmentação da subjetividade contemporânea, comportamentos que sinalizam um individualismo que se alastra e se dilui em modos de vida frágeis.

Citação direta: “A amplitude da questão do ver e ser visto, que inclui não apenas as imagens que vemos, mas as imagens e artefatos através das quais nos vemos. Inclui, também, como as imagens nos veem” (p. 11).

Comentário: A questão não se defini em quem tem a posse da imagem, mas compreender como somos vistos por esta imagem.

Citação direta: “Cabe à escola lidar não apenas com materiais visuais tangíveis, palpáveis, mas, também, com modos de ver, sentir e imaginar através dos quais os artefatos visuais são usados e entendidos” (p. 12).

Comentário: As imagens visuais podem assinalar diferentes sentidos conferidos à formação educacional e à pesquisa aproximando alunos do conhecimento e dos problemas relacionados ao contexto social e cultural em que vivem.

Citação direta: “As experiências do ‘ver e ser visto’ podem agregar condições que exigem de nós uma atualização constante” (p. 14).

Comentário: Ao refletir sobre a forma que nos vemos e como o outro nos ver e como nós gostaríamos de ser visto é o mecanismo que nos movimenta a sempre estamos nos reinventando.

Citação direta: “Rever, enfrentar questões problemáticas e inserir pequenas mudanças nos processos educativos nos ajuda a nos ver e a buscar sermos vistos como ensinadores e aprendedores da nossa inevitável condição de imperfeição e ignorância” (p. 14).

Comentário: A predisposição a mudança, por menor que seja, nos conduz a condição de sermos vistos como seres imperfeitos, mas em constante busca para atingir a perfeição e estarmos ao mesmo tempo na condição de quem aprende e ensina ao mesmo tempo.

* NASCIMENTO, Cleide Coelho do. Fichamento apresentada à disciplina Metodologias e Estratégias de Ensino de Artes ministrada pelo Prof. Tissiana dos Santos Carvalhêdo. Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Maranhão Campus Caxias. Coordenação do Curso de Pedagogia. Curso de Licenciatura em Pedagogia – EPT. 2021.

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