PROJETO: MÚSICA E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL*
1 INQUIETAÇÕES
A música acalma o coração, relaxa o corpo,
conduz o pensamento a grandes voos, alimenta o espírito, e acima de tudo, nos
dar sensação de felicidade e com as crianças ela tem o mesmo efeito. No
contexto da educação Infantil, ela tem servido a muitos propósitos, que em sua
maioria se distancia do trabalho realizado na área de música e nas demais áreas
do conhecimento. Na perspectiva de reverter esta situação, surge a ideia do
projeto: Música e Movimento na Educação Infantil.
2 INTRODUÇÃO
A música no contexto da
educação Infantil, vem ao longo do tempo de sua história, atendendo a vários
objetivos, alguns dos quais alheios as questões próprias dessa linguagem. Tem
sido em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos, como: a
formação, hábitos, atitudes e comportamentos (FERREIRA et al., 2007).
Percebe-se neste contexto, um distanciamento entre o trabalho realizado na área
de música e nas demais áreas do conhecimento, evidenciada pela realização de
atividades de reprodução e imitação em detrimento de atividades voltadas à
criação e à elaboração musical. A música está presente em várias situações da
vida humana e as crianças entram em contato com a cultura musical muito cedo e
assim começam a construir suas tradições musicais. Compreende-se a música como
linguagem e forma de conhecimento.
O Referencial Curricular
Nacional (p.44) garante que a música é uma linguagem universal capaz de
comunicar e expressar sentimentos e pensamentos. Ela está presente em diversas
culturas em inúmeros eventos sociais como: festas, rituais, comemorações,
manifestações cívicas, políticas entre outros. Ensinar música na educação
infantil consiste em: "[...] garantir à criança a possibilidade de
vivenciar e refletir sobre questões musicais, num exercício sensível e expressivo
que também oferece condições para o desenvolvimento de habilidades, de
formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos (RCN, p.15)".
Charelli e Barreto (2005), a
musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como
objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento
da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da
imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao
próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva
consciência corporal e de movimentação.
Charelli e Barreto (2005),
afirmam que atividades podem contribuir consideravelmente como reforço no
desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, esclarece sobre a
conexão entre o movimento corporal e a música.
O gesto e o movimento corporal
estão intimamente ligados e conectados ao trabalho musical. A realização
musical implica tanto em gesto como em movimento, porque o som é também, gesto
e movimento vibratório, e o corpo traduz em movimento os diferentes sons que
percebe. Os movimentos de flexão, balanceio, torção, estiramento etc., e os de
locomoção como andar, saltar, correr, saltitar, galopar etc., estabelecem
relações diretas com os diferentes gestos sonoros (RCN,1998, p.61).
Nossa proposta de ensino
considera toda esta diversidade e vai oportunizar um espaço para que o aluno
vivencie a música de forma contextualizada e significativa. Nesta perspectiva o
projeto: Música e movimento na educação infantil visa contemplar esses
princípios básicos de vivência e contextualização para uma aprendizagem
significativa.
Assim, procuraremos responder por meio da
realização do projeto, a seguinte questão: Como diminuir o distanciamento entre
o trabalho realizado na área de música e nas demais áreas do conhecimento,
evidenciada pela realização de atividades de reprodução e imitação em
detrimento de atividades voltadas à criação e à elaboração musical?
3 OBJETIVOS
3.1 Desenvolver relações afetivas e sociais
através das atividades de música e movimento;
3.2 Identificar elementos da música como forma
de expressão possibilitando o conhecimento de mundo;
3.3 Refletir sobre as percepções, sensações e sentimentos
através das músicas;
3.4 Ampliar as possibilidades expressivas do
próprio movimento através de gestos diversos e ritmos corporais;
3.5 Controlar gradualmente o próprio movimento,
aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras.
3.6 Construir instrumentos musicais a partir de
sucatas;
3.7
Montar um musical com o acompanhamento dos instrumentos construídos pelas
crianças.
4 PÚBLICO ALVO
Alunos da turma do Infantil II da escola:
Educandário Girassol
5 DURAÇÃO
5 (cinco) Semanas
6 AULAS PROPOSTAS
6.1
Aula 1: avaliação iniciante
Atividade
1: Roda de conversa – Em uma roda de conversa falar com a turma sobre os sons,
para que servem, como seriam viver sem eles. Aproveitar o ambiente escolar que
é quase rural e levá-los a um passeio exploratório em espaço aberto onde
poderão se acomodar para desenharem os sons que identificarem no ambiente. No
retorno a sala de aula, fazer uma exposição dos materiais produzidos.
6.2
Aula 2: Introdução contextual
a) Atividade 2: Apreciação de músicas e movimentos
diversos.
b) Conteúdos: Conhecimento de vários estilos
musicais comparando ritmos, timbres, tonalidades entre outras características; Exploração
da linguagem corporal para explorar sons e ritmos diversos; Apreciação musical.
c) Metodologia: Na primeira semana de
desenvolvimento do projeto, será levado para sala de aula uma coletânea de
música com cantor(a) / compositor (a) e gêneros diversos como MPB, música
clássica, cantigas de rodas, para que as crianças ouçam. Em consonância com a
apreciação musical, será recomendado que os alunos expressem nos movimentos: os
ritmos, timbres, tonalidades.
d)
Tarefa de casa: Para casa, levarão a missão de ouvir e escolher uma música da
sua preferência para em sala de aula escolherem a preferida da maioria, que
será aproveitada para apresentação do musical orquestrado. Será solicitado que
as crianças levem para a escola materiais de sucatas, como: garrafas pet, latas
de leite, caixas de leite e outros matérias que podem ser usados como
instrumentos musicais.
6.3
Aula 3: Aprofundamento contextual
a) Atividade 3: Escolha da música e construção
dos instrumentos musicais.
b) Conteúdos –
Participação em situações de identificação de elementos sonoros do dia a
dia; Utilização de gestos para cantar expressando-se livremente; Incentivo à
criação e a livre expressão musical e motora.
c) Metodologia: Escolher com as crianças quais
das músicas selecionadas agrada a maioria delas. No segundo momento do dia,
todos devem confeccionar os instrumentos musicais usando os materiais de
sucatas que as crianças trouxeram para a sala de aula.
d)
Tarefa de casa: Para casa neste dia, as crianças levarão seus instrumentos
musicais de sucata e continuarão seu treino para a apresentação no pátio da
escola para as outras crianças da educação infantil.
6.4
Aula 4: Aprimoramento contextual
a) Atividade 4: Ensaio e organização da
apresentação
b) Conteúdo: Participação em situações de
identificação de elementos sonoros do dia a dia; Utilização de gestos para cantar
expressando-se livremente; Incentivo à criação e a livre expressão musical e
motora.
c) Metodologia: Esta aula será destinada a
organização da apresentação, será definido os instrumentos que cada criança irá
tocar, como serão organizados no pátio. Em seguida, será iniciado os treinos
para a apresentação da nossa pequena “orquestra musical.
d)
Tarefa de casa: Para casa neste dia, as crianças levarão seus instrumentos
musicais de sucata e continuarão seu treino para a apresentação no pátio da
escola para as outras crianças da educação infantil.
6.5
AULA 5: Prática Contextual
a) Culminância do projeto
b) CONTEÚDO: Utilização de gestos para cantar
expressando-se livremente; Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se
corporalmente por meio da dança e outro movimento; Valorização e respeito em
relação às conquistas pessoais, em relação ao movimento e o gosto musical de
cada um; Incentivo à criação e a livre
expressão musical e motora.
c)
Metodologia Nesta última aula destinada ao projeto, será apresentada a todos os
alunos das turmas de Educação Infantil a nossa pequena “orquestra musical” com
toda a percussão criada pelas crianças. Esta apresentação será feita no pátio
da escola como forma de incentivo para as outras turmas e para as crianças
envolvidas no projeto.
7 AVALIAÇÃO
As crianças serão avaliadas continuamente de
acordo com sua interação e participação nas atividades propostas.
8 REGISTRO
Durante toda execução do projeto, serão feitas
anotações no caderno de registro reflexivo da turma para acompanhar a evolução
das crianças e possíveis alterações em ações futuras e na perspectiva de
validar cada ação realizada, serão fotografadas cada etapa do projeto e montado
um mural com exposição à escola ao fim das atividades.
9 AUTO AVALIAÇÃO
Em cada etapa do projeto as crianças serão
avaliadas de acordo com os objetivos esperados e alcançados por elas nestas
etapas, individualmente e no desenvolvimento do trabalho em equipe. Quanto as
professoras, iremos refletir sobre nossas ações e efeitos provocados nas
crianças no desenvolvimento das atividades e verificando a importância de
realizar na educação infantil atividades que promovam liderança e trabalho
coletivo.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da
Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília:
MEC/SEF, 1998.
CHIARELLI,
L. K. M.; BARRETO, S. DE J. A importância da musicalização na educação infantil
e no ensino fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a
integração do ser. Revista Recre@rte. n. 3, 2005.
FERREIRA,
D. L. DE A.; GOES, T. A.; PARANGABA, C. DE O.; SILVA, M. DA R.; FERRO, O. M.
DOS R. A Influência Da Linguagem Musical Na Educação Infantil. In: jornada do
HISTEDBR, 7, 2007, Campo Grande. Anais da VII Jornada do HISTEDBR – História,
Sociedade e Educação no Brasil, Campo Grande, 2007.
*
NASCIMENTO, Cleide Coelho do SANTOS, Ivanylde Pinto
dos; CHAVES, Jéssica Oliveira; FERREIRA, Laiane Cunha; SILVA, Marlene Cardoso
da. Projeto apresentado à disciplina Metodologias e Estratégias de Ensino
de Artes ministrada pelo Prof. Tissiana dos Santos Carvalhêdo. Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do
Maranhão Campus Caxias. Coordenação do Curso de Pedagogia. Curso de
Licenciatura em Pedagogia – EPT. 2021.
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