domingo, 6 de junho de 2021

 PROJETO: MÚSICA E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL*

1 INQUIETAÇÕES

A música acalma o coração, relaxa o corpo, conduz o pensamento a grandes voos, alimenta o espírito, e acima de tudo, nos dar sensação de felicidade e com as crianças ela tem o mesmo efeito. No contexto da educação Infantil, ela tem servido a muitos propósitos, que em sua maioria se distancia do trabalho realizado na área de música e nas demais áreas do conhecimento. Na perspectiva de reverter esta situação, surge a ideia do projeto: Música e Movimento na Educação Infantil.

2 INTRODUÇÃO

A música no contexto da educação Infantil, vem ao longo do tempo de sua história, atendendo a vários objetivos, alguns dos quais alheios as questões próprias dessa linguagem. Tem sido em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos, como: a formação, hábitos, atitudes e comportamentos (FERREIRA et al., 2007). Percebe-se neste contexto, um distanciamento entre o trabalho realizado na área de música e nas demais áreas do conhecimento, evidenciada pela realização de atividades de reprodução e imitação em detrimento de atividades voltadas à criação e à elaboração musical. A música está presente em várias situações da vida humana e as crianças entram em contato com a cultura musical muito cedo e assim começam a construir suas tradições musicais. Compreende-se a música como linguagem e forma de conhecimento.

O Referencial Curricular Nacional (p.44) garante que a música é uma linguagem universal capaz de comunicar e expressar sentimentos e pensamentos. Ela está presente em diversas culturas em inúmeros eventos sociais como: festas, rituais, comemorações, manifestações cívicas, políticas entre outros. Ensinar música na educação infantil consiste em: "[...] garantir à criança a possibilidade de vivenciar e refletir sobre questões musicais, num exercício sensível e expressivo que também oferece condições para o desenvolvimento de habilidades, de formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos (RCN, p.15)".

Charelli e Barreto (2005), a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Charelli e Barreto (2005), afirmam que atividades podem contribuir consideravelmente como reforço no desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, esclarece sobre a conexão entre o movimento corporal e a música.

O gesto e o movimento corporal estão intimamente ligados e conectados ao trabalho musical. A realização musical implica tanto em gesto como em movimento, porque o som é também, gesto e movimento vibratório, e o corpo traduz em movimento os diferentes sons que percebe. Os movimentos de flexão, balanceio, torção, estiramento etc., e os de locomoção como andar, saltar, correr, saltitar, galopar etc., estabelecem relações diretas com os diferentes gestos sonoros (RCN,1998, p.61).

Nossa proposta de ensino considera toda esta diversidade e vai oportunizar um espaço para que o aluno vivencie a música de forma contextualizada e significativa. Nesta perspectiva o projeto: Música e movimento na educação infantil visa contemplar esses princípios básicos de vivência e contextualização para uma aprendizagem significativa.

Assim, procuraremos responder por meio da realização do projeto, a seguinte questão: Como diminuir o distanciamento entre o trabalho realizado na área de música e nas demais áreas do conhecimento, evidenciada pela realização de atividades de reprodução e imitação em detrimento de atividades voltadas à criação e à elaboração musical?

3 OBJETIVOS

3.1 Desenvolver relações afetivas e sociais através das atividades de música e movimento;

3.2 Identificar elementos da música como forma de expressão possibilitando o conhecimento de mundo;

3.3 Refletir sobre as percepções, sensações e sentimentos através das músicas;

3.4 Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento através de gestos diversos e ritmos corporais;

3.5 Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras.

3.6 Construir instrumentos musicais a partir de sucatas;

3.7 Montar um musical com o acompanhamento dos instrumentos construídos pelas crianças.

4 PÚBLICO ALVO

Alunos da turma do Infantil II da escola: Educandário Girassol

5 DURAÇÃO

5 (cinco) Semanas

6 AULAS PROPOSTAS

6.1 Aula 1: avaliação iniciante

Atividade 1: Roda de conversa – Em uma roda de conversa falar com a turma sobre os sons, para que servem, como seriam viver sem eles. Aproveitar o ambiente escolar que é quase rural e levá-los a um passeio exploratório em espaço aberto onde poderão se acomodar para desenharem os sons que identificarem no ambiente. No retorno a sala de aula, fazer uma exposição dos materiais produzidos.

6.2 Aula 2: Introdução contextual

a) Atividade 2: Apreciação de músicas e movimentos diversos.

b) Conteúdos: Conhecimento de vários estilos musicais comparando ritmos, timbres, tonalidades entre outras características; Exploração da linguagem corporal para explorar sons e ritmos diversos; Apreciação musical.

c) Metodologia: Na primeira semana de desenvolvimento do projeto, será levado para sala de aula uma coletânea de música com cantor(a) / compositor (a) e gêneros diversos como MPB, música clássica, cantigas de rodas, para que as crianças ouçam. Em consonância com a apreciação musical, será recomendado que os alunos expressem nos movimentos: os ritmos, timbres, tonalidades.

d) Tarefa de casa: Para casa, levarão a missão de ouvir e escolher uma música da sua preferência para em sala de aula escolherem a preferida da maioria, que será aproveitada para apresentação do musical orquestrado. Será solicitado que as crianças levem para a escola materiais de sucatas, como: garrafas pet, latas de leite, caixas de leite e outros matérias que podem ser usados como instrumentos musicais.

6.3 Aula 3: Aprofundamento contextual 

a) Atividade 3: Escolha da música e construção dos instrumentos musicais.

b) Conteúdos –   Participação em situações de identificação de elementos sonoros do dia a dia; Utilização de gestos para cantar expressando-se livremente; Incentivo à criação e a livre expressão musical e motora.

c) Metodologia: Escolher com as crianças quais das músicas selecionadas agrada a maioria delas. No segundo momento do dia, todos devem confeccionar os instrumentos musicais usando os materiais de sucatas que as crianças trouxeram para a sala de aula.

d) Tarefa de casa: Para casa neste dia, as crianças levarão seus instrumentos musicais de sucata e continuarão seu treino para a apresentação no pátio da escola para as outras crianças da educação infantil.

6.4 Aula 4: Aprimoramento contextual

a) Atividade 4: Ensaio e organização da apresentação

b) Conteúdo: Participação em situações de identificação de elementos sonoros do dia a dia; Utilização de gestos para cantar expressando-se livremente; Incentivo à criação e a livre expressão musical e motora.

c) Metodologia: Esta aula será destinada a organização da apresentação, será definido os instrumentos que cada criança irá tocar, como serão organizados no pátio. Em seguida, será iniciado os treinos para a apresentação da nossa pequena “orquestra musical.

d) Tarefa de casa: Para casa neste dia, as crianças levarão seus instrumentos musicais de sucata e continuarão seu treino para a apresentação no pátio da escola para as outras crianças da educação infantil.

6.5 AULA 5: Prática Contextual

a) Culminância do projeto

b) CONTEÚDO: Utilização de gestos para cantar expressando-se livremente; Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança e outro movimento; Valorização e respeito em relação às conquistas pessoais, em relação ao movimento e o gosto musical de cada um;  Incentivo à criação e a livre expressão musical e motora.

c) Metodologia Nesta última aula destinada ao projeto, será apresentada a todos os alunos das turmas de Educação Infantil a nossa pequena “orquestra musical” com toda a percussão criada pelas crianças. Esta apresentação será feita no pátio da escola como forma de incentivo para as outras turmas e para as crianças envolvidas no projeto.

7 AVALIAÇÃO

As crianças serão avaliadas continuamente de acordo com sua interação e participação nas atividades propostas.

8 REGISTRO

Durante toda execução do projeto, serão feitas anotações no caderno de registro reflexivo da turma para acompanhar a evolução das crianças e possíveis alterações em ações futuras e na perspectiva de validar cada ação realizada, serão fotografadas cada etapa do projeto e montado um mural com exposição à escola ao fim das atividades.

9 AUTO AVALIAÇÃO

Em cada etapa do projeto as crianças serão avaliadas de acordo com os objetivos esperados e alcançados por elas nestas etapas, individualmente e no desenvolvimento do trabalho em equipe. Quanto as professoras, iremos refletir sobre nossas ações e efeitos provocados nas crianças no desenvolvimento das atividades e verificando a importância de realizar na educação infantil atividades que promovam liderança e trabalho coletivo.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHIARELLI, L. K. M.; BARRETO, S. DE J. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recre@rte. n. 3, 2005.

FERREIRA, D. L. DE A.; GOES, T. A.; PARANGABA, C. DE O.; SILVA, M. DA R.; FERRO, O. M. DOS R. A Influência Da Linguagem Musical Na Educação Infantil. In: jornada do HISTEDBR, 7, 2007, Campo Grande. Anais da VII Jornada do HISTEDBR – História, Sociedade e Educação no Brasil, Campo Grande, 2007.

* NASCIMENTO, Cleide Coelho do SANTOS, Ivanylde Pinto dos; CHAVES, Jéssica Oliveira; FERREIRA, Laiane Cunha; SILVA, Marlene Cardoso da. Projeto apresentado à disciplina Metodologias e Estratégias de Ensino de Artes ministrada pelo Prof. Tissiana dos Santos Carvalhêdo. Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Maranhão Campus Caxias. Coordenação do Curso de Pedagogia. Curso de Licenciatura em Pedagogia – EPT. 2021.

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