A APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO*
A sociedade brasileira hoje já se caracteriza
pelo uso intenso de tecnologias da informação e da comunicação. Um dos exemplos
deste fato é a presença da televisão quase que na totalidade das unidades
residenciais, bem como a posse do telefone celular. Além destes dispositivos,
cada vez mais os serviços prestados são baseados nestas tecnologias, como podemos
observar nos bancos, nas empresas etc. Além disto, a presença destas
tecnologias e, em particular, dos computadores e da internet, diversifica as
linguagens e as formas para representar o conhecimento.
No contexto educacional, as mídias estão
presentes nas unidades escolares através da existência de salas de TV e vídeo,
rádio, câmera digital, filmadora e computador. No entanto, a presença destas
tecnologias não é suficiente para que as mídias estejam integradas na educação.
Para tanto, são necessárias formas de ensinar e
aprender integrando ao currículo metodologias que utilizem as diversas mídias
em sala de aula, potencializando suas especificidades de modo a tornar o processo
de ensino e aprendizagem mais eficaz. Assim, a TV dispõe de imagens que podem
ser também discutidas de forma crítica; o rádio possui outra linguagem para
comunicar fatos e que também podem ser objeto da reflexão na escola; a
internet, ao possibilitar o confronto de várias fontes, potencializa esta
reflexão.
Neste contexto, para que as tecnologias tragam
avanços substanciais para escola, é preciso compreender as potencialidades
inerentes às mídias e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem.
O uso das mídias para o
processo de ensino e aprendizagem
Segundo Lèvy (1999, p.61), “a mídia é o suporte
ou veículo da mensagem. O impresso, o rádio, a televisão, o cinema ou a
internet, por exemplo, são mídias”. Tomamos como princípio que o uso destas
mídias é fundamental, porém devemos estar cientes de que as mesmas não funcionam
sem a interação com os sujeitos e entre os sujeitos, como procura representar a,
abaixo. Em outras palavras, o uso destas mídias em sala de aula deve permitir
ao indivíduo produzir, criar, manter, atualizar e processar informações
e conhecimentos.
*Textos
compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação
a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed.
Universitária, 2011.
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