TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): COMPETÊNCIA E PRÁTICA EDUCACIONAL *
A competência informacional e
a educação
Podemos afirmar que a competência informacional
é indispensável para transformar a informação em conhecimento. Neste sentido,
quando nos referimos aos processos educativos mediados pelas TDIC, asseveramos
que esta competência é de fundamental importância para o professor, pois o
mesmo tem o papel de organizar e mediar o conhecimento dos seus alunos possibilitando
assim a aprendizagem.
De acordo com Dudziak (2002) e Le Coadic (2004,
p.112) “Para que as pessoas adquiram competência informacional, é preciso que a
educação insira esse aprendizado nos seus currículos. Competência informacional
é uma questão de educação”.
Ademais, os professores podem – através da
aquisição desta competência informacional transitar de forma mais eficaz nos
processos de ensino e aprendizagem mediados pelas TDIC, na medida em que
contribuem na construção de significados a partir da informação. Conforme
afirma Le Coadic (2004, p.112):
O montante de informação na Internet
leva a que se proponham questões sobre as habilidades necessárias para aprender
a se informar e aprender a informar, sobre onde adquirir a informação e chama a
atenção de que essa aprendizagem é totalmente inexistente no sistema de ensino.
A competência informacional do
professor
Diante do exposto, podemos afirmar que é de
fundamental importância que o professor adquira estas habilidades para tornar a
sua prática mais eficaz, considerando que o professor competente em informação
é capaz de reconhecer dentro do contexto de sala de aula mediado pelas TDIC,
quando uma informação é necessária para o seu aluno e deve ter a habilidade de localizar,
avaliar e usar de fato a informação, ou seja, neste processo de aquisição do conhecimento,
o professor competente informacional é aquele que aprendeu a aprender, pois na medida
em que ele sabe aprender, ele entende como o conhecimento é organizado, como encontrar
a informação e como usá-las, possibilitando que seus alunos aprendam a partir
dela.
*Textos
compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação
a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed.
Universitária, 2011.
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