CONTEMPORANEIDADE E A DOCÊNCIA: CENÁRIOS E COMPETÊNCIAS*
Os Professores no cenário contemporâneo
Diante deste cenário, cabe aos
professores que atuam neste mundo em mudanças constantes, refletir sobre as
possibilidades de promoção de mudanças qualitativas no desenvolvimento e na
aprendizagem dos sujeitos, desenvolvendo atividades de humanização implicadas
na responsabilidade social e ética de dizer não apenas o quê fazer, mas o
porquê e como fazer, efetivando práticas pedagógicas que concorram para o
fortalecimento do sujeito e de suas identidades em meio ao processo de
globalização.
Quando nos referimos a sujeitos e identidades,
podemos afirmar que a atuação do educador deve se basear na observação diária
dos interesses e necessidades emergentes em seu grupo de alunos, bem como em
seu conhecimento sobre as especificidades de cada estágio de desenvolvimento do
sujeito em que as identidades são construídas e reconstruídas, principalmente
quando nos referimos à ideia básica do conhecimento em rede em que os conhecimentos
disciplinares, assentados na visão moderna da razão, devem ceder lugar aos conhecimentos
tecidos em redes relacionadas à ação cotidiana. Nos dizeres de Nóvoa (2004):
É difícil dizer se ser
professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado, porque a
profissão docente sempre foi de grande complexidade. Hoje, os professores têm
que lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a
tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado. Isto é, quando
todos os alunos vão para a escola, de todos os grupos sociais, dos mais pobres
aos ricos, de todas as raças e todas as etnias, quando toda essa gente está
dentro da escola e quando se consegue cumprir, de algum modo, esse desígnio
histórico da escola para todos, ao mesmo tempo, também, a escola atinge uma
enorme complexidade que não existia no passado.
As competências necessárias
para o professor
Vale salientar que para
exercer a profissão de professor hoje, pressupõe-se que o mesmo deve ter
domínio do conteúdo de sua área, entender os processos de aprendizagem dos estudantes,
saber ensinar, criando situações que favoreçam ao aluno encontrar sentido para aquilo
que está aprendendo, e proporcionar acesso às culturas emergentes, de modo que
estes possam interagir de modo crítico e eficaz para o próprio desenvolvimento.
Cabe destacar que o professor adequado às novas
demandas educacionais, não será substituído pelas tecnologias. Ao contrário,
estas tecnologias ampliam a sua função, a sua atuação, na medida em que novas
possibilidades de aprendizagens são criadas. Interessa à educação na
contemporaneidade a perspectiva do uso da razão (criticidade) diante do crescimento
vertiginoso de informações e de acesso às mesmas. Além desta criticidade, é fundamental
a visão sistêmica, em detrimento da visão linear que vem prevalecendo desde a Modernidade.
Esta visão sistêmica atende à complexidade e heterogeneidade que vem marcandova
construção do conhecimento para garantir a sustentabilidade de nossa existência
física e social.
*Textos
compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação
a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed.
Universitária, 2011.
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