quinta-feira, 6 de maio de 2021

SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADA (AEE): O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM. – FICHAMENTO COMENTADO*

VIANA, Márcia L; TEIXEIRA, Maria R. F. Sala de atendimento educacional especializada (AEE): o uso da tecnologia assistiva no processo de inclusão dos alunos nas atividades de ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). 2019, vol 12, Nº 1 (2019). Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/196993/001097512.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Citação: “As salas de AEE têm o objetivo de garantir o acesso ao ensino regular em igualdade de condições com os demais alunos e oferecem um serviço de apoio complementar ou suplementar à escolarização em classe comum, podendo ser ofertado no contra turno.” (p. 72)

Comentário: Considerando que estas salas servem para dar suporte ao trabalho do professor, reforçando os conceitos estudados nas salas comuns e ajudando ao aluno a respeitar seu tempo e forma de aprender.

Citação: “As escolas precisam de um novo olhar para aceitação das diferenças destes alunos, adaptando os métodos pedagógicos e curriculares para suprir as necessidades de cada um.” (p. 73)

Comentário: Trabalhar com alunos que necessitam de atenção e cuidados especiais é um desafio para a escola e principalmente para o professor, uma vez que não se tem habilidades adequadas para todas as situações.

Citação: “A integração significa preparar a pessoa com deficiência para o convívio social, e a inclusão quer dizer que a sociedade deve se adequar às necessidades das pessoas com deficiência, promovendo o exercício de sua cidadania (SASSAKI, 1997).“ (p. 73)

Comentário: Tratando-se de integração, a sociedade é que precisa se adequar as necessidades das pessoas e não o contrário.

Citação:  “A inclusão implica numa mudança de paradigma educacional” (p. 74).

Comentário: A inclusão é uma perspectiva te mudanças de atitudes e aceitação.

Citação: “A inclusão não é a eliminação da diferença, mas o reconhecimento da diferença: a exclusão, essa sim, é o não reconhecimento do outro (BENEVIDES, 2000).” (p .74)

Comentário: Reconhecer que não somo iguais é o primeiro passo para se perceber que mesmo diferentes podemos viver nas mesmas condições de direito.

Citação: “A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) veio para garantir a efetivação das práticas de atendimento educacional especializado para os sujeitos com deficiências nas redes públicas de ensino.” (p. 75)

Comentário: A efetivação de leis que asseguram direitos é um passo importante para se garantir a igualdade de oportunidade, uma vez que atendimento especializado é um suporte para alavancar o desenvolvimento intelectual de pessoas que necessitam deste fim.

Citação: “Na Educação Inclusiva, as Tecnologias estão trazendo um novo modelo de educação, rompendo com os padrões de ensino tradicionais e promovendo novas práticas de ensino-aprendizagem.“ (p. 76)

Comentário: Existem muitos programas que viabilizam o processo ensino aprendizagem de alunos com deficiências e estes recursos permitem uma nova perspectiva na dinamização da construção do conhecimento para aqueles que precisam contar com um suporte diferenciado para a aprendizagem.

Citação: “O uso de recurso de Tecnologia Assistivas, para alguns alunos, é a única maneira de proporcionar o acesso ao conhecimento à escola, onde vão poder desenvolver suas habilidades, potencialidades e favorecer suas ações de como estudar, brincar, interagir, comunicar e permitir a convivência em grupo.”  (p. 77)

Comentário: A garantia do acesso a sala de AEE e o uso dos recursos de Tecnologias Assistivas pelos alunos com deficiência tem se mostrado um caminho que garante o firmamento do aprendizado dessas pessoas com maior qualidade, uma vez que dar condições de vivencia social.

Citação: “A escola para todos não se dá apenas na aceitação das diferenças, na celebração da diversidade, mas sim na reestruturação dos métodos pedagógicos, revisando currículos e adaptando-os às necessidades específicas de cada aluno, na preparação e formação dos professores, gestores e comunidade para construir, de fato, uma sociedade inclusiva.” (p. 77)

Comentário: Um ambiente escolar, que assegure a integração, a inclusão e a permanência das pessoas portadoras de deficiência, assim como qualquer outra diferença, com profissionais capacitados e preparados para receber e acolher com respeito é o que define com escola inclusiva dentro de uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

Citação: “Para uma sala ser considerada inclusiva, deve haver um comprometimento do profissional que atua nesse espaço, buscando conhecer as necessidades destes alunos e auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de suas habilidades.” (p. 78)

Comentário: A sala de aula inclusiva recebe o aluno portador de deficiência como alguém que deve participar de todo o processo de aprendizado, dando condições deste aprender e viver as mesmas experiências de todos os alunos desta sala.

* NASCIMENTO, Cleide Coelho do. Fichamento apresentado à disciplina de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, ministrada pela Prof. Dr. Paulo Roberto de Jesus Silva. Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Maranhão Campus Caxias. Coordenação do Curso de Pedagogia. Curso de Licenciatura em Pedagogia – EPT. 2019.

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