CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO NO AMBIENTE ESCOLAR:
POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DE PEQUENOS HISTORIADORES*
A
ideia de utilizar fontes no ambiente escolar é recente e busca a inserção dos
alunos no ambiente de construção do conhecimento histórico, na medida em que
permite seu contato com a matéria-prima do historiador, não objetivando, no
entanto, transformar os alunos em “pequenos historiadores”.
Para
trabalhar com fontes históricas em sala de aula devemos considerar algumas
situações pontuais: em primeiro lugar, é importante que o professor planeje
criteriosamente a utilização desses recursos, relacionando-os aos conteúdos e
objetivos definidos para cada aula. Em segundo lugar, é necessário que o
professor saiba selecionar documentos e preparar os alunos para o contato com
eles. Para isso é fundamental identificar o nível da turma e começar com a
utilização de um documento não tão complexo, mas de fácil compreensão, e à
medida que os discentes forem se identificando com o uso das fontes, poderá
então aumentar o nível de complexidade, e sempre observando a capacidade de
aprendizagem da turma.
Nesse
sentido, devemos atentar para alguns obstáculos importantes a serem
considerados no processo de seleção de documentos ou fontes históricas: a complexidade
do vocabulário, e textos muito antigo pode dificultar o trabalho com os alunos,
devido ao uso de termos ainda hoje desconhecidos; extensão do texto, evitar
documentos muito longos, considerando o número de aulas e horário semanal da
aula; e, finalmente, a inadequação de idade dos alunos. (BITTENCOURT, 2008).
Ressaltamos ainda a importância que as fontes históricas apresentam no processo
de dinamização e ressignificação do ensino de história.
O
fundamental diante disto é que o professor busque sempre atualizar-se em
relação ao conhecimento histórico que está sendo produzido e nas possibilidades
de utilização de variados recursos no processo de compreensão das realidades
históricas. Ao enveredarmos pelo caminho para aproximar os alunos do processo de
construção da história, através de fontes históricas, não significa transformar
os alunos em pequenos historiadores, mas mostrar que a história está a alcance
de todos aqueles que buscam conhece-la.
O
desenvolvimento da noção de tempo nas aulas de História e o desenvolvimento da
competência mental e abstrata de ordenação temporal de acontecimentos
históricos são, alguns dos aspetos mais difíceis de trabalhar com os alunos no
espaço de sala de aula. Entretanto é possível, de uma forma diferente e
motivadora, trabalhar com os alunos, em sala de aula, a noção de tempo em
História de uma forma eficaz.
Com
o desenvolvimento de atividades práticas e diferentes, é possível desmistificar
a ideia de que a História é uma disciplina que recorre exclusivamente à memorização
de acontecimentos. Com as atividades práticas, é possível simplificar conceitos
complexos e abstratos como a noção de tempo histórico e, ao mesmo tempo, tornar
o ensino História mais motivador e até mais eficaz.
É fundamental as crianças serem inseridas desde
cedo no desenvolvimento das operações e raciocínios exigidos pela natureza do
pensamento histórico, uma vez que a instrução escolar, com a devida mediação do
docente e dos colegas, pode acelerar o desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido
é papel do professor criar situações e intervenções que ativem o processo de construção
do conceito de tem
REFERÊNCIAS
BITTENCOURT,
Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo:
Cortez, 2008.
MONTEIRO,
Ana Maria F.C. A história ensinada: algumas configurações do saber escolar. In:
História & Ensino. Londrina, v.9 p. 9-35. Out2003
PEREIRA,
Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de história? sobre o uso
de fontes na sala de aula. In: Revista Anos 90, Porto Alegre, v.15. n. 28. P.
113-128, dez 2008
SCALDAFERRI,
Dilma Célia Mallard. Concepções de tempo e ensino de História. In: História
& Ensino, Londrina, v.14, p. 53-70, 2008.
*NASCIMENTO,
Cleide Coelho do. Atividades apresentada à disciplina Metodologia e Estratégia
de Ensino de História ministrada pelo Profª. Patrícia de Sousa Santos. Instituto
Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Maranhão Campus Caxias. Coordenação
do Curso de Pedagogia. Curso de Licenciatura em Pedagogia – EPT. 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário