quinta-feira, 6 de maio de 2021

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO NO AMBIENTE ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DE PEQUENOS HISTORIADORES*

A ideia de utilizar fontes no ambiente escolar é recente e busca a inserção dos alunos no ambiente de construção do conhecimento histórico, na medida em que permite seu contato com a matéria-prima do historiador, não objetivando, no entanto, transformar os alunos em “pequenos historiadores”.

Para trabalhar com fontes históricas em sala de aula devemos considerar algumas situações pontuais: em primeiro lugar, é importante que o professor planeje criteriosamente a utilização desses recursos, relacionando-os aos conteúdos e objetivos definidos para cada aula. Em segundo lugar, é necessário que o professor saiba selecionar documentos e preparar os alunos para o contato com eles. Para isso é fundamental identificar o nível da turma e começar com a utilização de um documento não tão complexo, mas de fácil compreensão, e à medida que os discentes forem se identificando com o uso das fontes, poderá então aumentar o nível de complexidade, e sempre observando a capacidade de aprendizagem da turma.

Nesse sentido, devemos atentar para alguns obstáculos importantes a serem considerados no processo de seleção de documentos ou fontes históricas: a complexidade do vocabulário, e textos muito antigo pode dificultar o trabalho com os alunos, devido ao uso de termos ainda hoje desconhecidos; extensão do texto, evitar documentos muito longos, considerando o número de aulas e horário semanal da aula; e, finalmente, a inadequação de idade dos alunos. (BITTENCOURT, 2008). Ressaltamos ainda a importância que as fontes históricas apresentam no processo de dinamização e ressignificação do ensino de história.

O fundamental diante disto é que o professor busque sempre atualizar-se em relação ao conhecimento histórico que está sendo produzido e nas possibilidades de utilização de variados recursos no processo de compreensão das realidades históricas. Ao enveredarmos pelo caminho para aproximar os alunos do processo de construção da história, através de fontes históricas, não significa transformar os alunos em pequenos historiadores, mas mostrar que a história está a alcance de todos aqueles que buscam conhece-la.

O desenvolvimento da noção de tempo nas aulas de História e o desenvolvimento da competência mental e abstrata de ordenação temporal de acontecimentos históricos são, alguns dos aspetos mais difíceis de trabalhar com os alunos no espaço de sala de aula. Entretanto é possível, de uma forma diferente e motivadora, trabalhar com os alunos, em sala de aula, a noção de tempo em História de uma forma eficaz.

Com o desenvolvimento de atividades práticas e diferentes, é possível desmistificar a ideia de que a História é uma disciplina que recorre exclusivamente à memorização de acontecimentos. Com as atividades práticas, é possível simplificar conceitos complexos e abstratos como a noção de tempo histórico e, ao mesmo tempo, tornar o ensino História mais motivador e até mais eficaz.

É fundamental as crianças serem inseridas desde cedo no desenvolvimento das operações e raciocínios exigidos pela natureza do pensamento histórico, uma vez que a instrução escolar, com a devida mediação do docente e dos colegas, pode acelerar o desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido é papel do professor criar situações e intervenções que ativem o processo de construção do conceito de tem

REFERÊNCIAS

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

MONTEIRO, Ana Maria F.C. A história ensinada: algumas configurações do saber escolar. In: História & Ensino. Londrina, v.9 p. 9-35. Out2003

PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula. In: Revista Anos 90, Porto Alegre, v.15. n. 28. P. 113-128, dez 2008

SCALDAFERRI, Dilma Célia Mallard. Concepções de tempo e ensino de História. In: História & Ensino, Londrina, v.14, p. 53-70, 2008.

*NASCIMENTO, Cleide Coelho do. Atividades apresentada à disciplina Metodologia e Estratégia de Ensino de História ministrada pelo Profª. Patrícia de Sousa Santos. Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Maranhão Campus Caxias. Coordenação do Curso de Pedagogia. Curso de Licenciatura em Pedagogia – EPT. 2020.

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