QUE
DEFINIÇÕES TEMOS PARA O CUIDAR, O EDUCAR E O BRINCAR? COMO
DEVE SER O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ATENDER O
ENTRELAÇAMENTO ENTRE O CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR? QUAL O PAPEL DO EDUCADOR NESSE
PROCESSO?*
Cuidar e educar
significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu
esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar
ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.
Cuidar
e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão
integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a
diversidade, o momento e a realidade, peculiares à infância. Os processos de cuidar
e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a
constituição do ser não ocorre em momentos e de maneira compartimentada. Na
educação infantil o “cuidar” é parte integrante da educação, embora possa
exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que exploram a dimensão
pedagógica.
Unir
cuidados e conteúdos na educação infantil é muito importante para o crescimento
da criança. Todas as atividades desenvolvidas com as crianças precisam ter uma intencionalidade,
devem ser pensadas na perspectivava de levar a criança a aprender algo além da
diversão.
As
atividades desenvolvidas com os pequenos precisam ter um sentido didático e
pedagógico. Vejamos, por exemplo, a questão do banho, a cuidadora além do
cuidado, conversa com a criança, um banho intencional, além do prazer e da
diversão contida na ação de dar banho, a cuidadora aproveita este tempo para
ensinar as partes do corpo humano, durante a refeição que também é conteúdo, pode
ser conversado com a criança a importância da alimentação para seu crescimento
e saúde, isso partindo de uma refeição intencionalmente planejada e orientada
para um fim também didático.
A
criança pequena também aprende brincando, por isso é tão importante que ela
tenha essa experiência, tanto com outras crianças como com adultos. Através do
ato de ser cuidada por um adulto ela vai aprendendo a fazer Imitações de ações
que ver no mundo adulto. Nestas imitações essa criança vai assumir, por
exemplo, o papel social de uma mãe que ela ver e brinca de faz de conta. Esse é
um momento decisivo para o crescimento da criança.
O
planejamento das atividades na Educação Infantil para atender o entrelaçamento
entre o cuidar, educar e brincar é um momento que visa possibilitar ao professor
encontrar soluções para alcançar avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo
e social da criança, neste sentido deve ser uma atividade realizada
continuamente, pois o professor vai está não somente escolhendo os conteúdos a
serem trabalhado com as crianças, mas preparando todo um processo de
acompanhamento do desenvolvimento destes conteúdos, onde ele vai diagnosticar
os avanços e dificuldades de toda a turma e também de forma individual, já que
é fundamental o professor levar em consideração as peculiaridades e as
especificidades de cada criança, já que cada uma tem seu modo de agir, pensar e
sentir.
O
papel do educador no processo de dar sentido o ato de cuidar, educar e brincar é
fundamental nessa fase da infância e de iniciação escolar até os 5 anos de
idade, período em que entra na educação infantil, pois através do planejamento
ele vai organizar suas ações de trabalho que será realizado com as crianças e
através do ato de cuidar, do brincar intencionalmente este educador vai ajudar
a essa criança construir conceitos que serão desenvolvido e experimentado por
eles com significados para toda a vida. Além de observar e acompanhar as
brincadeiras dos pequenos é importante que o professor participe também, entre
na brincadeira, pois ele pode estar inserindo um problema para ser resolvido
pelas crianças, ajudando-as a formalizar seus próprios conhecimentos.
Quando
a criança chega na escola ela precisa desenvolver uma confiança até então
existente apenas com a família, precisa criar laços de confiança, pois depois
dos pais será o adulto que servirá de modelo a ser seguido por elas. Estabelecido
este vinculo, o ideal seria que esse professor acompanhasse essa criança por um
bom tempo, pelo menos até ele ser capaz de conseguir confiar em outra pessoa,
ou outro educador.
Durante um certo tempo para trabalhar na educação
infantil era exigido apenas ter no mínimo o Ensino Médio, atualmente a situação
é outra, além da formação o professor tem que saber lidar com as crianças,
saber dar segurança aos laços afetivos construídos. Neste período apesar de ser
muito raro é importante a presença de professor homem para reforçar o
significado de homem e mulher no processo de formação da criança. Diante de
tudo isso é fundamental que o Professor esteja preparado para receber a
inclusão, aqui surge a necessidade de formação voltada para essa situação, sem
esquecer, contudo, a importância de profissionais especializados para ajudar o
professor, pois, além da aceitação, as crianças precisam ser incluídas.
REFERÊNCIAS
WADEWORTH,
Barry J. Inteligência e afetividade da Criança na teoria de Piaget. Disponível
em: https://pt.scribd.com/document/363149755/INTELIGENCIA-E-AFETIVIDADE-DA-CRIANCA-NA-TEORIA-DE-PIAGET.
Acesso em: set. 2020.
Vídeo
aula – Desenvolvimento Infantil: importância das Atividades operacionais na
Educação Infantil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qq1dHRcLcMc. Acesso
em: set. 2020.
Vídeo
– Desenvolvimento Infantil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NlhBKSXVPEo.
Acesso em: set. 2020.
Vídeo
– D12 – educação Infantil – Cuidar, educar e Brincar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wnrJzJCnAr8.
Acesso em: set. 2020.
Vídeo
– O papel do professor na educação infantil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jYnvT1hX9io.
Acesso em: set. 2020.
*NASCIMENTO, Cleide Coelho do. Texto apresentado à disciplina Educação Infantil, ministrada pela Professora Sandra Maria de Sousa Caminha. Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Maranhão Campus Caxias. Coordenação do Curso de Pedagogia. Curso de Licenciatura em Pedagogia – EPT. 2020.
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