quinta-feira, 6 de maio de 2021

QUE DEFINIÇÕES TEMOS PARA O CUIDAR, O EDUCAR E O BRINCAR? COMO DEVE SER O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ATENDER O ENTRELAÇAMENTO ENTRE O CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR? QUAL O PAPEL DO EDUCADOR NESSE PROCESSO?*

Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.

Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade, peculiares à infância. Os processos de cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser não ocorre em momentos e de maneira compartimentada. Na educação infantil o “cuidar” é parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que exploram a dimensão pedagógica. 

Unir cuidados e conteúdos na educação infantil é muito importante para o crescimento da criança. Todas as atividades desenvolvidas com as crianças precisam ter uma intencionalidade, devem ser pensadas na perspectivava de levar a criança a aprender algo além da diversão.

As atividades desenvolvidas com os pequenos precisam ter um sentido didático e pedagógico. Vejamos, por exemplo, a questão do banho, a cuidadora além do cuidado, conversa com a criança, um banho intencional, além do prazer e da diversão contida na ação de dar banho, a cuidadora aproveita este tempo para ensinar as partes do corpo humano, durante a refeição que também é conteúdo, pode ser conversado com a criança a importância da alimentação para seu crescimento e saúde, isso partindo de uma refeição intencionalmente planejada e orientada para um fim também didático.

A criança pequena também aprende brincando, por isso é tão importante que ela tenha essa experiência, tanto com outras crianças como com adultos. Através do ato de ser cuidada por um adulto ela vai aprendendo a fazer Imitações de ações que ver no mundo adulto. Nestas imitações essa criança vai assumir, por exemplo, o papel social de uma mãe que ela ver e brinca de faz de conta. Esse é um momento decisivo para o crescimento da criança.

O planejamento das atividades na Educação Infantil para atender o entrelaçamento entre o cuidar, educar e brincar é um momento que visa possibilitar ao professor encontrar soluções para alcançar avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, neste sentido deve ser uma atividade realizada continuamente, pois o professor vai está não somente escolhendo os conteúdos a serem trabalhado com as crianças, mas preparando todo um processo de acompanhamento do desenvolvimento destes conteúdos, onde ele vai diagnosticar os avanços e dificuldades de toda a turma e também de forma individual, já que é fundamental o professor levar em consideração as peculiaridades e as especificidades de cada criança, já que cada uma tem seu modo de agir, pensar e sentir. 

O papel do educador no processo de dar sentido o ato de cuidar, educar e brincar é fundamental nessa fase da infância e de iniciação escolar até os 5 anos de idade, período em que entra na educação infantil, pois através do planejamento ele vai organizar suas ações de trabalho que será realizado com as crianças e através do ato de cuidar, do brincar intencionalmente este educador vai ajudar a essa criança construir conceitos que serão desenvolvido e experimentado por eles com significados para toda a vida. Além de observar e acompanhar as brincadeiras dos pequenos é importante que o professor participe também, entre na brincadeira, pois ele pode estar inserindo um problema para ser resolvido pelas crianças, ajudando-as a formalizar seus próprios conhecimentos.

Quando a criança chega na escola ela precisa desenvolver uma confiança até então existente apenas com a família, precisa criar laços de confiança, pois depois dos pais será o adulto que servirá de modelo a ser seguido por elas. Estabelecido este vinculo, o ideal seria que esse professor acompanhasse essa criança por um bom tempo, pelo menos até ele ser capaz de conseguir confiar em outra pessoa, ou outro educador.

Durante um certo tempo para trabalhar na educação infantil era exigido apenas ter no mínimo o Ensino Médio, atualmente a situação é outra, além da formação o professor tem que saber lidar com as crianças, saber dar segurança aos laços afetivos construídos. Neste período apesar de ser muito raro é importante a presença de professor homem para reforçar o significado de homem e mulher no processo de formação da criança. Diante de tudo isso é fundamental que o Professor esteja preparado para receber a inclusão, aqui surge a necessidade de formação voltada para essa situação, sem esquecer, contudo, a importância de profissionais especializados para ajudar o professor, pois, além da aceitação, as crianças precisam ser incluídas.

REFERÊNCIAS

WADEWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da Criança na teoria de Piaget. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/363149755/INTELIGENCIA-E-AFETIVIDADE-DA-CRIANCA-NA-TEORIA-DE-PIAGET. Acesso em:  set. 2020.

Vídeo aula – Desenvolvimento Infantil: importância das Atividades operacionais na Educação Infantil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qq1dHRcLcMc. Acesso em:  set. 2020.

Vídeo – Desenvolvimento Infantil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NlhBKSXVPEo. Acesso em:  set. 2020.

Vídeo – D12 – educação Infantil – Cuidar, educar e Brincar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wnrJzJCnAr8. Acesso em:  set. 2020.

Vídeo – O papel do professor na educação infantil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jYnvT1hX9io. Acesso em:  set. 2020.

*NASCIMENTO, Cleide Coelho do. Texto apresentado à disciplina Educação Infantil, ministrada pela Professora Sandra Maria de Sousa Caminha. Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Maranhão Campus Caxias. Coordenação do Curso de Pedagogia. Curso de Licenciatura em Pedagogia – EPT. 2020.

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