ARTE E AS SEIS DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
1. Criação
Refere-se ao fazer artístico, quando os
sujeitos criam, produzem e constroem. Trata
do apreender o que está em jogo durante o fazer artístico, processo permeado
por tomadas de decisão, entraves, desafios, conflitos, negociações e
inquietações.
2. Crítica
Refere-se às impressões que impulsionam os
sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem. Articula ação
e pensamento propositivos, envolvendo aspectos estéticos, políticos,
históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais.
3. Estesia
Refere-se à experiência sensível dos sujeitos
em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e
aos diferentes materiais. Articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como
forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo.
4. Expressão
Refere-se às possibilidades de exteriorizar e
manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto
em âmbito individual quanto coletivo. Emerge da experiência artística com os
elementos constitutivos de cada linguagem, dos seus vocabulários específicos e
das suas materialidades.
5. Fruição
Refere-se ao deleite, ao prazer, ao
estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas
artísticas e culturais. Implica disponibilidade dos sujeitos para a relação
continuada com produções artísticas e culturais oriundas das mais diversas
épocas, lugares e grupos sociais.
6. Reflexão
Refere-se ao processo de construir argumentos e
ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos,
artísticos e culturais. É a atitude de perceber, analisar e interpretar as
manifestações artísticas e culturais, seja como criador, seja como leitor. Os
conhecimentos e as experiências artísticas são constituídos por materialidades
verbais e não verbais, sensíveis, corporais, visuais, plásticas e sonoras
Referências
FISCHER,
Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
KOHL,
Maryann F. O Livro dos Arteiros: arte grande e suja. Porto Alegre: Artmed,
2002.
______.
Iniciação a arte para crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2005.
PEREIRA,
Katia Helena. Como usar artes visuais na sala de aula. 1 ed. São Paulo – SP:
Editora Contexto, 2008.
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