terça-feira, 6 de julho de 2021

 ARTE E AS SEIS DIMENSÕES DO CONHECIMENTO

1. Criação

Refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem.  Trata do apreender o que está em jogo durante o fazer artístico, processo permeado por tomadas de decisão, entraves, desafios, conflitos, negociações e inquietações.

2. Crítica

Refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem. Articula ação e pensamento propositivos, envolvendo aspectos estéticos, políticos, históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais.

3. Estesia

Refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo.

4. Expressão

Refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo. Emerge da experiência artística com os elementos constitutivos de cada linguagem, dos seus vocabulários específicos e das suas materialidades.

5. Fruição

Refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais. Implica disponibilidade dos sujeitos para a relação continuada com produções artísticas e culturais oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos sociais.

6. Reflexão

Refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. É a atitude de perceber, analisar e interpretar as manifestações artísticas e culturais, seja como criador, seja como leitor. Os conhecimentos e as experiências artísticas são constituídos por materialidades verbais e não verbais, sensíveis, corporais, visuais, plásticas e sonoras

Referências

FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

KOHL, Maryann F. O Livro dos Arteiros: arte grande e suja. Porto Alegre: Artmed, 2002.

______. Iniciação a arte para crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PEREIRA, Katia Helena. Como usar artes visuais na sala de aula. 1 ed. São Paulo – SP: Editora Contexto, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário