CIÊNCIAS NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Quaisquer disciplinas trabalhadas na escola
devem constituir-se como uma possibilidade de concretização da função social
atribuída ao trabalho educativo, qual seja contribuir para a produção da
natureza humano-genérica nos sujeitos (SAVIANI, 2000), e nesse sentido, a contribuições
da disciplina Ciências busca também a concretização da função social da escola.
1. Objeto de estudo da Ciências
É estruturado em relações dinâmicas da Biologia,
Química, Física e Matemática, tendo como conteúdo: descrever nas relações de
interdependência entre os fatores bióticos e abióticos que se definem como conjunto
de sistemas físicos, químicos e biológicos que acarretam transformações da
matéria e da energia na biosfera e da astronomia.
2. Objetivo de estudo da Ciências
É a socialização dos conhecimentos
historicamente acumulados pela humanidade promovendo a compreensão e a
apropriação das leis que regem os fenômenos naturais.
3. Trabalho pedagógico
Deve oportunizar aos alunos, envolver-se nos
processos de aprendizagem; vivenciar momentos de investigação e ampliação da
sua curiosidade; aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico
e de criação; desenvolver posturas mais colaborativas; sistematizar suas
primeiras explicações do mundo natural e tecnológico, do seu corpo, sua saúde e
seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os
procedimentos próprios das Ciências da Natureza. (BNCC)
4. Unidades temáticas do ensino
de ciências nos anos iniciais do ensino
fundamental segundo a BNCC
a) Matéria e energia: contempla o estudo de
materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida
em geral, na perspectiva de construir conhecimento sobre a natureza da matéria
e os diferentes usos da energia.
b) Vida e evolução: propõe o estudo dos seres
vivos (incluindo os seres humanos) com suas características e necessidades, e a
vida como fenômeno natural e social, os elementos essenciais à sua manutenção e
à compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de
vida no planeta.
c)
Terra e universo: busca-se a compreensão
de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas
dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles.
Referências
BRASIL.
Constituição da República Federativa do
Brasil. Brasília DF: Senado, 1998.
SAVIANI,
Dermeval. Educação: do senso comum à
consciência filosófica. 18. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009.
(Educação Contemporânea).
______.
Escola e Democracia. 25 ed. São
Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.
______.
Interlocuções pedagógicas: conversa
com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas,
SP: Autores Associados, 2010.
______.
Pedagogia Histórico-Crítica:
primeiras aproximações. 11 ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2012.
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