terça-feira, 6 de julho de 2021

 CIÊNCIAS NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Quaisquer disciplinas trabalhadas na escola devem constituir-se como uma possibilidade de concretização da função social atribuída ao trabalho educativo, qual seja contribuir para a produção da natureza humano-genérica nos sujeitos (SAVIANI, 2000), e nesse sentido, a contribuições da disciplina Ciências busca também a concretização da função social da escola.

1. Objeto de estudo da Ciências

É estruturado em relações dinâmicas da Biologia, Química, Física e Matemática, tendo como conteúdo: descrever nas relações de interdependência entre os fatores bióticos e abióticos que se definem como conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos que acarretam transformações da matéria e da energia na biosfera e da astronomia.

2. Objetivo de estudo da Ciências

É a socialização dos conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade promovendo a compreensão e a apropriação das leis que regem os fenômenos naturais.

3. Trabalho pedagógico

Deve oportunizar aos alunos, envolver-se nos processos de aprendizagem; vivenciar momentos de investigação e ampliação da sua curiosidade; aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação; desenvolver posturas mais colaborativas; sistematizar suas primeiras explicações do mundo natural e tecnológico, do seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza. (BNCC)

4. Unidades temáticas do ensino de ciências nos anos iniciais do  ensino fundamental segundo a BNCC

a) Matéria e energia: contempla o estudo de materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, na perspectiva de construir conhecimento sobre a natureza da matéria e os diferentes usos da energia.

b) Vida e evolução: propõe o estudo dos seres vivos (incluindo os seres humanos) com suas características e necessidades, e a vida como fenômeno natural e social, os elementos essenciais à sua manutenção e à compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de vida no planeta.

c) Terra e universo:  busca-se a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília DF: Senado, 1998.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009. (Educação Contemporânea).

______. Escola e Democracia. 25 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

______. Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

______. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2012.

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