sexta-feira, 6 de agosto de 2021

 RECORTE DE CITAÇÕES REFLEXIVAS SOBRE A ORGANIZAÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM VISTA NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS

 [...]” O processo histórico pelo qual a avaliação tem sido concebida nos revela que as pratica avaliativas são marcadas por diferentes funções e objetivos que lhe são atribuídas, conforme o paradigma avaliativo que as sustentam”.

 (MORAIS, 2014, p. 53)

“Um ato de investigar a qualidade daquilo que constitui seu objeto de estudo e, por isso mesmo retrata a sua qualidade. Desse modo, ela não soluciona nada, mas sim subsidia as decisões sobre atos pedagógicos e administrativos na perspectiva da eficiência dos resultados desejados”.

 (LUCKSI, 2011, p.13)

“Nada é mais adequado que o exame, para inspirar a todos o reconhecimento da legitimidade dos veredictos escolares e das hierarquias que eles legitimam”.

(BOURDIEU; PASSERON,  2014, p. 199)

“Avaliação em larga escala do tipo Saeb, é um instrumento de acompanhamento global de redes de ensino com o objetivo de traçar series históricas do desempenho dos sistemas [...] com finalidade de reorientar políticas públicas quando conduzidas com metodologias adequadas podem trazer importantes informações sobre o desempenho dos alunos, dados sobre os professores, condições de trabalho e funcionamento de das escolas de uma rede”.

(FREITAS et al, 2009, p. 43)

REFEÊNCIAS

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2014.

FREITAS, Luiz Carlos, et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2009.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem como componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MORAIS, Georgyanna Andréa Silva. Do produto ao processo: contribuições da Provinha Brasil na reorganização da prática pedagógica alfabetizadora. Tese (doutorado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

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