PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA SOB O OLHA DE SAVIANI
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Pedagogia histórico-crítica?
Compreende a escola como espaço em que o aluno
tem o direito de aprender os conteúdos socialmente constituídos, ou seja, os
conhecimentos clássicos e permite compreender o potencial da formação de
sujeitos que lutam por transformação, quando:
a) entendem o processo de trabalho como
atividade vital humana e percebem seu caráter alienado ou crítico na sociedade
de classes;
b) vivenciam, no processo de aprendizagem da
língua escrita, uma experiência de atividade crítica e de busca de emancipação
coletiva;
c)
a alfabetização vai além do domínio e o uso da escrita, mas precisa apontar que
tipo de leitor se pretende formar e para que sociedade.
2 Principais características
a) Materialismo histórico dialético como fonte
epistemológica;
b) Busca da superação do modo de produção
capitalista;
c) Compreensão do trabalho como elemento
histórico transformador, dos homens, da natureza e da história;
d) Intencionalidade da ação humana;
e) Educação pelo trabalho e não para o
trabalho;
f)
Plenitude humana pelo trabalho pedagógico, busca da totalidade.
3) Passos estruturados para a Pedagogia
Histórico Crítica segundo Saviani
1º Passo Prática Social Inicial:
Nível de desenvolvimento atual do educando relacionado aos conteúdos. Tem seu
ponto de partida no conhecimento prévio do professor e dos educandos.
2º
passo Problematização: Explicação dos problemas postos pela prática
social, relacionados ao conteúdo que será tratado.
3º
passo Instrumentalização: O professor apresenta aos alunos através
de ações adequadas o conhecimento científico, formal e abstrato, os alunos se
apropriam do novo conteúdo.
4º
passo Catarse: Manifesta-se através da postura mental unindo
o cotidiano ao científico em uma totalidade concreta no pensamento.
5º passo Prática social final: Novo
nível de desenvolvimento do aluno, para assumir uma nova proposta a partir do
que foi aprendido
4) Pontos reflexivos
A
Educação constitui-se como um processo que se caracteriza por uma
atividade mediadora no seio da prática social global. Tem-se como premissa que
a educação está referida a uma sociedade concreta, historicamente situada.
A Pedagogia Histórico-Crítica implica
a humanização do professor, buscando a transformação com fundamentação teórica
apoiada na reflexão filosófica e no conhecimento científico contribua para a transformação
social.
Uma abordagem histórico-crítica precisa ter
como finalidade a formação intencional, de leitores e autores críticos, que
possam utilizar esse conhecimento para questionar e transformar as relações de
trabalho.
REFERÊNCIAS
SAVIANI,
D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8 ed. Campinas,
SP: Autores Associados, 2003.
______.
Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12 ed. Campinas:
Autores Associados, 1996.
______.
Escola e Democracia. 30 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.
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