segunda-feira, 6 de setembro de 2021

 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

1. Apresentação ou Introdução

Nela devem constar dados sobre o espaço físico, instalações e equipamentos, relação de recursos humanos, especificando cargos e funções; habilitações e níveis de escolaridade de cada profissional que presta serviço na instituição.

2. Breve histórico da unidade escolar.

3. Eixo norteador da escola

É o que a diferencia das demais, a sua identidade e função no meio social onde está inserida.

4. Valores e Missão da escola.

5. O que queremos? (marco doutrinal).

É a busca de um posicionamento:

a) Político – visão ideal de sociedade e de homem.

b) Pedagógico – definição sobre a ação educativa e sobre as características que deve ter a instituição que planeja, ou seja: Os princípios; As teorias de aprendizagem; e, O sistema de avaliação.

6. O que somos? (marco situacional).

O diagnóstico da realidade da escola. É a busca das necessidades a partir da análise da realidade e/ou juízo sobre a realidade da escola, comparação com o que se deseja ser.

7. O que faremos? (marco operativo).

Programação do que deve ser feito concretamente para suprir as faltas. É a proposta de ação. Que mediações (conteúdos, metodologias e recursos) serão necessários para diminuir a distância entre o que vem sendo a instituição e o que deverá ser, ou seja, Proposta Curricular; Organização da escola; Organização do trabalho; e, Processos de avaliação.

A proposta curricular deve estar diretamente relacionada aos pressupostos teóricos estabelecidos pela instituição, sem perder o foco nos objetivos, conteúdos e avaliação por segmento e área de conhecimento.

8. Proposta de Anexos (dentre outros)

a) Matriz curricular;

b) Marcos de aprendizagem;

c) Projetos especiais;

Referências Bibliográficas

MURAMOTO, Helenice M. S. Supervisão Escolar: Para que te quero? São Paulo: Iglu, 1991.

SALVADOR. Como elaborar a Proposta Pedagógica. SMEC-CENAP, 2001.

SALVADOR. Carta da Cidade Educadora. PMS-SMEC-ASTEC, 2007.

VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000.

VEIGA, Ilma Passos A. (org). Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia de Projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo: Erica, 2005.

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