ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
1. Apresentação ou Introdução
Nela devem constar dados sobre o espaço físico,
instalações e equipamentos, relação de recursos humanos, especificando cargos e
funções; habilitações e níveis de escolaridade de cada profissional que presta
serviço na instituição.
2. Breve histórico da unidade
escolar.
3. Eixo norteador da escola
É o que a diferencia das demais, a sua
identidade e função no meio social onde está inserida.
4. Valores e Missão da escola.
5. O que queremos? (marco
doutrinal).
É a busca de um posicionamento:
a) Político – visão ideal de sociedade e de
homem.
b)
Pedagógico – definição sobre a ação educativa e sobre as características que
deve ter a instituição que planeja, ou seja: Os princípios; As teorias de
aprendizagem; e, O sistema de avaliação.
6. O que somos? (marco
situacional).
O diagnóstico da realidade da escola. É a busca
das necessidades a partir da análise da realidade e/ou juízo sobre a realidade
da escola, comparação com o que se deseja ser.
7. O que faremos? (marco
operativo).
Programação do que deve ser
feito concretamente para suprir as faltas. É a proposta de ação. Que mediações
(conteúdos, metodologias e recursos) serão necessários para diminuir a
distância entre o que vem sendo a instituição e o que deverá ser, ou seja, Proposta
Curricular; Organização da escola; Organização do trabalho; e, Processos de
avaliação.
A proposta curricular deve estar diretamente
relacionada aos pressupostos teóricos estabelecidos pela instituição, sem
perder o foco nos objetivos, conteúdos e avaliação por segmento e área de
conhecimento.
8. Proposta de Anexos (dentre
outros)
a) Matriz curricular;
b) Marcos de aprendizagem;
c)
Projetos especiais;
Referências Bibliográficas
MURAMOTO,
Helenice M. S. Supervisão Escolar: Para
que te quero? São Paulo: Iglu, 1991.
SALVADOR.
Como elaborar a Proposta Pedagógica.
SMEC-CENAP, 2001.
SALVADOR.
Carta da Cidade Educadora.
PMS-SMEC-ASTEC, 2007.
VASCONCELLOS,
Celso S. Planejamento: Projeto de
Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000.
VEIGA,
Ilma Passos A. (org). Projeto Político
Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
NOGUEIRA,
Nilbo Ribeiro. Pedagogia de Projetos:
etapas, papéis e atores. São Paulo: Erica, 2005.
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