segunda-feira, 6 de setembro de 2021

 A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS SOCIAIS

Profa. Esp. Joselma Coelho Lima

1 Por que as crianças deveriam pensar de forma diferente?

Dessa maneira, é interessante criarmos situações de uso legítimo daquilo que pretendemos ensinar, devendo criar também um ambiente problematizador que propicie a aprendizagem matemática, uma comunidade de aprendizagem compartilhada por professor e alunos;

2 Como fazer com que meus alunos queiram aprender?

Mostrar aos alunos o motivo pelo qual eles necessitam aprender sobre os números, por meio de ações, não só pela exposição oral desses motivos, pois, aprender Matemática em um ambiente colaborativo é importante para leitura e escrita (registro).

3 Como trabalhar na sala de aula?

a) Trabalhar a partir do conhecimento prévio dos alunos; (sondagem)

b) Ofertar oportunidades para trocas e interação; (oralidade)

c) Utilizar o corpo como portador;

d) Dar abertura para criação e socialização de diversos registros;

e) Pensar na abertura da aula, na organização da sala e no fechamento das atividades.

4 Organização do trabalho pedagógico em sala de aula

a) O espaço físico da sala de aula necessita ser reconhecido como um espaço alfabetizador em Matemática, com instrumentos, símbolos, objetos e imagens pertencentes ao campo da Matemática escolar e não escolar.

b) Este ambiente deve ser planejado para o acolhimento dos alunos e para que a aula de Matemática aconteça com intencionalidade pedagógica;

c) Pensar na organização das carteiras contribui significativamente para a criação de um ambiente propício e favorável à aprendizagem, à problematização, à dialogicidade e à comunicação pela leitura e escrita, também em Matemática.

Referências

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2014.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do trabalho pedagógico. Brasília: MEC, SEB, 2014.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Quantificação, registros e agrupamento. Brasília: MEC, SEB, 2014.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Operações na resolução de problemas. Brasília: MEC, SEB, 2014.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Saberes matemáticos e outros campos do saber. Brasília: MEC, SEB, 2014.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal. Brasília: MEC, SEB, 2014.

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