A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS SOCIAIS
Profa. Esp. Joselma Coelho Lima
1 Por que as crianças deveriam pensar de forma diferente?
Dessa maneira, é interessante criarmos
situações de uso legítimo daquilo que pretendemos ensinar, devendo criar também
um ambiente problematizador que propicie a aprendizagem matemática, uma
comunidade de aprendizagem compartilhada por professor e alunos;
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Como fazer com que meus alunos queiram aprender?
Mostrar aos alunos o motivo pelo qual eles
necessitam aprender sobre os números, por meio de ações, não só pela exposição
oral desses motivos, pois, aprender Matemática em um ambiente colaborativo é
importante para leitura e escrita (registro).
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Como trabalhar na sala de aula?
a) Trabalhar a partir do conhecimento prévio
dos alunos; (sondagem)
b) Ofertar oportunidades para trocas e
interação; (oralidade)
c) Utilizar o corpo como portador;
d) Dar abertura para criação e socialização de
diversos registros;
e)
Pensar na abertura da aula, na organização da sala e no fechamento das atividades.
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Organização do trabalho pedagógico em sala de aula
a) O espaço físico da sala de aula necessita
ser reconhecido como um espaço alfabetizador em Matemática, com instrumentos,
símbolos, objetos e imagens pertencentes ao campo da Matemática escolar e não
escolar.
b) Este ambiente deve ser planejado para o
acolhimento dos alunos e para que a aula de Matemática aconteça com
intencionalidade pedagógica;
c)
Pensar na organização das carteiras contribui significativamente para a
criação de um ambiente propício e favorável à aprendizagem, à problematização,
à dialogicidade e à comunicação pela leitura e escrita, também em Matemática.
Referências
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: MEC,
SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do trabalho
pedagógico. Brasília: MEC, SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Quantificação, registros e
agrupamento. Brasília: MEC, SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Operações na resolução de
problemas. Brasília: MEC, SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Saberes matemáticos e outros
campos do saber. Brasília: MEC, SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de
Numeração Decimal. Brasília: MEC, SEB, 2014.
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