O DIÁLOGO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA COM AS OUTRAS ÁREAS DO SABER E COM AS PRÁTICAS SOCIAIS
Profa. Esp. Joselma Coelho Lima
Entender a Alfabetização Matemática na
perspectiva do letramento impõe o constante diálogo com outras áreas do
conhecimento e, principalmente, com as práticas sociais, sejam elas do mundo da
criança, como os jogos e brincadeiras, sejam elas do mundo adulto e de
perspectivas diferenciadas, como aquelas das diversas comunidades que formam o
campo brasileiro.
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O que precisa ser valorizado nesse processo?
a) Registros
Esses desenhos exibem formas de pensar das
crianças na resolução de problemas; mais do que respeitadas, essas formas de
pensar e registrar precisam ser incentivadas.
b) Uso
do corpo
A história da matemática nos mostra a
importância dos dedos para contar, das mãos e dos pés para medir. Sempre na
ansiedade de fazer mais rápido e de uma maneira que julgam “mais adulta”,
alguns professores acabam dificultando e tornando mais árdua uma aprendizagem
que poderia ser prazerosa.
c) Oralidade
Na pressa de que as crianças façam “contas
escritas”, muitas vezes esquecesse de trabalhar e valorizar a discussão e
exposição oral sobre procedimentos de resolução de problemas.
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Importância da organização do trabalho pedagógico
O planejamento pode ser
pensado como espaço de antecipação do que deverá ser feito – o planejamento
anual – ou ainda como espaço de revisão continuada do que ocorre em sala de
aula (planejamento bimestral e similares), chegando ao planejamento semanal.
O planejamento, tanto o anual como os demais
produzidos ao longo do período, e o planejamento semanal do professor devem ser
dinâmicos e flexíveis de modo a serem revistos sempre que necessário, atendendo
aos imprevistos e aos acontecimentos do cotidiano escolar.
Referências
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: MEC,
SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do trabalho
pedagógico. Brasília: MEC, SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Quantificação, registros e
agrupamento. Brasília: MEC, SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Operações na resolução de
problemas. Brasília: MEC, SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Saberes matemáticos e outros
campos do saber. Brasília: MEC, SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de
Numeração Decimal. Brasília: MEC, SEB, 2014.
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