segunda-feira, 6 de setembro de 2021

 ORIENTAÇÕES PARA (RE)ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

1 Ao elaborar e executar o seu PPP a escola deverá destacar:

a) Os fins e objetivos do trabalho pedagógico, buscando a garantia da igualdade de tratamento, do respeito às diferenças, da qualidade do atendimento e da liberdade de expressão;

b) A concepção de criança, jovem e adulto, seu desenvolvimento e aprendizagem;

c) As características da população a ser atendida e da comunidade na qual se insere;

d) O regime de funcionamento;

e) A descrição do espaço físico, das instalações e dos equipamentos;

f) A relação de profissionais, especificando cargos, funções, habilitação e níveis de formação;

g) Os parâmetros de organização de grupos e relação professor/ aluno;

h) A organização do cotidiano de trabalho com as crianças, jovens e adultos;

i) A proposta de articulação da escola com a família e a comunidade;

j) O processo de avaliação, explicitando suas práticas, instrumentos e registros;

k) O processo de planejamento geral.

l) Trazer anexos como: a Matriz Curricular vigente e Projetos Especiais a serem desenvolvidos.

2 O PPP e o das unidades escolares deverão estar:

a) Consonantes com as leis vigentes: Lei 9394/96; 11.274/06; Estatuto da Criança e do Adolescente, Resoluções Estaduais e/ou Municipais; Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental de Nove Anos, a Educação de Jovens e Adultos - EJA, Diretrizes Municipais para a Inclusão da História e Cultura AfroBrasileira e Africana.

b) Disponíveis para a comunidade escolar, as autoridades competentes e para os pais dos alunos interessados em conhecer os documentos.

Referências Bibliográficas

MURAMOTO, Helenice M. S. Supervisão Escolar: Para que te quero? São Paulo: Iglu, 1991.

SALVADOR. Como elaborar a Proposta Pedagógica. SMEC-CENAP, 2001.

SALVADOR. Carta da Cidade Educadora. PMS-SMEC-ASTEC, 2007.

VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000.

VEIGA, Ilma Passos A. (org). Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia de Projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo: Erica, 2005.

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