ORIENTAÇÕES PARA (RE)ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
1 Ao elaborar e executar o seu
PPP a escola deverá destacar:
a) Os fins e objetivos do trabalho pedagógico,
buscando a garantia da igualdade de tratamento, do respeito às diferenças, da
qualidade do atendimento e da liberdade de expressão;
b) A concepção de criança, jovem e adulto, seu
desenvolvimento e aprendizagem;
c) As características da população a ser
atendida e da comunidade na qual se insere;
d) O regime de funcionamento;
e) A descrição do espaço físico, das
instalações e dos equipamentos;
f) A relação de profissionais, especificando
cargos, funções, habilitação e níveis de formação;
g) Os parâmetros de organização de grupos e
relação professor/ aluno;
h) A organização do cotidiano de trabalho com
as crianças, jovens e adultos;
i) A proposta de articulação da escola com a
família e a comunidade;
j) O processo de avaliação, explicitando suas
práticas, instrumentos e registros;
k) O processo de planejamento geral.
l)
Trazer anexos como: a Matriz Curricular vigente e Projetos Especiais a serem
desenvolvidos.
2 O PPP e o das unidades
escolares deverão estar:
a) Consonantes com as leis vigentes: Lei
9394/96; 11.274/06; Estatuto da Criança e do Adolescente, Resoluções Estaduais
e/ou Municipais; Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil, para o Ensino
Fundamental de Nove Anos, a Educação de Jovens e Adultos - EJA, Diretrizes
Municipais para a Inclusão da História e Cultura AfroBrasileira e Africana.
b)
Disponíveis para a comunidade escolar, as autoridades competentes e para os
pais dos alunos interessados em conhecer os documentos.
Referências Bibliográficas
MURAMOTO,
Helenice M. S. Supervisão Escolar: Para
que te quero? São Paulo: Iglu, 1991.
SALVADOR.
Como elaborar a Proposta Pedagógica.
SMEC-CENAP, 2001.
SALVADOR.
Carta da Cidade Educadora.
PMS-SMEC-ASTEC, 2007.
VASCONCELLOS,
Celso S. Planejamento: Projeto de
Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000.
VEIGA,
Ilma Passos A. (org). Projeto Político
Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
NOGUEIRA,
Nilbo Ribeiro. Pedagogia de Projetos:
etapas, papéis e atores. São Paulo: Erica, 2005.
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