sábado, 6 de fevereiro de 2016

REFLETINDO SOBRE OS OBJETIVOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA

Compreendendo que as variáveis de conhecimento do educando estão em processo, os objetivos do Ensino de Matemática visam levar o educando a sistematizar as atividades concernentes ao seu contexto diário. Dessa forma, é importante que o educador tenha clareza de seu trabalho e que o tenha como ponto de partida para refletir sobre qual formação pretende para os seus alunos. Nesse âmbito de atividades, compreende-se que o educando terá condições de transpor, de aproximar as situações problemas do cotidiano para as situações mais elaboradas do conhecimento.
Em suma, os objetivos visam elevar o aluno à condição de sujeito que compare, compreenda e produza estratégias de soluções para os problemas da vida prática e que ainda hoje tem como base os PCN's de Matemática e que ao longo do tempo vem sendo transcritos e/ou reelaborados no intuito de alcançar metas propostas para o desenvolvimento do alunado. E, dentre esses objetivos temos:
·      Selecionar e utilizar procedimentos de cálculo (exato ou aproximado, mental ou escrito) em função da situação-problema proposta;
·      Resolver situações-problema envolvendo números naturais, inteiros, racionais e a partir delas ampliar e construir novos significados da: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação;
·      Reconhecer que representações algébricas permitem expressar generalizações sobre propriedades das operações aritméticas, traduzir situações-problema e favorecer as possíveis soluções;
·      Traduzir informações contidas em tabelas e gráficos em linguagem algébrica e vice-versa, generalizando regularidades e identificar os significados das letras;
·      Utilizar os conhecimentos sobre as operações numéricas e suas propriedades para construir estratégias de cálculo algébrico;
·      Resolver situações-problemas que envolvam figuras geométricas planas, utilizando procedimentos de decomposição e composição, transformação, ampliação e redução;
·      Observar a variação entre grandezas, estabelecendo relação entre elas e construir estratégias de solução para resolver situações que envolvam a proporcionalidade;
·      Resolver situações-problemas que envolvam o raciocínio combinatório e a determinação da probabilidade de sucesso de um determinado evento por meio de uma razão;
·      Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problema;
·      Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
·      Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
·      Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
·      Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
·      Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções;
·      Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

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