sábado, 6 de fevereiro de 2016

REFLEXÃO CURRICULAR SOBRE O CONTEÚDO DE GEOMETRIA – ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
Os conteúdos de geometria nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental II (6º e 7º anos) tornam-se de suma importância, serem trabalhados de forma experimental ou manipulativa, explorando concretamente, nesta ordem: as figuras planas; os contornos das figuras planas e os sólidos geométricos. Dessa forma estudamos ângulos, polígonos, circunferências e algumas construções trigonométricas fundamentais.
No 8º ano precisa-se ser retomamos conceitos e procedimentos estudados nos anos anteriores e avançamos apresentando as primeiras demonstrações ou deduções de propriedades geométricas, bem como aplicação do importante conceito de proporcionalidade em geometria. Neste ano precisamos trabalhar a ideia de proporcionalidade aplicada a geometria e desenvolvemos desenvolver conteúdos sobre semelhança, um conceito fundamental em Matemática. Nele estudamos figuras semelhantes, polígonos semelhantes e, em particular, triângulos semelhantes.
Já no 9º ano precisa-se iniciar com uma revisão do conceito de semelhança de triângulos. Precisamos desenvolver estudos também sobre: as relações métricas em um triângulo retângulo, chegando à demonstração da relação de Pitágoras. Ainda como aplicação do importante conceito de semelhança, fazendo também uma introdução à trigonometria, focalizando as ideias referentes ao seno, cosseno e tangente. Também neste volume, retomamos e aprofundamos o estudo da circunferência e do circulo, chegando às relações métricas na circunferência.
Os conceitos estudados referentes aos subtemas da Geometria, entre os quais: áreas de figuras planas, projeções ortogonais, semelhanças de figuras, relações trigonométricas no triângulo, são de grande relevância nos programas de ensino de matemática nas escolas, pois através deste, os educandos tem uma compreensão maior do espaço em que estão inseridos. 

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