REFLEXÃO CURRICULAR
SOBRE O CONTEÚDO DE GEOMETRIA – ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
Os
conteúdos de geometria nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental II (6º e
7º anos) tornam-se de suma importância, serem trabalhados de forma experimental
ou manipulativa, explorando concretamente, nesta ordem: as figuras planas; os
contornos das figuras planas e os sólidos geométricos. Dessa forma estudamos
ângulos, polígonos, circunferências e algumas construções trigonométricas
fundamentais.
No
8º ano precisa-se ser retomamos conceitos e procedimentos estudados nos anos
anteriores e avançamos apresentando as primeiras demonstrações ou deduções de
propriedades geométricas, bem como aplicação do importante conceito de
proporcionalidade em geometria. Neste ano precisamos trabalhar a ideia de
proporcionalidade aplicada a geometria e desenvolvemos desenvolver conteúdos
sobre semelhança, um conceito fundamental em Matemática. Nele estudamos figuras
semelhantes, polígonos semelhantes e, em particular, triângulos semelhantes.
Já
no 9º ano precisa-se iniciar com uma revisão do conceito de semelhança de
triângulos. Precisamos desenvolver estudos também sobre: as relações métricas
em um triângulo retângulo, chegando à demonstração da relação de Pitágoras.
Ainda como aplicação do importante conceito de semelhança, fazendo também uma
introdução à trigonometria, focalizando as ideias referentes ao seno, cosseno e
tangente. Também neste volume, retomamos e aprofundamos o estudo da
circunferência e do circulo, chegando às relações métricas na circunferência.
Os
conceitos estudados referentes aos subtemas da Geometria, entre os quais: áreas
de figuras planas, projeções ortogonais, semelhanças de figuras, relações
trigonométricas no triângulo, são de grande relevância nos programas de ensino
de matemática nas escolas, pois através deste, os educandos tem uma compreensão
maior do espaço em que estão inseridos.
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