REFLEXÃO DIDÁTICA SOBRE
O CONTEÚDO DE GEOMETRIA – ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
As
relações métricas no triângulo retângulo, abordadas na temática Geometria, são
importantes (principalmente pela relação com outras subtemáticas estudas na
geometria e a própria relação com o cotidiano do educando - construções
artísticas, arquitetônicas, entre outras) e de fácil adequação a atividades
práticas (que por si tratar de algo concreto, favorece a compreensão de
conceitos).
As
opções didáticas e metodológicas mais adequadas para o ensino de conceito
envolvendo as relações métricas são as atividades práticas com uso de material
concreto e de fácil visualização e compreensão, sendo que tal conteúdo deve ser
introduzido inicialmente através do estudo das semelhanças de figuras e dos
casos de semelhança de triângulo retângulo.
Dentre
os livros didáticos analisados, a maioria utiliza as mesmas técnicas de
demonstração para introduzir o conteúdo. No início do capítulo fazem um breve
resumo sobre o contexto histórico (origem da geometria). Posteriormente, são
apresentados desenvolvimentos de exemplos demonstrativos para os alunos,
buscando assim, orientar algumas discussões sobre a temática estudada.
Após
a apresentação de demonstrações são propostas a realização de atividades de
fixação do conteúdo. São utilizados exemplos diferenciados, porém seguindo
sempre uma mesma linha de raciocínio, onde o aluno apenas vai utilizar as
formas apresentadas pelo professor durante a exposição oral do conteúdo, ou
seja, induz o professor a utilizar uma metodologia voltada para a aula
tradicional, onde o professor explana a teoria, mostra exemplos e o mesmo
propõe “exercícios” semelhantes aos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário