sábado, 6 de fevereiro de 2016

REFLEXÃO DIDÁTICA SOBRE O CONTEÚDO DE GEOMETRIA – ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
As relações métricas no triângulo retângulo, abordadas na temática Geometria, são importantes (principalmente pela relação com outras subtemáticas estudas na geometria e a própria relação com o cotidiano do educando - construções artísticas, arquitetônicas, entre outras) e de fácil adequação a atividades práticas (que por si tratar de algo concreto, favorece a compreensão de conceitos).
As opções didáticas e metodológicas mais adequadas para o ensino de conceito envolvendo as relações métricas são as atividades práticas com uso de material concreto e de fácil visualização e compreensão, sendo que tal conteúdo deve ser introduzido inicialmente através do estudo das semelhanças de figuras e dos casos de semelhança de triângulo retângulo.
Dentre os livros didáticos analisados, a maioria utiliza as mesmas técnicas de demonstração para introduzir o conteúdo. No início do capítulo fazem um breve resumo sobre o contexto histórico (origem da geometria). Posteriormente, são apresentados desenvolvimentos de exemplos demonstrativos para os alunos, buscando assim, orientar algumas discussões sobre a temática estudada.
Após a apresentação de demonstrações são propostas a realização de atividades de fixação do conteúdo. São utilizados exemplos diferenciados, porém seguindo sempre uma mesma linha de raciocínio, onde o aluno apenas vai utilizar as formas apresentadas pelo professor durante a exposição oral do conteúdo, ou seja, induz o professor a utilizar uma metodologia voltada para a aula tradicional, onde o professor explana a teoria, mostra exemplos e o mesmo propõe “exercícios” semelhantes aos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário