(Re)Construção do Conhecimento na Educação Infantil
(Reflexões)
Prof.
Esp. Francisco das C M. dos Santos
No desenvolvimento da criança, na Educação
Infantil, para que haja uma real construção de conhecimento dentro de uma
aprendizagem subsequente, torna-se de suma importância que exista uma relação
entre a escola, professores (juntamente com a direção, coordenação pedagógica
escolar) e os pais (talvez a família “de um modo geral”, em alguns casos), bem
como a reflexão do real papel de cada um no desenvolvimento educacional da
criança (aluno).
Deste modo, pode promover mais possibilidades,
com mais “facilidade”, o desenvolvimento não somente de habilidades prática,
mas também, de suas relações humanas subjetivas, potenciais e qualidades, dando
assim condições para que a criança (aluno) possa “criar e transformar conceitos
pré-elaborados” de forma mais significante.
E nesse sentido, é importante partir de
interesses e necessidades da criança, direcionado ações para ampliar possibilidades,
valorizando tentativas, com ações educativas interligadas e centradas em
objetivos claros e “bem” definidos, com uso de atividades lúdicas
(brincadeiras, jogos musicalização, entre outro) para que se alcance a
“autonomia”, ou seja, capacidade e liberdade de tomar decisões, e, ao mesmo
tempo desenvolva o espírito de cooperação e reciprocidade para com os outros.
E nesse aspecto, possivelmente, essas ações
podem favorecer um melhor desempenho das atividades docentes principalmente com
o que pode proporcionar as atividades lúdicas, no que se refere ao
desenvolvimento da imaginação, do sonhar, da interação e colaboração para com
os outros. E sendo bem trabalhada pode promover o desenvolvimento
integral do ser humano, tanto no aspecto físico, como no social, cultural,
emocional, afetivo e cognitivo.
Referências
BRASIL.
Base Nacional Comum Curricular.
Proposta preliminar. 2ª versão revista. Brasília: Ministério da Educação.
Abril/2016. Disponível no ambiente AVA
CAPtec. Acessado em: nov. 2016.
FRABBETTI,
Roberto. A arte na formação de
professores de crianças de todas as idades: o teatro é um conto vivo.
Disponível no ambiente AVA CAPtec.
Acessado em: nov. 2016.
KISHIMOTO,
Tizuko Morchida. Brinquedos e
brincadeiras na educação infantil. Anais do I Seminário Nacional:
Currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte: FE-USP, novembro
de 2010. Disponível no ambiente AVA
CAPtec. Acessado em: nov. 2016.
TEODORO, Wagner Luiz
Garcia. O desenvolvimento infantil de 0
a 6 e a vida pré-escolar. Uberlândia Minas Gerais: 2013. Disponível no
ambiente AVA CAPtec. Acessado em: nov.
2016.
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