sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

(Re)Construção do Conhecimento na Educação Infantil (Reflexões)
Prof. Esp. Francisco das C M. dos Santos
No desenvolvimento da criança, na Educação Infantil, para que haja uma real construção de conhecimento dentro de uma aprendizagem subsequente, torna-se de suma importância que exista uma relação entre a escola, professores (juntamente com a direção, coordenação pedagógica escolar) e os pais (talvez a família “de um modo geral”, em alguns casos), bem como a reflexão do real papel de cada um no desenvolvimento educacional da criança (aluno).
Deste modo, pode promover mais possibilidades, com mais “facilidade”, o desenvolvimento não somente de habilidades prática, mas também, de suas relações humanas subjetivas, potenciais e qualidades, dando assim condições para que a criança (aluno) possa “criar e transformar conceitos pré-elaborados” de forma mais significante.
E nesse sentido, é importante partir de interesses e necessidades da criança, direcionado ações para ampliar possibilidades, valorizando tentativas, com ações educativas interligadas e centradas em objetivos claros e “bem” definidos, com uso de atividades lúdicas (brincadeiras, jogos musicalização, entre outro) para que se alcance a “autonomia”, ou seja, capacidade e liberdade de tomar decisões, e, ao mesmo tempo desenvolva o espírito de cooperação e reciprocidade para com os outros.
E nesse aspecto, possivelmente, essas ações podem favorecer um melhor desempenho das atividades docentes principalmente com o que pode proporcionar as atividades lúdicas, no que se refere ao desenvolvimento da imaginação, do sonhar, da interação e colaboração para com os outros. E sendo bem trabalhada pode promover o desenvolvimento integral do ser humano, tanto no aspecto físico, como no social, cultural, emocional, afetivo e cognitivo. 
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. 2ª versão revista. Brasília: Ministério da Educação. Abril/2016. Disponível no ambiente AVA  CAPtec. Acessado em: nov. 2016.
FRABBETTI, Roberto. A arte na formação de professores de crianças de todas as idades: o teatro é um conto vivo. Disponível no ambiente AVA  CAPtec. Acessado em: nov. 2016.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte: FE-USP, novembro de 2010. Disponível no ambiente AVA  CAPtec. Acessado em: nov. 2016.
TEODORO, Wagner Luiz Garcia. O desenvolvimento infantil de 0 a 6 e a vida pré-escolar. Uberlândia Minas Gerais: 2013. Disponível no ambiente AVA  CAPtec. Acessado em: nov. 2016. 

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