Construção
de um ambiente de Alfabetização e Letramento (Reflexões)
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos
Santos
Dentro do processo de ensino-aprendizagem, é
importante promover um ambiente onde se trabalhe o real sentido da leitura e
da escrita, e, para isso, é necessário promove atividades e ações, que envolvam
leitura e escrita conjugadas, envolvendo situações de usos reais, de forma a
oportunizar ás crianças uma efetiva participação nos diferentes momentos de
leitura e de escrita, ou seja, desenvolver atividades de Alfabetização e Letramento.
Assim, ressalto a importância de trabalhar
concomitantemente alfabetização e letramento, pois, no “letramento”, é
trabalhada a necessidade do aprender o que se usa na escrita (nos diferentes
gêneros textuais, nos aspectos de compreensão e produção) e que tem como
premissa, o cultivo e exercício de práticas sociais que utilizam na escrita; e,
na “alfabetização”, trabalhamos o sistema de escrita alfabética e do aprender
da notação escrita, do aprender o código alfabético.
E, podemos acrescentar a essa ideia, que
dentro desse processo, é importante também, que o professor busque despertar na
criança o aprimoramento das diversas formas de leitura e principalmente do
desempenho linguístico, dentro de uma perspectiva de integração e mobilidade
produtiva, como prática de um sujeito ativo, de um sujeito crítico-reflexivo e
transformador.
Nesse contexto, o professor apresenta-se como
agente que deve conciliar os dois processos: Alfabetizar e letrar, de modo que
desenvolva uma articulação com procedimentos que favoreça o processo de ensinar
a ler e a escrever, buscar realizar situações de contextos que envolvam
práticas sociais reais significativas de leitura e escrita.
E, dentro desse aspecto, é importante o
desenvolvimento de ações que leve a criança a partir do aprender, ler e
escrever, o uso da linguagem, para a interação com os outros, ou seja, que
desperte na criança, a prática de refletir sobre: “o que?”, “para quem?”,
“quando?” e “como?” escrever.
Referência
BRASIL.
Base Nacional Comum Curricular.
Proposta preliminar. 2ª versão revista. Brasília: Ministério da Educação.
Abril/2016. Disponível no ambiente AVA
CAPtec. Acessado em: nov. 2016.
LIMA,
Marioneide Vieira. et al. Educação Infantil – Desafios curriculares e uso de
tecnologias. Tema II - Eixo curricular
linguagem oral e escrita. CAPtec – Capacitações e treinamento, 2016. p. 57-86
TEODORO,
Wagner Luiz Garcia. O desenvolvimento
infantil de 0 a 6 e a vida pré-escolar. Uberlândia Minas Gerais: 2013.
Disponível no ambiente AVA CAPtec.
Acessado em: nov. 2016.
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