sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Construção de um ambiente de Alfabetização e Letramento (Reflexões)
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Dentro do processo de ensino-aprendizagem, é importante promover um ambiente onde se trabalhe o real sentido da leitura e da escrita, e, para isso, é necessário promove atividades e ações, que envolvam leitura e escrita conjugadas, envolvendo situações de usos reais, de forma a oportunizar ás crianças uma efetiva participação nos diferentes momentos de leitura e de escrita, ou seja, desenvolver atividades de Alfabetização e Letramento.
Assim, ressalto a importância de trabalhar concomitantemente alfabetização e letramento, pois, no “letramento”, é trabalhada a necessidade do aprender o que se usa na escrita (nos diferentes gêneros textuais, nos aspectos de compreensão e produção) e que tem como premissa, o cultivo e exercício de práticas sociais que utilizam na escrita; e, na “alfabetização”, trabalhamos o sistema de escrita alfabética e do aprender da notação escrita, do aprender o código alfabético.
E, podemos acrescentar a essa ideia, que dentro desse processo, é importante também, que o professor busque despertar na criança o aprimoramento das diversas formas de leitura e principalmente do desempenho linguístico, dentro de uma perspectiva de integração e mobilidade produtiva, como prática de um sujeito ativo, de um sujeito crítico-reflexivo e transformador.
Nesse contexto, o professor apresenta-se como agente que deve conciliar os dois processos: Alfabetizar e letrar, de modo que desenvolva uma articulação com procedimentos que favoreça o processo de ensinar a ler e a escrever, buscar realizar situações de contextos que envolvam práticas sociais reais significativas de leitura e escrita.
E, dentro desse aspecto, é importante o desenvolvimento de ações que leve a criança a partir do aprender, ler e escrever, o uso da linguagem, para a interação com os outros, ou seja, que desperte na criança, a prática de refletir sobre: “o que?”, “para quem?”, “quando?” e “como?” escrever.
Referência
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. 2ª versão revista. Brasília: Ministério da Educação. Abril/2016. Disponível no ambiente AVA  CAPtec. Acessado em: nov. 2016.
LIMA, Marioneide Vieira. et al. Educação Infantil – Desafios curriculares e uso de tecnologias. Tema II - Eixo curricular linguagem oral e escrita. CAPtec – Capacitações e treinamento, 2016. p. 57-86
TEODORO, Wagner Luiz Garcia. O desenvolvimento infantil de 0 a 6 e a vida pré-escolar. Uberlândia Minas Gerais: 2013. Disponível no ambiente AVA  CAPtec. Acessado em: nov. 2016. 

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