terça-feira, 6 de junho de 2017

AFETIVIDADE COMPUTACIONAL: RAZÃO & EMOÇÃO
Prof Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Dentro do processo educacional, na prática pedagógica, a afetividade contribui muito para a melhoria na aprendizagem, tanto nas atividades individuais como as realizadas coletivamente, tendo em vista a dimensão afetiva entre os sujeitos participantes do processo, no qual pode ampliar as possibilidades de construção do conhecimento, e, tal emoção, é relacionada às tecnologias computacionais, que hoje se integram como ferramentas facilitadoras no desenvolvimento humano.
Para tanto, precisa-se direcionar um olhar para a maneira como a tecnologia deve ser utilizada, devendo der de forma expressiva e aproveitá-la para uma intervenção que oportunize ao educando na construção de conhecimentos significativos num contexto colaborativo para uma aprendizagem que venha auxiliar na interação entre os alunos e tecnologia, entre os próprios os alunos entre professor e aluno.
Diante disso, é importante que os educadores busquem trabalhar elementos relacionados aos estudos das interações realizadas através de ambientes virtuais de aprendizagem para a elaboração de propostas que possibilite uma aprendizagem dentro de um ambiente educacional ativo, dinâmico, agradável e lúdico, estimulador de competências cognitivas e sócio-afetivas para que os educandos passem a ser capaz de imaginar, criar e interagir.
Deste modo, competi ao educador, assumindo uma atitude interdisciplinar, desenvolver a autoconfiança do aluno, estimular, motivar, provocar e nortear o processo e aprendizagem na apreensão e construção de novos conhecimentos, de forma cooperativa, colaborativa, dando condições básicas para a interação, vinculando o contexto à realidade educacional e cotidiana de seus professores e alunos, de maneira a buscar a superação de problemas educacionais.
Referências
JAQUES, Patrícia Augustin. VICARI, Rosa Maria. Estado da Arte em Ambientes Inteligentes de Aprendizagem que Consideram a Afetividade do Aluno. Disponível em: www.inf.unisinos.br. Acessado em 28 jul. 2008.
www.sbc.org.br/bibliotecadigital. Acessado em 30 jul. 2008.
http://www.pgie.ufrgs.br/alunos_espie/espie/silviab/public_html/espieufrgs/espie00001/usocomputador.html. Acessado em 28 jul. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário