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ESCRITA E A LEITURA NO HIPERTEXTO COM APRENDIZAGEM ATIVA
Prof. Esp. Valdener N. de A. Silva
O hipertexto é o termo que remete a um texto em
formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma
de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências
específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses
links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto
principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar
os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a
informações que estendem ou complementam o texto principal.
Com a cultura digital houve uma grande mudança
nos processos educacionais. Hoje é possível fazer uma conexão simultânea dos
atores da comunicação a uma única rede, trazendo uma relação totalmente
renovada no que se trata de conceitos contextuais, tempo e espaço. A cada novo
momento percebe-se que as informações surgem numa velocidade ilimitada, não se
sobrepondo umas às outras como páginas de um livro, mas acontecendo
simultaneamente, em tempo real. Enquanto na era da escrita o lema era
“construir o futuro”, hoje é “construir em tempo real”.
Na escola, o hipertexto cuidadosamente
planejado constitui-se em recurso importante podendo transformar a sala de aula
num ambiente de aprendizagem colaborativo adequado ao atendimento das
diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo e interesse. Ao
procurar uma informação no hipertexto, os sujeitos participam de um processo de
busca e construção de conhecimentos, pois ao procurar uma informação encontram
muitas outras, possibilitando autonomia e contribuindo para a construção de
novos conhecimentos. O hipertexto é subversivo porque deixa de lado a
linearidade dos textos, como acontece nos livros.
Portanto, a leitura apoiada por suportes
virtuais tem suas vantagens, mas também pode trazer dificuldades para o leitor,
que vão desde desconforto físico até hipertextos mal elaborados, que torna a
busca cansativa e de pouco proveito. Nesse sentido, o hipertexto não elimina a ideia
da autoria, pois o leitor é livre, e quando busca informações é incitado a
buscar novas fontes de informações e através de cortes e mudanças na ordem dos
textos constroem novos textos, e, deste modo, tanto o autor quanto o leitor tornam-se
reais protagonistas, o que é “impossível” ocorrer na mídia impressa.
Referências
http://www.revistaconecta.com/.
Acesso em 14 set. 2008.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.
Acesso em 15 set. 2008.
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