terça-feira, 6 de junho de 2017

A ESCRITA E A LEITURA NO HIPERTEXTO COM APRENDIZAGEM ATIVA
Prof. Esp. Valdener N. de A. Silva
O hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
Com a cultura digital houve uma grande mudança nos processos educacionais. Hoje é possível fazer uma conexão simultânea dos atores da comunicação a uma única rede, trazendo uma relação totalmente renovada no que se trata de conceitos contextuais, tempo e espaço. A cada novo momento percebe-se que as informações surgem numa velocidade ilimitada, não se sobrepondo umas às outras como páginas de um livro, mas acontecendo simultaneamente, em tempo real. Enquanto na era da escrita o lema era “construir o futuro”, hoje é “construir em tempo real”.
Na escola, o hipertexto cuidadosamente planejado constitui-se em recurso importante podendo transformar a sala de aula num ambiente de aprendizagem colaborativo adequado ao atendimento das diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo e interesse. Ao procurar uma informação no hipertexto, os sujeitos participam de um processo de busca e construção de conhecimentos, pois ao procurar uma informação encontram muitas outras, possibilitando autonomia e contribuindo para a construção de novos conhecimentos. O hipertexto é subversivo porque deixa de lado a linearidade dos textos, como acontece nos livros.
Portanto, a leitura apoiada por suportes virtuais tem suas vantagens, mas também pode trazer dificuldades para o leitor, que vão desde desconforto físico até hipertextos mal elaborados, que torna a busca cansativa e de pouco proveito. Nesse sentido, o hipertexto não elimina a ideia da autoria, pois o leitor é livre, e quando busca informações é incitado a buscar novas fontes de informações e através de cortes e mudanças na ordem dos textos constroem novos textos, e, deste modo, tanto o autor quanto o leitor tornam-se reais protagonistas, o que é “impossível” ocorrer na mídia impressa.
Referências
http://www.revistaconecta.com/. Acesso em 14 set. 2008.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto. Acesso em 15 set. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário