quarta-feira, 6 de setembro de 2017

RESENHA: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DO BERÇÁRIO AO ENSINO MÉDIO*
GALLARDO, Jorge Sérgio Pérez. Educação Física Escolar: do berçário ao ensino médio. 2 ed. Rio de Janeiro. Lucema.
Graduado em Educação Física pela Universidade de Chile (1970). Especialização na Deutchesporthochschule Koln. Alemanha (1976). Mestrado em Educação Física pela Escola de Educação Física da USP (1988). Doutorado em Psicologia pelo Instituo de Psicologia da USP (1993). Livre Docente pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP (2002). Chefe do Departamento de Educação Motora da FEF/UNICAMP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar.
A Educação Física escolar brasileira tem passado por modificações significativas e conflitantes com a evolução dos estudos apresentados sobre uma nova educação física escolar, onde para Gallardo, nas instituições de ensino superior, não existe uma formação profissional, mas sim uma capacitação técnica, ou seja o professor apenas capacitados às vezes pode até compreender a necessidade de mudança no fazer pedagógico, contudo, não consegue expressar na sua prática essa compreensão, falta-lhe o aprofundamento reflexivo e crítico de sua atuação profissional.
Sabemos que existe uma desconexão entre a formação e atuação do profissional, onde percebe-se muito bem isso entre o conhecimento teórico/prático, onde a formação profissional tem deixado a desejar. Porém, muitos profissionais se empenham em entender, com bases científicas, motivando profundas reflexões e decorrendo daí uma série de importantes estudos, ou seja, devemos analisar a educação física escolar e propor práticas inovadoras e adequadas, pois isso é de suma importância para o processo evolutivo.
A nova LDB, 9394/96, diz que a educação infantil deixa de ser direito atrelado às mães trabalhadoras e passa a ser direito da criança. E normatiza a educação básica como sendo formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Considerando a Educação Infantil como sendo a primeira etapa, visando o desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos de idade, levando em conta os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, onde deve-se integrar os elementos da cultura patrimonial do grupo familiar com as áreas do conhecimento, dando oportunidade à criança de se aprimorar e de produzir cultura. Assim sendo, Gallardo afirma:
“A sua preocupação não está no domínio de futuras habilidades, e sim na obtenção de uma base sólida e diversificada de experiências dentro das habilidades que o educando domina. Seu objetivo é permitir ao educando uma série de experiências em situações diversas, para que ele possa ter uma base que lhe permita responder de forma adequada aos diferentes requerimentos da vida em comunidade [...]” (PÉREZ, GALLARDO, 1995, p. 131).
Para Gallardo, nas últimas duas décadas, houve um aumento significativo na tentativa de fundamentar teoricamente a educação física, o que gerou avanços para a área. Talvez tenha sido devido o intuito de romper com o paradigma da aptidão física e da esportivização que sempre dirigiu a prática pedagógica na área e considerar a educação física uma disciplina voltada para a compreensão da cultura corporal como parte da cultura humana.
A partir dessa reflexão sobre a cultura corporal do movimento, a educação física como disciplina escolar, começa a repensar seu papel na formação do homem e sua contribuição na sociedade, onde os valores devem ser vivenciados no recinto da escola. A preocupação não deverá ser a de formar cidadãos úteis e responsáveis e sim pessoas que respeitem a si próprias e aos outros. Neste sentido, entendemos a socialização como apropriação e respeito pelas diferentes formas de organização social onde os conteúdos e conhecimentos devem ser direcionados para os adolescentes e a preocupação com o físico assume o primeiro plano. Logo, percebemos que a proposta é apresentar a educação física como uma disciplina com o eixo próprio, e, diferenciada para cada ciclo escolar, visando capacitar o aluno para o convívio social.
Compilação: Profa. Esp. Kelma Maria A. Lima

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