RESENHA:
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DO BERÇÁRIO AO ENSINO MÉDIO*
GALLARDO,
Jorge Sérgio Pérez. Educação Física
Escolar: do berçário ao ensino médio. 2 ed. Rio de Janeiro. Lucema.
Graduado
em Educação Física
pela Universidade de Chile (1970). Especialização na Deutchesporthochschule
Koln. Alemanha (1976). Mestrado em Educação Física pela Escola de Educação Física da
USP (1988). Doutorado em Psicologia pelo Instituo de Psicologia da USP (1993).
Livre Docente pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP (2002). Chefe do
Departamento de Educação Motora da FEF/UNICAMP. Coordenador do Grupo de
Pesquisa em Educação Física
Escolar.
A Educação Física escolar
brasileira tem passado por modificações significativas e conflitantes com a
evolução dos estudos apresentados sobre uma nova educação física escolar, onde
para Gallardo, nas instituições de ensino superior, não existe uma formação
profissional, mas sim uma capacitação técnica, ou seja o professor apenas
capacitados às vezes pode até compreender a necessidade de mudança no fazer pedagógico,
contudo, não consegue expressar na sua prática essa compreensão, falta-lhe o
aprofundamento reflexivo e crítico de sua atuação profissional.
Sabemos que existe uma
desconexão entre a formação e atuação do profissional, onde percebe-se muito
bem isso entre o conhecimento teórico/prático, onde a formação profissional tem
deixado a desejar. Porém, muitos profissionais se empenham em entender, com
bases científicas, motivando profundas reflexões e decorrendo daí uma série de
importantes estudos, ou seja, devemos analisar a educação física escolar e
propor práticas inovadoras e adequadas, pois isso é de suma importância para o
processo evolutivo.
A nova LDB, 9394/96, diz que
a educação infantil deixa de ser direito atrelado às mães trabalhadoras e passa
a ser direito da criança. E normatiza a educação básica como sendo formada pela
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Considerando a Educação
Infantil como sendo a primeira etapa, visando o desenvolvimento integral da
criança de 0 a
6 anos de idade, levando em conta os aspectos físicos, psicológicos,
intelectuais e sociais, onde deve-se integrar os elementos da cultura
patrimonial do grupo familiar com as áreas do conhecimento, dando oportunidade
à criança de se aprimorar e de produzir cultura. Assim sendo, Gallardo afirma:
“A
sua preocupação não está no domínio de futuras habilidades, e sim na obtenção
de uma base sólida e diversificada de experiências dentro das habilidades que o
educando domina. Seu objetivo é permitir ao educando uma série de experiências
em situações diversas, para que ele possa ter uma base que lhe permita
responder de forma adequada aos diferentes requerimentos da vida em comunidade
[...]” (PÉREZ, GALLARDO, 1995, p. 131).
Para Gallardo, nas últimas
duas décadas, houve um aumento significativo na tentativa de fundamentar
teoricamente a educação física, o que gerou avanços para a área. Talvez tenha
sido devido o intuito de romper com o paradigma da aptidão física e da
esportivização que sempre dirigiu a prática pedagógica na área e considerar a
educação física uma disciplina voltada para a compreensão da cultura corporal
como parte da cultura humana.
A partir dessa reflexão sobre a cultura
corporal do movimento, a educação física como disciplina escolar, começa a
repensar seu papel na formação do homem e sua contribuição na sociedade, onde
os valores devem ser vivenciados no recinto da escola. A preocupação não deverá
ser a de formar cidadãos úteis e responsáveis e sim pessoas que respeitem a si
próprias e aos outros. Neste sentido, entendemos a socialização como
apropriação e respeito pelas diferentes formas de organização social onde os
conteúdos e conhecimentos devem ser direcionados para os adolescentes e a
preocupação com o físico assume o primeiro plano. Logo, percebemos que a
proposta é apresentar a educação física como uma disciplina com o eixo próprio,
e, diferenciada para cada ciclo escolar, visando capacitar o aluno para o
convívio social.
Compilação:
Profa. Esp. Kelma Maria A. Lima
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