quarta-feira, 6 de setembro de 2017

TÓPICOS DE FILOSOFIA DA MENTE* (Parte 01)
1. Filosofia da Mente – Diz repeito à relação entre mente e cérebro
2. O pensador de Rodin – representação de cada um de nós que pensamos, que seres pensantes.
3. Quando nós estamos pesando, nós efetivamente não podemos externar para as outras pessoas aquilo que está na nossa mente.
·      Neuro imagem – busca perceber o que as pessoas estão pensando, mas não pode de maneira nenhuma, mostrar aquilo que está dentro da mente de cada um de nós.
·      Eletroencefalograma – pode detectar quando uma pessoa está sonhado, mas não se pode saber sobre o que a pessoa está sonhando.
·      Há uma relação entre mente e corpo ou entre mente e cérebro. Mas não se sabe de maneira nenhuma, ainda, como se dar essa relação.
4. Caminhos (teorias) que buscam explicar uma relação entre mente e corpo ou entre mente e cérebro:
1º) Monismo – tem um só enfoco uma só maneira de enxergar as coisas. O monismo acredita que a ciência resolverá o problema das relações entre mente e cérebro. É tudo uma questão de tempo, pois a neurociência avança cada vez mais e resolver essa questão. Para o monista tudo que existe são estados cerebrais. Há uma diferença entre Estados Cerebrais e Estados Subjetivos (mentais).
·      Estado Cerebral – É exatamente aquilo que cada pessoa externa quando está pensando, a maneira como a pessoa fala ou que a pessoa fala.
·      Estado Subjetivo (mental) – É exatamente aquilo que está dentro da mente de cada um de nós.
·      O monista acredita é que exatamente a mente e o cérebro são uma só coisa e que a ciência vai chegar a provar.
2º) Dualismo – apresenta dois caminhos, acredita na existência do cérebro e da mente e essas duas coisa são separadas, são duas entidades diferentes.
·      O dualismo enfrenta também problemas: Se as mentes não têm nenhuma propriedade material, então não tem peso, nem massa e nem localização espacial, como poderíamos supor que nossos pensamentos influenciam nossas ações? Se cada estado mentais são imateriais, como eles podem afetar nossos comportamentos? Como o cérebro (ou matéria) pode produzir o aspecto específico de um pensamento que o torna consciente? Que tipo de propriedade ou que tipo de circunstância leva a matéria (o cérebro) a produzir consciência?
5. A questão da separação entre matéria e pensamento torna-se particularmente problemática a partir da obra de Descartes, na medida em que ela envolve saber como seria possível a relação entre uma alma imaterial e um corpo físico.
·      Meditação da Filosofia Primeira – René Descarte estabelecer a distinção entre matéria e pensamento. A distinção é feita a partir do momento que ele diz que a matéria pode ser dividida, pode ser separada, ao passo que nosso pensamento não pode ser de forma nenhuma separado.
·      Como seria a relação entre uma alma imaterial e um corpo físico. Este é o problema que colocaram os filósofos nos séculos XVII e XVIII e daí por diante. Como interagir alma e corpo? A filosofia iniciou um enorme e interminável movimento pendular, entre dualismo e monismo, sempre buscando soluções para o problema cartesiano.
6. A grande marca deixada pelo cartesianismo foi a divisão do mundo em duas parte: de um lado, há uma imagem do mundo e da mente visto pelo lado subjetivo, interior, e, de outro, uma imagem do mundo e da mente visto pela ciência, algo objetivo e externo público). Essas seriam imagens irreconciliáveis.
·      Para resolver esse problema Descartes apresenta que aquilo que liga a mente (alma) do homem, parte imaterial do homem e o corpo físico seria a granula pineal (solução criticada naquele tempo e até hoje, não veio a se estabelecer). A influência de Descartes continua, ainda pesamos o que ele nos propôs, que há uma divisão entre matéria e coisas que não são materiais. Mas sabe-se que há uma inter-relação ente elas.
7. Relação entre matéria e coisas que não são materiais: Ex1.: Os problemas sentidos pela mente podem influenciar o corpo, Ex2.: O medo pode causar descarga na corrente sanguínea. Como se dar a relação entre o que sentimos e o que se dar no nosso corpo? Há sem dúvida uma relação entre mente e corpo.
8. Problema da consciência – O que torna cada um de nó consciente. Pensamos e sabemos que estamos pensando. Caminhamos e sabemos que estamos caminhando. Estudamos e sabemos que estamos estudando. A neuro imagem pode indicar áreas do cérebro ativada quando alguém sente calor.
9. Pontos importantes (fundamentos): Com René Descartes começa a filosofia da mente e o homem começa a pensar entre essas duas categorias (matéria e pensamento) e tentar resolver a relação entre elas; é preciso Estados subjetivos (aquilo que acontece na nossa mente) e Estados Cerebrais (aquilo que acontece na exterioridade e que é público), Essas categorias (matéria e pensamento) são intercambiáveis e se influenciam uma às outras e que mostra uma relação entre mente e cérebro.
*Compilação: Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário