segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O Carteiro e o Poeta: Uma Análise Filosófica
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
No filme: “o Carteiro e o Poeta”, é retratada a história de um carteiro de uma pequena cidade pacata da Itália (Mario) e de um poeta exilado (Pablo Neruda). A aproximação entre ambos começa ao entregar cartas na casa do poeta, e, com o passar do tempo, ambos acaba por construí uma grande amizade, que se inicia a partir da curiosidade e interesse de Mario (carteiro) pela poesia, que passa a conquistar e envolvê-lo cada vez mais, à medida que ele passa a conhecê-la, ocorrendo nesse processo, a construção de sentimentos que envolvem a interação entre: a experiência, a expressão e a compreensão (elementos da hermenêutica romântica de Dilthey), por meio das vivências relatadas e relações vividas por ambos.
No decorre do filme, os elementos da hermenêutica romântica de Dilthey: experiência, expressão e compreensão são percebidos relacionados intrinsecamente, pelas possibilidades que o poeta (Neruda), apresenta, referente sua história de viva e relações sociais, e em especial, pela magia poética expressada pelo mesmo e que desperta no carteiro uma infinidade de sentimentos, e provocação de sensações (advindo de experiências singulares vivida pelo poeta e que se identificam a vivências do carteiro) e dar sentido (expressão, que busca de forma objetiva, dar sentido à vivência), possibilitando, o descobrir do encantamento que as palavras possuem aliadas à emoção, a poesia (e que busca a compreensão da vida enquanto experiência vivida).
Essas características também são percebidas no transcorrer do filme, à medida que o carteiro solidifica sua amizade com o poeta (aproximando cada vez mais da poesia), fazendo como que se desenvolvam novas descobertas e experiências, bem como a amplia de visão de mundo: com um olhar holístico, com ideias de caráter emancipatório, de segurança de si mesmo e de libertação, levando-o a vê-se como ser participativo de forma mais ativa com relação às questões referentes à sociedade a qual estava inserido.
Nesse contexto, percebemos que os elementos da hermenêutica romântica de Dilthey: experiência, expressão e compreensão estão inseridos na vida humana, de forma a relacionarem-se entre si, nos remetendo a buscar de abrir novos horizontes e caminhos a serem percorridos, oferecendo-nos também a oportunidade de viajar por outros ares e viver novas experiências proporcionados pelas relações humanas e sociais, e que o crescimento pessoal, coletivo e social, ocorre a partir das vivencias que se tornam novas experiências de vida, propiciando a superação de limites das vivências individuais e particulares para alcançar a universalidade.
Referência
O Carteiro e o Poeta. Direção: Michael Radford. Interpretes: Massimo Troisi, Philippe Noiret, Maria Grazia Cucinotta, Renato Scarpa. Itália. 1 DVD (109 min), color.
SILVA, Edna Selma David; LOPES, Maria dos Milagres da Cruz; LOPES, Maria dos Santos Silva. Hermenêutica. Filosófica. São Luís: UemaNet, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário