Lev Semenovich Vygotsky (recortes de textos)
Profa. Esp. Patrícia Regina C. da Silva
Nasceu em Orsha, na Bielo-Rússia, em 1896, seu percurso acadêmico foi
marcado por diversos temas relacionados a artes, linguística, literatura,
antropologia, filosofia, ciências sociais, psicologia e medicina. Iniciou sua
carreira aos 21 anos em Gomel, após a Revolução Russa em 1917. Lecionou
literatura e psicologia.
Com seus principais discípulos Luria e Leontiev realizaram estudos sobre
os processos mentais superiores do homem e o papel da mediação no seu
desenvolvimento. Teve suas publicações censuradas na União Soviética, de 1936 a
1956. Faleceu de tuberculose, aos 38 anos.
A perspectiva vygotskyana é conhecida como abordagem histórico-cultural,
por estudar as raízes sócio-históricas do psiquismo para compreender como se
desenvolve nos indivíduos as características tipicamente humanas que nos
diferenciam dos animais.
Influenciado pelo Materialismo Histórico-Dialético de Marx, concebe que
o organismo ativo interage com um ambiente histórico e essencialmente social. Segundo Oliveira (1993),
o pensamento de Vygotsky fundamenta-se em três pilares básicos:
·
As funções psicológicas têm um suporte biológico,
pois, são produtos da atividade cerebral.
·
O funcionamento psicológico
fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, os
quais se desenvolvem num processo histórico.
·
A relação homem/mundo é uma relação
mediada por sistemas simbólicos.
Em síntese, sobre as ideias de Vygotsky direcionam para
reflexões voltadas para as funções psicológicas são de origem sociocultural e
emergem de processos psicológicos elementares, e os processos superiores são
produzidos por uma linha de desenvolvimento cultural, a partir das internalizações
de práticas históricas e sociais, sob a base das operações dos signos.
REFERÊNCIAS
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia.
14 ed. Saraiva: São Paulo, 2008.
MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento – as bases
biológicas da compreensão humana. São Paulo: Pala Athenas, 2001.
TERNEIRO, Maria Odete Vieira. Psicologia da educação. Ponta Grossa:
UEPG, 2009.
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