quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Lev Semenovich Vygotsky (recortes de textos)
Profa. Esp. Patrícia Regina C. da Silva
Nasceu em Orsha, na Bielo-Rússia, em 1896, seu percurso acadêmico foi marcado por diversos temas relacionados a artes, linguística, literatura, antropologia, filosofia, ciências sociais, psicologia e medicina. Iniciou sua carreira aos 21 anos em Gomel, após a Revolução Russa em 1917. Lecionou literatura e psicologia.
Com seus principais discípulos Luria e Leontiev realizaram estudos sobre os processos mentais superiores do homem e o papel da mediação no seu desenvolvimento. Teve suas publicações censuradas na União Soviética, de 1936 a 1956. Faleceu de tuberculose, aos 38 anos.
A perspectiva vygotskyana é conhecida como abordagem histórico-cultural, por estudar as raízes sócio-históricas do psiquismo para compreender como se desenvolve nos indivíduos as características tipicamente humanas que nos diferenciam dos animais.
Influenciado pelo Materialismo Histórico-Dialético de Marx, concebe que o organismo ativo interage com um ambiente histórico e essencialmente social. Segundo Oliveira (1993), o pensamento de Vygotsky fundamenta-se em três pilares básicos:
·        As funções psicológicas têm um suporte biológico, pois, são produtos da atividade cerebral.
·        O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, os quais se desenvolvem num processo histórico.
·        A relação homem/mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos.
Em síntese, sobre as ideias de Vygotsky direcionam para reflexões voltadas para as funções psicológicas são de origem sociocultural e emergem de processos psicológicos elementares, e os processos superiores são produzidos por uma linha de desenvolvimento cultural, a partir das internalizações de práticas históricas e sociais, sob a base das operações dos signos.
REFERÊNCIAS
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia. 14 ed. Saraiva: São Paulo, 2008.
MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento – as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Pala Athenas, 2001.
TERNEIRO, Maria Odete Vieira. Psicologia da educação. Ponta Grossa: UEPG, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário