Psicologia da Educação no Brasil (recortes de textos)
Profa. Esp. Patrícia Regina C. da Silva
A psicologia na fase de sua implantação
teve caráter essencialmente individualista e veio integrar os currículos das
Escolas Normais, tornando-se a base “científica” do novo modelo de ensino
primário. Nesta fase inicial foi essencialmente funcionalista, com a influência
Européia. O experimentalismo europeu com pesquisa desenvolvida no Instituto
Jean Jacques Rousseau, de Genebra, marca também a linha de trabalho que se
desenvolveu no Brasil. Na Europa, a Psicometria se desenvolveu a partir dos
laboratórios de Psicologia Experimental.
O modelo das ciências naturais, foram
inspirados no uso do controle na ciência do comportamento humano. Buscava-se um
padrão de normalidade que na Europa, impulsionou o movimento de testes. Modelo
que foi importado pelo Brasil, onde os testes foram amplamente usados na década
de 30 e 40. Eram aplicados na escola por exemplo, como, divisão normal-anormal;
prognósticos ousados sobre o sucesso escolar.
As diferenças individuais eram
explicadas através de testes de aptidão, camuflando as desigualdades sociais ao
apresentá-las como dificuldades psicológicas. Em oposição ao método de testes
os professores receberam a influência de Jean Piaget e trabalhava com os
“erros” das crianças, por considerá-los como uma estrutura mental própria
daquele período de desenvolvimento. Porém devido a complexidade da teoria
somente professores bem preparados a compreendia e poderiam usá-la.
Do período de 1925 até a década de 50,
houve o movimento de implantação da Escola Nova. O escolanovismo não procurou
refletir o processo de aprendizagem no contexto da estrutura das relações
sociais. No período da ditadura (1930 - 1945), aliado ao trabalhismo de
Getúlio, este movimento educacional consequentemente, houve a desmobilização
das forças populares, transformando a educação em instrumento de consolidação e
legitimação dos ideais da classe dominante.
Governo Provisório sob a presidência de
Getúlio Vargas: Criados os Ministérios da Educação e Saúde Pública o mineiro
Francisco Campos, missão europeia, que implantou os princípios da Escola Nova.
1931, foi realizada a IV Conferência Nacional de Educação, elaboração de um
documento que expressasse os princípios do movimento renovador denominado
“Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”.
REFERÊNCIAS
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia.
14 ed. Saraiva: São Paulo, 2008.
MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento – as bases
biológicas da compreensão humana. São Paulo: Pala Athenas, 2001.
TERNEIRO, Maria Odete Vieira. Psicologia da educação. Ponta Grossa:
UEPG, 2009.
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