quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Psicologia da Educação no Brasil (recortes de textos)
Profa. Esp. Patrícia Regina C. da Silva
A psicologia na fase de sua implantação teve caráter essencialmente individualista e veio integrar os currículos das Escolas Normais, tornando-se a base “científica” do novo modelo de ensino primário. Nesta fase inicial foi essencialmente funcionalista, com a influência Européia. O experimentalismo europeu com pesquisa desenvolvida no Instituto Jean Jacques Rousseau, de Genebra, marca também a linha de trabalho que se desenvolveu no Brasil. Na Europa, a Psicometria se desenvolveu a partir dos laboratórios de Psicologia Experimental.
 O modelo das ciências naturais, foram inspirados no uso do controle na ciência do comportamento humano. Buscava-se um padrão de normalidade que na Europa, impulsionou o movimento de testes. Modelo que foi importado pelo Brasil, onde os testes foram amplamente usados na década de 30 e 40. Eram aplicados na escola por exemplo, como, divisão normal-anormal; prognósticos ousados sobre o sucesso escolar.
As diferenças individuais eram explicadas através de testes de aptidão, camuflando as desigualdades sociais ao apresentá-las como dificuldades psicológicas. Em oposição ao método de testes os professores receberam a influência de Jean Piaget e trabalhava com os “erros” das crianças, por considerá-los como uma estrutura mental própria daquele período de desenvolvimento. Porém devido a complexidade da teoria somente professores bem preparados a compreendia e poderiam usá-la.
Do período de 1925 até a década de 50, houve o movimento de implantação da Escola Nova. O escolanovismo não procurou refletir o processo de aprendizagem no contexto da estrutura das relações sociais. No período da ditadura (1930 - 1945), aliado ao trabalhismo de Getúlio, este movimento educacional consequentemente, houve a desmobilização das forças populares, transformando a educação em instrumento de consolidação e legitimação dos ideais da classe dominante.
Governo Provisório sob a presidência de Getúlio Vargas: Criados os Ministérios da Educação e Saúde Pública o mineiro Francisco Campos, missão europeia, que implantou os princípios da Escola Nova. 1931, foi realizada a IV Conferência Nacional de Educação, elaboração de um documento que expressasse os princípios do movimento renovador denominado “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”.
REFERÊNCIAS
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia. 14 ed. Saraiva: São Paulo, 2008.
MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento – as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Pala Athenas, 2001.
TERNEIRO, Maria Odete Vieira. Psicologia da educação. Ponta Grossa: UEPG, 2009.

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